INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

30/07/2011

Romaria a pé ao Juazeiro-Ce

27/07/2011

Festa de Sant´Ana, alguns flesh´s





Ontem, nós família de Sant´Ana, festejamos nossa excelsa mãe. Nas diversas comunidades, se festejaram das diversas formas: Orações comunitárias, Missas, refeições comunitárias festivas, renovação de votos, votos perpétuo, bodas de prata e ouro... Para as irmãs, segundo as constituições do Instituto, se faz comunitariamente a renovação do votos de pobreza, castidade e obediência. Aqui em Natal, aconteceu os votos perpétuo da Ir. Sema, nós da comunidade Sant´Ana e Guarapes, participamos desse momento com as irmãs.

Missão na festa da colheita em Saboeiro-CE

Por Ir. Tállison FSA
De Fortaleza-CE

Tema: "Juventude e Familia em Missão

Por uma Nova Evangelização."











De dezessete ao dia vinte e quatro de julho do ano em curso, os formandos e Irmãos Filhos de Sant'Ana participaram da missão e da 10º festa da colheita realizada pela paróquia Nossa Senhora da Purificação em Saboeiro, cidade do estado do Ceará.

Aspirantes, Postulantes e os Irmãos Professos: Ir. José Ailton e Ir. Tállison Ferreira, juntamente com outros missionarios vindo de diversos lugares se encontraram nesta cidade, Saboeiro, para levar a boa nova de Jesus Cristo as diversas realidades e situações ali presentes, em cada rosto sofrido, nessecitado, mas, ao mesmo tempo rostos felizes e esperançosos.

Os desafios foram tantos, porém, alegria de tornar Jesus conhecido e amado foi bem maior, porque tornando Jesus conhecido e amado faziamos com que as crianças, jovens e anciãos se revigorassem na fé e na esperança de dias melhores, através, das visitas, celebrações, caminhadas, encontros com os jovens, com as crianças e com as familias. O nosso papel, enquanto missionarios e cristãos e Filhos de Sant'Ana, foi de: levantar os caídos, dar ânimo aos desanimados de fortalecer a fé e a esperança do povo Saboerrensse.

Portanto, o nosso agradecimento a Deus, pelo momento vivido; ao povo que com simplicidade nos acolheram muito bem, ao paróco, padre Gleibson que não mediu esforços para o bom êxito da missão e de todas as pessoas que rezaram intercedendo por nós os missiorarios.

25/07/2011

Iniciamos a Solenidade de Sant´Ana e São Joaquim










Acabamos de iniciar os festejos em honra aos Genitores de Maria Imaculada, Ana e Joaquim. Um louvor foi entoado na Capela da Comunidade Paulina Cavalcanti em Fortaleza-CE. Com piedade e amor à Patrona do Instituto, nós rendemos a Deus os devidos louvores e elevamos súplicas por toda Igreja e pelas Filhas e Filhos de Sant´Ana presentes no mundo inteiro.
Salve ó Ana e Joaquim, que trouxeram ao mundo aquela que trouxe o Salvador, o nosso Deus!

9° Dia da novena


Comentário: Salve, ó santos genitores de Maria Imaculada.

Ó, maravilhoso portento!
Alegra-te Joaquim, pois és pai da Mãe de Deus!
Alegra-te Ana, pois geraste a Imaculada! Ó, Amor de Deus que ama o mundo, ó fruto da estéril, por vontade do Criador. Bendita és!
Ilustre casal, louvamos, bendizemos, glorificamos o
nosso Deus, o seu Deus, o autor de toda esta grandeza que um mês é pouco para meditar.
Salve Glorioso Joaquim, Salve gloriosa Ana!
Oração:
Ó Pai, nós adoramos profundamente a tua vontade realizada em Cristo pela salvação do mundo. Da morte de cruz de teu Filho Dileto, nasceu a Igreja, sua mística Esposa, da qual, Maria Imaculda, Virgem e Mãe, é a prefeita Imagem. Que o teu Espírito forme em nós um coração dócil e generoso, para ser uma autêntica expressão da Santa Igreja, que tem Maria como Mãe. Por que teu é o Reino, o poder e a Glória nos séculos. Amém.

24/07/2011

8° dia da novena

Por Ir. Jarbson Batista FSA
De Natal- RN

Comentário: Ana Mãe da Mãe de Deus

Nos diz o livro do Eclesiástico: “quem não se conhece melhor o homem do que pelos filhos que deixa?” o livro dos Provérbios afirma que: “o mérito do filho faz a glória do pai.” É impossível maior grandeza do que a de Maria Santíssima. Portanto o louvor da Mãe de Deus encerra de certo modo o louvor e a glória de Ana. “ todas as gerações me hão de chamar bem-aventurada.” Disse Nossa Senhora no êstase do Magníficat. Louvamos a Maria porque é Mãe de Deus, louvamos a Sant’Ana porque é a mãe da Mãe de Deus!

