INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

31/12/2010

Em 2011 agente se vê por aqui!


Em 2010 caminhamos juntos,

Sorrimos juntos,

Choramos juntos,

Partilhamos,

Conversamos,

viajamos o mundo,

Encontramos novas amizades,

Batemos recordes,

Enfim...

o INformefsa andou lado a lado com você neste ano que se passou.

Agora nos resta um novo ano...

Novos dias,

Novos meses,

Novas publicações,

Queremos escrever o 2011 junto com você,

Partilhar com você, tudo o que somos, O MUNDO QUE SOMOS,

Que em 2011 sejamos atualizados, felizes e audaciosos...

Que na nossa página você encontre: Esperança, diversão, entretenimento, informação, formação...

2011 AGENTE SE VÊ POR AQUI!

OBRIGADO!

Retrospectiva 2010

Escolhemos de cada mês, duas postagens que mais marcaram a nossa vida como Irmãos Filhos de Sant'Ana, neste ano de 2010. Para abrir a postagem e rever o texto, dê um click no título de cada uma.

JANEIRO

1 - II Assembleia Internacional















2 - Padre Valdo é eleito Responsável Maior da Associação



















FEVEREIRO

3 - Posse do Pe. Magno como superior e formador da comunidade do Noviciado





















4 - Ingresso dos Aspirantes















MARÇO

5 - Encontro Interprovincial sobre a juventude



















6 - Despedida do Pe. Valdo do Brasil




















ABRIL

7 - Encontro dos Junioristas



















8 - Missão de Samana Santa no Pará



















MAIO

9 - 17 Anos da Associação





















10 - Crismação



















JUNHO

11 -Eleição do Regional do Brasil

















12 - Festa da Pad
roeira do Zoador - São José de Mipibu



















JULHO

13 - Festa de Sant'Ana



















14 - X Experiência Comunitária



















AGOSTO

15 - Entrada no Noviciado



















16 - Votos perpétuos dos Irmãos Josimar e Ernesto em Roma















SETEMBRO

17 - Entrada no Pré-Noviciado



















18 - Encerramento da visita da Madre ao Brasil



















OUTUBRO

19 - Ordenação Sacerdotal dos Irmãos Eliano e Fábio




















20 - Dia das Crianças no Projeto Madre Rosa




















NOVEMBRO

21 - Feijoada no Projeto Madre Rosa



















22 - Logomarca da Delegação São José


















DEZEMBRO

23 - Crisma em São José de Mipibu



















24 - Primeiros Votos do Ir. Tállison




















Queremos agradecer a Deus por este ano tão fecundo, tão cheio de experiências, que nos ajudaram a viver a nossa vocação de Filho de Sant'Ana. Com certeza Deus nos foi providente e manifestou o seu amor paterno e misericordioso para todos nós em cada acontecimento deste ano. Por isso, ao Senhor da vida a nossa ação de graças pelo ano de 2010.

Pe. Magno Jales

30/12/2010

Encerramento do curso "Para Sempre"





No dia 29 de dezembro, na comunidade do Noviciado, em São José de Mipibu, encerrou-se o curso "Para Sempre", em preparação aos votos perpétuos dos irmãos Anderson e Ronaldo.
Pe. Magno Jales

27/12/2010

Para Sempre


Terminado o tempo do Juniorato, é emitida a profissão perpétua, pela qual o religioso Filho de Sant’Ana se entrega para sempre ao serviço de Deus e da Igreja. Pela profissão perpétua, o Irmão torna-se sinal da união indissolúvel de Cristo com a Igreja, sua Esposa (PC 17).

Pensando na sublimidade deste compromisso, a Delegação dos Filhos de Sant’Ana, aqui no Brasil, na pessoa do seu formador responsável pelos Junioristas, o Pe. Magno Jales, e em comunhão com o Responsável Regional e o Responsável Maior, Pe. Fábio José e Pe. Valdo Feitosa respectivamente, deseja, com alegre satisfação, oferecer aos irmãos Anderson e Ronaldo, que externalizaram seu pedido oficial para professarem perpetuamente as promessas de Castidade, Pobreza e Obediência, um tempo de formação intensiva, que os prepare de maneira mais imediata para este tão importante momento na vida destes irmãos.

“Para Sempre” é o nome deste tempo de formação, porque eterno é o amor de Deus por nós, por isso queremos que seja eterno o nosso desejo de pertencer a ele e de servir a sua igreja.

A formação começará no dia 18 de dezembro e terminará no dia 30 do mesmo mês.

Constará de momentos de formação, oração, convivência fraterna, celebração e missão.

Será um momento, sobretudo, de aprofundar o nosso carisma e o nosso ser consagrado, redescobrindo o real significado de pertencer a Deus, como Filho de Sant’Ana, na profissão dos conselhos evangélicos, caminhando para a santidade, identifica-se com Jesus Cristo no mistério de sua pobreza.

Aos irmãos da Delegração, peço que estejam unidos em oração a nós que iremos vivenciar este tempo de formação e aos irmãos Anderson e Ronaldo, a disposição, abertura e disponibilidade para viver este momento que será único nas suas vidas.

