INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

30/06/2010

Eleito o Regional do Brasil



O Ir. Fábio José Costa da comunidade de Fortaleza foi eleito Regional do Brasil. Ele, assecundado dos seus conselheiros, -que ainda serão escolhidos -, terá a resposabilidade de coordenar e animar a vida dos Filhos de Sant'Ana das comunidades brasileiras: Fortaleza, Natal, Guarapes e São José de Mipibu.
Nossas congratulações e orações ao Ir. Fábio para que o Espírito Santo esteja sempre presente em sua vida, concedendo-lhe sabedoria e graça para realizar com destreza a missão a ele, por Deus confiada.

Pe. Magno Jales

Meditação de Sant'Ana - VI


MEDITAÇÃO PARA O SEXTO DIA
“A FÉ DE ABRAÃO” – Gn 15,1-6


Podemos afirmar que o conceito que perpassa a inteira Palavra de Deus, cimentando-a, ou seja, servindo de ligação entre as diversas histórias com seus personagens seja o conceito de “aliança”. Compreendida como “disposição” divina que busca estabelecer uma relação de profunda comunhão com o ser humano. Da parte do Senhor temos através do dom da fé, transmitida a nós pelo sacramento do Batismo, a compreensão de que Ele faz aliança conosco uma vez para sempre.
Da nossa parte porém, nos damos muito cedo conta da nossa fragilidade. A fé como dom é inalienável. Mas como compreensão dos conteúdos e verdades propostas a nós pela virtude da religião, muitas vezes deixa a desejar.
Na pessoa de Abraão, todos nós nos encontramos. Ele é o “Pai na fé”; mas isto não faz dele uma criatura que nunca tenha duvidado. A sua confiança no poder de Deus é o pano de fundo no qual se desenvolve toda a compreensão daquilo que será a dialética da salvação. Confia, mas constantemente solicita novas “provas”.
Se trata de um paradoxo? De princípio não; pois o dom da fé pressupõe um espaço de dúvida e aperfeiçoamento contínuo do acreditar. Uma fé puramente baseada na sensibilidade é frágil e inconsistente. Uma fé adulta se mede próprio na liberdade de ousar pedir ulteriores confirmações, firme permanecendo aquela íntima certeza de que, além da compreensão da nossa humana razão: para Deus nada é impossível.
Visualizando a história de Abraão, assim como aquela de nossos progenitores Ana e Joaquim, ainda que em chave de literatura apócrifa, nos damos conta que a fé cresce próprio nos momentos em que vem posta à prova. A fidelidade divina confirma-nos que o Senhor busca sempre vir encontro, segundo a sua pedagogia, a nós para que, mesmo sendo posta à prova, não nos venha a faltar o sustento desta virtude teologal.

Pe. Valdo

29/06/2010

Fé na Copa // Torcedores religiosos mudam a rotina

Em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo, os torcedores religiosos também mudam um pouco a rotina dos horários de orações e atividades missionárias para assistir o jogo da seleção. Na Associação de Fiéis Filhos de Santana, os padres e irmãos que residem na congregação religiosa extravasaram as emoções na vitória do Brasil sobre o Chile.


Padres e irmãos da congregação torceram fielmente pela seleção brasileira Foto: Daiane Nunes/DN/D.A Press

O padre Francisco Ferreira, responsável pela casa de missão, conta que em dia de jogo do Brasil todos vão pra frente da televisão. "A gente não costuma acompanhar futebol normalmente, mas quando joga a seleção, fazemos uma torcida animada", contou o padre Francisco.

Antes de começar o jogo, a correria entre os religiosos Filhos de Santana é para ajeitar a imagem da televisão, valendo até subir no telhado para mudar a posição da antena. Enquanto isso, a torcida se juntava na sala decorada especialmente para o jogo. Com bandeiras da seleção, fitas verde e amarelo, além do crucifixo acima da televisão, para quem sabe trazer uma força divina para ajudar nossos jogadores na África.

O papel com os palpites do "bolão" da partida também passava de mão em mão, com os religiosos e convidados colocando seus placares do jogo, concorrendo a uma caixa de chocolate.Quando começa o jogo, a tensão fica a flor da pele em cada chance perdida pelo Brasil. "Tem que jogar água benta na seleção", gritou o padre José Daniel, um dos torcedores mais nervosos e que acompanha todos os jogos da Copa.

O grito de gol preso na garganta dos religiosos saiu em dose dupla quando Juan e Luís Fabiano abriram o caminho da vitória. "Vamos ganhar Brasil, eu disse que era 2 a 0", comemorou o irmão Fábio José, que com este resultado estava levando o bolão.