Oração:
Pai Santo, queremos louvar-te com os mesmos sentimentos de Maria no seu canto de louvor. Agradecemos-te pelas tuas maravilhas que, ainda hoje operas em nossa vida. A Ti sobe o louvor de cada criatura da terra. o Teu nome seja bendito por cada língua, povo e nação. Por que teu é o Reino, o Poder e a Glória nos séculos. Amém

23/07/2011

7° Dia da novena

Por Ir. Jarbson Batista FSA
De Natal - RN

Comentário: Acreditar com olhos de quem vê adiante

Estes trechos do Evangelho apócrifo de Tiago que nos ajudaram a meditar até hoje, colocam-nos diante de algumas interrogações; mas a nossa consciência de Cristãos nos faz afirmar que os dados precisos não têm tanta importância diante da grande certeza: Deus enviou o seu Filho Unigênito, e quis precisar de uma mulher, esta escolhida, eleita, concebida imaculada do seio de Ana através da concepção normalmente humana. A salvação do Homem surge de um povo que soube esperar, esteve tão próximo a Deus que mereceu tal escolha. O pequeno resto de Israel, foi e sempre será exemplo para nós que caminhamos, assim como eles, para o grande dia da realização da promessa. Não mais a primeira vinda de Cristo, mas o encontro definitivo com Ele. Esse dado é o que nos basta, e é ele que nos faz dizer: “Bem-aventurados Ana e Joaquim que foram dignos de colaborarem de perto para vinda do Salvador.”
oração:
Senhor, que o nosso coração e a nossa vida te exalte sempre, por todos os dons que deste ao teu povo e pelas grandes coisas que fizeste em seu favor. Que o nosso louvor e a nossa gratidão transformem-se em gestos de amor para com todos e que o mundo te reconheça como verdadeiro Deus e Salvador. Porque Teu é o Reino, o poder e a Glória nos séculos. AMÉM

Romeiros de Lagoa Salgada foram recebidos com festa em São José do Seridó








O grupo que segue a pé da cidade de Lagoa Salgada até o Juazeiro do Padre Cícero chegou a cidade por volta das 5 e meia da tarde e foi recebido pelo casal Erivaldo Costa e Elita e demais pessoas da comunidade.
Na entrada da cidade dezenas de pessoas esperavam a chegada dos Romeiros que seguiram em direção a Igreja Matriz de São José.Na calçada da Igreja muitos São Joseense receberam os peregrinos aos sons do repicar dos sinos e fogos de artifício e muito aplauso da comunidade.
Os peregrinos adentraram a igreja de São José onde muita gente já os aguardava onde foi celebrada uma missa presidida pelo Padre Magno que acompanhava os.

A primeira Dama Ilca Dantas os recepcionou e os convidou a participar de um jantar na sede do CRAS com musica ao vivo com mestre Jó , voz e Violão.

Na missa o Padre aproveitou para falar da alegria de chegar a cidade e ser recebido com tanta euforia e alegria juntamente com todos os romeiros.

Ele ressaltou que o momento era de agradecer aos São Joseenses que os receberam como irmãos.

As dependências de Igreja de São José ficaram lotadas e a primeira Dama Ilca Bezerra e o secretário Francisco Junior representaram o Prefeito Jackson Dantas que está viajando.

Foi servido um jantar na sede do CRAS com comidas típicas do município e os romeiros aproveitaram para agradecer a receptividade e elogiaram a presença da primeira Dama Ilca Dantas,como o senhor Manoelzinho que disse não caber dentro de si a felicidade de serem tratados com tanto carinho pelos São Joseenses e agradeceu a forma carinhosa com que a primeira Dama do município e os demais os receberam.

Este é o terceiro ano que o grupo recebe apoio do governo municipal de São José do Seridó faz essa acolhida ao grupo.

Dos mais jovens aos mais velhos era notada a alegria de está mais uma vez na cidade.

“Nós não somos santos,mas, através de nosso suor e sangue buscamos a Deus e essa cidade maravilhosa nos emociona pelo carinho que sempre recebe á todos nós”disse na celebração o Padre Magno.

Os peregrinos pernoitam em São José e seguem viajem pela manhã.

Foi um momento de fé e de reencontro para os católicos de São José do Seridó com muito carinho alegraram e emocionaram aos viajantes que iniciaram a caminhada no ultimo dia 31 de junho e seguem em direção a terra do Padre Milagreiro dos Sertanejos.