Pe. Magno Jales

22/12/2010

“Recebereis a força do alto e sereis minhas testemunhas”




Foi imbuídos deste anseio que 11 jovens da Comunidade Quebra Fuzil em São José de Mipibu – RN, receberam o sacramento do Crisma. Depois de dois anos de caminhada catequética, esses jovens confirmaram diante da comunidade paroquial o compromisso batismal, que outrora seus pais e padrinhos tinham confirmado diante da Igreja. Em uma celebração presidida pelo Pe. Matias, este nomeado pelo Bispo Dom Matias Patrício de Macedo para substituí-lo na administração do sacramento, na Matriz de Sant’Ana e São Joaquim, a alegria contagiou a Celebração que selou no coração deles o desejo de servir a Deus em um compromisso que será acompanhado pela viva presença do Espírito Santo, através de seus sete dons. Após a celebração fomos à pizzaria confraternizarmos pelo momento, como gratidão a Deus pelas graças concedidas neste período.
Ir. Jarbas Batista

20/12/2010

O Natal está próximo!

O tempo do Advento é um tempo de expectativa, e o cristão é chamado a vivê-lo em plenitude para atualizar a acolhida do Mistério da Encarnação na história de hoje e, assim, receber dignamente o Senhor.Temos oportunidade de participar da Eucaristia com os temas que nos fazem aprofundar este momento litúrgico, acompanhamos pela Liturgia das Horas e agora, a partir do dia 17 de dezembro, na semana de preparação próxima do Natal com textos que caracterizam a nossa cultura e abertura para a celebração cristã do Natal como as famosas “antífonas em Ó”. Presépios, músicas, enfeites também caracterizam este tempo, que convida a humanidade a agradecer a Deus pelo seu Amor para conosco. Popularmente em nosso país, a novena de Natal é a oportunidade de preparação já inserida em nossa tradição católica.

Somos chamados a exercitar a vigilância na fé e na oração. Participar da Celebração Eucarística neste tempo significa acolher e reconhecer o Senhor Jesus, que continuamente vem ficar no meio de nós e segui-Lo no caminho que leva ao Pai, a fim de que, com sua vinda gloriosa no fim dos tempos, nos introduza todos juntos ao Reino, para fazer-nos tomar parte na vida eterna, com os Bem Aventurados, Santos e Santas do céu.


A celebração penitencial é colocada como uma oportunidade concreta de conversão para que possamos preparar as nossas mentes e corações para abrigar profundamente o Senhor que veio, virá e vem. Tivemos também a coleta nacional para a evangelização que nos convocou a assumir nossa responsabilidade e compromisso batismais.


Portanto, são inúmeras as maneiras em que a Igreja incentiva seus filhos a se prepararem bem para a Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. A novena de Natal, geralmente realizada nas semanas que o antecedem, nos proporciona uma expectante espera de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nesses nove dias a Igreja nos convida a nos centrarmos mais no Senhor, fixando nele e somente nele nossos olhares, e, com Maria Santíssima e são José, aprendermos do Cristo como se vive segundo a vontade do Pai que está nos céus.


Que sonho nos é despertado mais uma vez: uma humanidade reconciliada, um mundo de paz, uma criação em harmonia! Eis o sonho do povo com a vinda do Messias, e eis o dom que ele traz! São Paulo diz na Carta aos Romanos que Cristo realiza este sonho prometido. A primeira reconciliação que Ele trouxe foi unir num só povo, numa só humanidade, o que antes era dividido.


Não nos esqueçamos de que o Natal é um tempo de escuta e de aproximação do Filho de Deus. Uma proposta de vida nova. Um novo estilo radical de vida. Que sejamos colaboradores e motivadores da cultura da paz, onde Cristo exerce sua força e traduz o seu amor misericordioso. Aproveitemos desses elementos de preparação para o Natal e, a exemplo de Maria, digamos: “Eis aqui a serva do Senhor”.


Que as atitudes de preparação nos levem a uma escuta aprofundada e comprometida da Palavra do Senhor e seja a oportunidade de crescermos em nosso caminho de seguimento a Cristo e a Trindade. Sejamos vigilantes e não cedamos às tentações do mundo que tendem a nos afastar do Deus vivo; corramos ao encontro do Filho de Deus para alcançarmos a salvação; acreditemos e trabalhemos por dias melhores, empenhando nossas energias para responder ao dom da graça e, assim, testemunhar os novos céus e nova terra.


Que ao despertarmos neste Natal, após um frutuoso período de preparação e conversão interior, possamos nos tornar luzes em meio a um tempo de trevas, esperança em meio a um tempo de desilusões, e mostrar ao mundo que o Menino da manjedoura – o Emanuel, Deus conosco – está presente em nossos lares esperando que lhe abramos a manjedoura de nosso coração e sejamos protagonistas deste novo tempo: tempo das luzes, da presença e da plena realização do ser humano.


D. Orani João Tempesta

Crismandos encerram caminhada com retiro!









Após dois anos de caminhada no processo da catequese de Crisma, 9 jovens da Comunidade Quebra Fuzil em São José de Mipibu encerraram a caminhada formativa. Nos últimos dias 18 e 19 na Praia de Tabatinga - RN, eles, juntos os componentes do grupo de Jovens NICP, do qual também fazem parte, rezaram, se confraternizaram e festejaram as conquistas obtidas neste processo. O retiro foi assessorado pelo Ir. Jarbson Batista e teve como tema: "Recebereis a força do alto e sereis minhas testemunhas". Foi também neste clima que ocorreu a Primeira Eucaristia de duas Jovens que receberam sacramento da Crisma: Mara e Viviane; elas participaram da Mesa do Sacrifício pela primeira vez, e nesta alegria, caminharam para a confirmação dos compromissos batismais. A gratidão a Deus e a nossa prece após esta longa caminhada e é fruto do que rezamos e ofertamos ao Senhor por tudo que realizou em nós.

Ir. Jarbas Batista