Na segunda etapa, a torcida dos religiosos continou animada com apitos e gritos para empurrar a seleção para as quartas de final. Após o gol de Robinho, a comemoração já em tom de alívio ecoou na casa dos Filhos de Santana. "Que venha agora mais emoção contra a Holanda pra gente ganhar o hexa", afirmou o padre José Daniel. E só para acabar com a curiosidade do leitor, o vencedor do bolão religioso, foi este repórter que vos escreve.

Júlio César Rocha
http://www.diariodenatal.com.br

Encontro Vocacional de Junho - Natal





Nas alegrias dos festejos juninos, os vocacionados da região de Natal tiveram mais um oportunidade de aprofundarem o seu chamado, desta vez confrontando-se com aquilo que para nós, membros da Família Religiosa de Sant'Ana, serve como distintivo: "O amor fraterno". O tema deste encontro foi a "vivência de grupo", e usamos como meio para chegar a tal fim os festejos que no Brasil, de modo mais particular, celebra-se com mais fervor. O nosso arraiá foi o centro do encontro, onde o sentimento de alegria, empolgados pelas características próprias desta festa, deram um sentido todo especial, como também foi uma forma de incrementar tudo aquilo que foi trabalhado como conteúdo teórico. O encontro que aconteceu nos dias 18,19 e 20 deste mês, na praia de Cumurupin, culminou o nosso primeiro semestre de atividades, e nos preparou para iniciar o segundo com a MISSÃO VOCACIONAL, que acontecerá durante toda a primeira quinzena do mês de agosto.
Neste encontro foram comunicados os vocacioandos convocados para a Experiência Comunitária Vocacional, que se realizará no próximo mês, no período de 8 a 18. Desta forma foi encerrado o encontro com os nossos desejos de fazer frutificar cada vez mais esta fraternidade, para melhor nos identificar com "Filhos do coração da santa Mãe".

Ir. Jarbas

Meditações de Sant'Ana - V


MEDITAÇÃO PARA O QUINTO DIA
“A VOCAÇÃO DE ABRAÃO” – Gn 12,1-5



A pergunta feita por Deus a Adão: “Onde estás?”, logo após o ato pecador, nos coloca diante do grande mistério que circunda o Criador e a sua criatura, sim, porque a pergunta não diz respeito a uma dimensão espacial. Na sua onisciência, Deus sabe e vê tudo. O “onde estás” há uma valência toda espiritual. Isto é, no fundo, o Criador pergunta a Adão onde está o seu “coração”, sede não somente das simples emoções, mas da própria identidade humana enquanto imagem e semelhança de Deus. Desde o princípio, a relação humano – divino se constrói no espaço da comunicação. Deus diz... Deus cria. O agir de Deus vem precedido pela sua Palavra que salva. Mais que palavra, de conotação estática, Verbo, espaço dinâmico e interativo.
A própria aliança é pura comunicação, compreensão plena de intentos e disposição a acolher e amar o outro como ele é.
Deus nunca deixou de “chamar” o ser humano a participar consigo à obra da redenção; ainda que hoje haja quem diga que Ele não convoca mais seus eleitos, na verdade se engana. O nosso Deus, como os “enamorados”, sussurra; não grita. E infelizmente em um mundo de tantos barulhos e sons estridentes, realmente o seu convite contínuo passa despercebido.
Se faz necessário, muitas vezes, sair do meio do barulho para corajosamente entrar no deserto e “escutá-lo” como único som inteligível.
Neste contexto se manifesta a experiência de Abraão. Ele “ouve” o Senhor, acolhe a sua Promessa e participa da sua Benção.
O Senhor continua ininterruptamente a chamar-nos. Como Abraão abramos o nosso espírito ao entendimento da sua Palavra e acolhamos o seu eterno e atual chamado.

Pe. Valdo

28/06/2010

Meditações de Sant'Ana - IV


MEDITAÇÃO PARA O QUARTO DIA
“A PROMESSA” – Gn 3,8-15


Dirá o Anjo a Maria Santíssima: “Para Deus nada é impossível.” E assim, mesmo diante da ruptura relacional causada pelo pecado, Deus não abandona a sua amada criatura. Porém, a pedagogia divina associa à misericórdia a sua justiça. Adão e Eva devem deixar o Paraíso, pois já não compreendem o significado essencial da sua presença ali; porém o ato criador divino continua o seu itinerário através de uma Promessa. Os Padres da Igreja chamavam a esta passagem bíblica o “Proto Evangelho”, isto é, o primeiro anúncio da Boa Nova. A esta pequena, quase escondida certeza, se aglutinará toda a esperança de redenção.
O olhar do justo se perde no horizonte da história na busca confiante da realização de tal promessa.
Aqui já podemos dar como presentes no coração de cada homem e mulher de boa vontade aquelas virtudes que reavivarão a cada ciclo cumprido da história humana a esperança da salvação. Ana e Joaquim, personagens que para nós possuem um atrativo todo particular enquanto expressões carismáticas do nosso ideal vocacional, afirmam com o próprio silêncio aquela cooperação radical, não realizada por nossos Progenitores, mas conduzida à sua humana plenitude no “sim” da Virgem Maria.