Um momento que ficará marcado na história de fé e devoção do povo Bonitense e dos Lagoa Salgadenses numa mistura de emoção,carinho,receptividade, amizade e fé.

Link
Mais fotos clicar aqui

Fonte:http://carlosofera.blogspot.com

22/07/2011

6° dia da novena

Por Ir. Jarbson Batista FSA
De Natal - RN

Comentário: O Fruto que Ana gerou

Ana gerou a esposa das esposas. Não há em todo o mundo uma esposa que não busque se assemelhar a Ela, Maria, alma toda amante do seu Senhor, toda serva. Ana não tomou posse do seu fruto, mas impulsionada pelo seu amor oferta-o ao seu Bem, ela acha pouco só sentir, vai além, ela faz a oferta das ofertas, prova aceitável aos olhos de Deus. Ana plenifica a união divino-humano, através de sua fidelidade, pois nas fragilidades humanas, somente a graça de Deus poderia ser a explicação para tal doação. É através deste sinal que, contemplamos o amor de Deus que contempla o mundo. No olhar materno de Ana à Maria contemplamos o seu olhar amante para o único esposo de sua alma. Ana, alma esposa, refletida na união carnal com Joaquim, pedida por Deus.

Oração:

Ó Senhor nosso Deus, que escolheste Maria, como Mãe do teu Filho, permitindo que, pelo anúncio do anjo o TEU VERBO assumisse a natureza humana no seio virginal, concede ao teu povo, que a honra como verdadeira Mãe de Deus, gozar de sua intecessão junto a Ti. Porque teu é o Reino, o Poder e a Glória nos séculos. Amém.

21/07/2011

Começa a construção da Capela de Santa Rita de Cássia

Por Ir. Jarbas Batista FSA
De São José de Mipibu- RN



A comunidade do Zuador começou nesta semana a construção de sua Capela que será dedicada a Santa Rita de Cássia. Depois da conclusão dos Projetos e legalização dos Documentos, os mutirões já dão velocidade a concretização do sonho dos fiéis que a muitos anos esperam por esta construção.

Rezemos para que o Bom Deus, pela Intercessão de Santa Rita, nos ajude a concretizar este espaço que não só favorecerá momentos de oração e convivência, mas será um marco da Fé do povo de Deus que ali reside.

5° Dia da novena

Por Ir. Jarbson FSA
De Natal-RN

Comentário: O Amor esponsal em Ana

Ana vivia intensamente um amor esponsal por que acreditava na promessa do Senhor. Ana aguardou a manifestação de Deus, em sua vida, e mesmo em meio à dor ela quis deixar-se guiar pelo amor, amor esse que só prova aqueles que estão abrasados pelo fogo que consome a alma amante. A recompensa que ela teve, foi trazer em seu ventre a Mãe de Deus e tornou-se bendita pela graça singular que trazia em si mesma. Ana tornou-se mais do que esposa, a sua união em todos os sentidos com o seu esposo Joaquim, seja na carne, seja nas dificuldades, seja na esperança em Deus; a fez mais unida a Deus, mais esposa de Deus. Em Joaquim ela se fez um, e em Deus ela encarnou o amor próprio de quem ama.

Oração:
Ó Senhor, que no seio da Virgem maria preparaste para Ti uma digna habitação, ajuda-nos, a fim de que, sob seu exemplo, saibamos maturar atitudes de fé profunda para acolher a tua palavra de vida eterna e doara ao mundo frutos de salvação, de alegria, de paz e de justiça. Porque Teu é o Reino, o Poder e a Glória nos séculos. Amém.

20/07/2011

Convite: Ordenação Diaconal de dois Irmãos FSA

Ordenação Diaconal

“Cada Vocação
sacerdotal vem do Coração de Deus, mas passa
através do
coração de uma mãe.” (S.Pio X)



Convite



A Arquidiocese de Natal, o Seminário de São Pedro, a Associação Pública
de Fiéis Filhos de Sant´Ana, nossas famílias e nós:



Ir. Antônio Almeida, FSA

Ir. José Charles da Silva, FSA

Marcelo de Araújo Cunha

Marcos Roberto do Nascimento

Shirleno Sharlisson de Oliveira



Temos a alegra satisfação de convidar-vos à solene Concelebração Eucarística
durante a qual seremos ordenados diáconos, por imposição das mãos e oração
consecratória de Sua Excelência Reverendíssima Dom Matias Patrício de Macêdo,
Arcebispo Metropolitano de Natal



Local: Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN

Data: 08 de agosto de 2011, à 17h


4° Dia da novena

Por Ir. Jarbson Batista FSA
De Natal/RN

Comentário: Virtude da Esperança

Já é bem clara esta virtude na vida de Ana, para quem leu os artigos passados, mas façamos uma reflexão em cima da esperança de Deus e a de Ana. Deus espera do homem uma resposta ousada, uma decisão, as vezes louca por Ele, um esforço diário pela construção de seu Reino, e uma adesão a um caminho que nos levará a Vida eterna. Ana exercitou a esperança humana, esta que Deus quer. Ana cumpriu o desejo de Deus. Ela esperou porque confiou; e nós, estamos buscando realizar este desejo de Deus para que a esperança se torne concreta nas minhas atitudes no dia a dia? O que falta para que a esperança me torne uma pessoa mais virtuosa?

Oração:

Ó Maria, mãe dos pobres, dos humildes e dos simples, mãe dos aflitos e dos pequenos que confiam em Deus, , ajuda-nos a reconhecer a nossa pobreza diante do Senhor, a declarar-nos como teus servos fiéis, abandonando-nos em suas mãos com total disponibilidade ao seu desígnio salvífico. Porque Teu é o Reino, o Poder e a Glória nos séculos. Amém.

19/07/2011

3° Dia da novena

Por Ir. Jarbson Batista FSA
De Natal/RN

Comentário: A oração de gratidão de Ana

“E sua mãe a conduziu ao sacrário do seu quarto e amamentou a menina. Ana em seguida elevou um cântico ao Senhor Deus dizendo: um hino santo cantarei ao Senhor Deus, porque Ele me visitou e tirou de mim a reprovação dos meus inimigos; o Senhor Deus me deu um fruto da sua justiça, único e copioso diante dele. Quem anunciará aos filhos de Rubem que Ana amamenta? Escutai, ó vós, Doze tribos de Israel! Ana amamenta! E a colocou a repousar no sacrário do quarto, em seguida saiu e pôs-se a servir.” ( Evangelho apócrifo de Tiago cap. 6)

Reconhecer o agir de Deus na história pessoal foi sempre uma atitude dos santos. Ana vai além; não só reconhece a ação de Deus, mas quer anunciá-la para que os povos também partilhem desta alegria, e este seu reconhecimento gera uma atitude real chamado serviço. E nós, até que ponto conseguimos reconhecer a ação de Deus em nossas vidas? E este reconhecimento está gerando uma atitude de serviço e gratidão?
Oração:
Ó Senhor, no teu infinito amor pelos homens, nos asssociastes à tua redentora; ensina-nos a despojar-nos de nós mesmos, para que compreendamos que só a disponibilidade e abertura à Tua Vontade nos darão coragem necessrária para assumir como família e como Igreja, os sofrimentos do mundo e ser força redentora pelo testemunho de vida. Porque Teu é o Reino, o Poder e a Glória nos séculos. AMÉM

2° Dia da novena

Por Ir. Jarbson Batista FSA
De Natal/RN

Comentário: Ana e a virtude da Caridade

Simplesmente a caridade de Ana foi trazer ao mundo a Mãe do Salvador. Ela definitivamente colaborou para a nossa salvação. Não preciso de muitas palavras para explicar isso, apenas deixo a pergunta para rezarmos nestas vésperas da grande Solenidade; como estou colaborando para que a salvação torne-se real na vida de cada filho de Deus?

Quero ser um colaborador da salvação, ao teu exemplo Ana me impulsiona a trabalhar, ir além, sair dos muros da minha vida, ultrapassar as barreiras dos preconceitos cristãos e definitivamente ser luz e sal no mundo. Amém!

Oração:

Nós te louvamos, Pai Santo, que fizeste para Ti o nosso coração, "e o nosso coração está inquieto até quando não repouse em Ti" sereno, seguro, "tranquilo como uma criança nos braços de sua mãe!" Pai, forme em nós um coração que, como aquele de Madre Rosa, possa dizer que repousa sempre abandonado à tua vontade. Forma em nós um coração aberto, principalmente aos nossos irmãos, e que saiba acolher e doar-se em total disponibilidade. Porque teu é o Reino, o Poder e a Glória nos séculos. AMÉM.

17/07/2011

Encerramento da XI experiência comunitária


















A XI EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA encerrou hoje com um clima de saudades e um gostinho de "quero mais". O dia iniciou com um saboroso café da manhã e alguns agradecimentos por parte dos vocacionados. Logo após, foi feita a avaliação com os vocacionados, dos pontos positivos e negativos e daquilo que os ajudaram a crescer no discernimento da vocação. Este momento foi selado com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Fábio. Por fim, na partilha do pão, deu-se por encerrada mais uma jornada, a XI experiência comunitária FSA, com um saboroso almoço. A nossa prece à Deus, para que leve cada joven à um discernimento vocacional sério e decisivo.