Pe. Valdo

Festa da Padroeira do Zoador - São José de Mipibu










Meditações de Sant'Ana - III


MEDITAÇÃO PARA O TERCEIRO DIA
“O PECADO” – Gn 3,1-7


A Criação divina se apresenta como um todo harmônico, onde cada ser, cada espaço possui a sua vitalidade participada e continuada no outro.
Porém ao lado desta beleza e bondade conjugadas, o Criador quis que a sua mais amada criação: o ser humano pudesse participar, não da mero expectador, mas da ativo companheiro na compreensão e atuação do mistério. O dotou de corpo, consciência e liberdade, características que se entrelaçam somente no homem e na mulher.
Corpo para nós significa bem mais que o espaço que nos delimita enquanto matéria pensante; a compreensão de que somos, agimos e existimos. A “corporalidade” nos põe próprio dentro de uma dinâmica de relações onde o tocar, o sentir associados aos outros sentidos nos humanizam. A consciência nos da a capacidade de nos “espelharmos”, vermos o diverso como... diverso. A liberdade nos propicia aquela salutar possibilidade de escolher aquilo que nem sempre nos alegra em modo fatível, mas que nos faz perceber-nos capazes de altruísmo e determinação.
Tudo isto, porém pode ser distorcido pelo pecado, esta capacidade “diabólica”, isto é de dividir, mascarar o justo, o certo, trocando-o pelo possível, pelo “quem sabe”, pelo egoísmo e por fim pelo vazio. Ao significado unívoco dado por Deus de viver segundo a lei do amor, o ser humano escolhe a sua distorção, a dívida, ver o outro come um possível concorrente, rompendo aquela íntima comunhão outrora existente, e a partir do ato pecaminoso, uma distante recordação.

Pe. Valdo

27/06/2010

Meditações de Sant'Ana - II


MEDITAÇÃO PARA O SEGUNDO DIA
“A CRIAÇÃO DO HOMEM” – Gn 2, 7-15; 18-24


Para o Povo de Deus, a Sagrada Escritura é um continuo debruçar-se sobre a incansável capacidade de Deus de “fazer nova todas as coisas”. O ato criador divino se atua dia após dia através daqueles eventos que fazem parte do nosso quotidiano, e que nós, engolidos por nossos afanos e atividades não nos damos mais conta.
A criação do homem e da mulher, não se dá somente como uma “conseqüência lógica” de um processo evolutivo; mas como uma realidade dialógica. O nosso Deus é o deus da comunicação, do diálogo, da participação plena de si com e em direção ao outro. A prova está na sensibilidade divina em ter propiciado ao homem uma companheira que o entendesse e com ele se comunicasse segundo suas categorias.
Por duas vezes vem no livro do Gênesis acenada a criação da humanidade. Em um primeiro enfoque se dá peso à participação humana do ser divino. Fomos criados à sua “imagem e semelhança”. Possuímos incito no nosso ser a capacidade de nos comunicarmos com Deus. No segundo se acentua a dimensão dialógica da nossa existência. Fomos criados para nos comunicar; completamo-nos no outro. O diverso é apreciado por Deus, a sua criação é rica, próprio porque assim Ele a fez. E nós o atestamos com a nossa própria vida e atitude cada vez que nos abrimos e acolhemos o diverso, o outro como espaço de diálogo, crise e síntese.
Caminho fazendo se perceberá como é de capital importância para o nosso crescimento espiritual a disposição a escutar e conservar no coração aquilo que nos vem comunicado, e que ao seu tempo nos ajudará a aproximarmo-nos mais de Deus.

Pe. Valdo

26/06/2010

Meditações de Sant'Ana - I


MEDITAÇÃO PARA O PRIMEIRO DIA
“A CRIAÇÃO” – Gn 1, 1-25


A experiência do exílio foi de capital importância para o amadurecimento espiritual do povo de Israel. A frustração da derrota poderia ter conduzido os judeus restantes a um processo lento, mas inexorável de assimilação à cultura e à religião dos babilônios; mas aqui, valeu muito mais a experiência milenar de um povo que acreditou na Promessa mesmo diante das humanas falências. O Senhor Deus não foi derrotado, o que seria uma dedução normal, visto que os antigos associavam uma batalha celeste a cada sua batalha terrestre. Não. Para os judeus, IHWH não foi “derrotado”; mas fez prevalecer a sua reta justiça diante de um povo que o havia negado através de seus atos e profanações.
Porém, ao lado desta mesma justiça, o Senhor Deus colocou de modo pedagógico a sua misericórdia, de modo que Israel compreendesse e participasse aos outros povos a sua própria experiência de fé.
Esta é a mensagem que encontramos no início do livro do Gênesis. Deus prepara o ambiente em modo admirável para a chegada da sua mais preciosa criação. Cria os céus e a terra; embeleza o firmamento com astros e estrelas, de-mitizando aqueles que a um tempo eram considerados deuses. Agora não passam de “lustres” para iluminar o dia e a noite. Dá cor a terra povoando-a de seres que demonstrem com a sua existência a infinita criatividade do Altíssimo.
Deus é o Senhor, “Ho Pantocrator”, o criador de todas as coisas. Para Judá no exílio, as algemas e os cepos já não podiam aprisionar a sua fé e a certeza de que no tempo oportuno, no “kairós” de Deus a libertação se faria visível. Porém, enquanto esta não se manifestava, o deleite de escutar que o Onipotente havia subjugado todas as forças, e que o seu Espírito, livre, pairava sobre o firmamento, dava àquela sofrida esperança o sustento necessário para vencer as atuais dificuldades e sonhar com uma libertação que não tardaria a acontecer.

Pe. Valdo

18/06/2010

Encontro vocacional

Diante da Graça de Deus que nos envolve somos interpelados na busca insessante de responder com clareza e convicção o chamado de Jesus, Mestre: "Vem e Segue-me". Nesse intuito nos dias 28, 29 e 30 de maio, aconteceu em Fortaleza-Ce, na Comunidade Ir. Paulina Cavalcante mais um Encontro Vocacional FSA, participando nove jovens de várias cidades do estado do Ceará (Fortaleza, Sobral, Barreira, Itapebussu), possibilitando aos mesmos encontrar clareza na sua busca vocacional. O encontro iniciou na sexta-feira 28, a noite com um jantar de acolhida e, em seguida junto a toda a comunidade e aspirantes assistimos um filme. Durante esses dias dentro da programação fomos conduzidos a refletir a temática: "A vida de Madre Rosa Gattorno" e "A Missão dos Filhos de Sant'ana", dando-nos uma rica oportunidade de conhecer ainda mais o que Deus realizou durante esses 17 anos de Associação. Participamos ainda de um momento de Vigilia onde coroamos a Virgem Maria, Mãe da Graça e da Misericórdia, cujo título a comunidade e toda a Associação celebrava naquele dia. Vale ressaltar um dos momentos marcantes desse encontro foi a entrega das cartas/convite para a X Experiencia Comunitária, onde com toda a comunidade e aspirantes os nossos corações se encheram de alegria ao nosso Deus, Uno e Trino. Esperamos que o Senhor confirme a cada dia o seu chamado e que cresça cada vez mais o vínculo fraterno já existente em nosso grupo. Que Maria Imaculada, e Sua Santa Mãe, interceda sempre por cada um de nós!

Vocacionado Valdeir,
Fortaleza-CE

05/06/2010

Coroação em Vera Cruz 2

Coroação em Vera Cruz 1

03/06/2010

Coroação de Nossa Senhora em Vera Cruz





No dia 31 de maio, a comunidade do Noviciado participou da Coroação de Nossa Senhora em Vera Cruz, cidade natal do Ir. Charles. Foi uma celebração muito emocionante e empolgante. O ponto alto do momento é a entrada da pomba do Espírito Santo, carregando em seu bico a coroa que será posta na cabeça da Imagem de Nossa Senhora por uma criança vestida de anjo.
É um momento de genuína expressão da piedade popular. Ficamos muito comovidos com a fé do povo e a maneira como eles homenageiam Maria, nossa Senhora e Mãe.

Pe. Magno Jales

02/06/2010

Comemoração dos 17 anos da Associação




e
A festa da Associação foi no dia 26 de maio. Contudo, no último sábado, dia 29, realizamos um momento fraterno para festejar os 17 anos de nossa fundação. Iniciamos, rezando juntos a oração de entrega a Sant'Ana e depois um almoço fraterno.
O encontro aconteceu no Noviciado, em São José de Mipibu e estiveram presentes além dos irmãos das nossas comunidades do RN os vocacionados.

Pe. Magno Jales