INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

28/02/2010

Experiência Vocacional




Queridas irmãs(os)
Nos dias 12 a 18 de janeiro realizamos o XII encontro de jovens vocacionados. O mesmo aconteceu na cidade de Tarija onde em 2008 realizei a minha primeira experiência de missão, juntamente com Pe. Daniel e Ir. Dian Carlos.
Este encontro foi realizado com o objetivo de concretizar o sonho de Madre Rosa de ver os Filhos de Sant’Ana evangelizando por todo o mundo, Também motivado pela provincial Ir. Yolanda Gutierrez e algumas irmãs para realizar este encontro.  Os jovens Gorger Sosa, Mario, Elio e Sergio, foram motivados com o tema: “FOI ALI, ONDE COMEÇOU A VIDA...”. Cada um estava convidado a descobrir, onde foi que Deus começou a revelar sua presença na vida de cada um deles e descobrir desde uma perspectiva antropológica e teológica a ação amorosa e misericordiosa de Deus. No final do encontro cada um foi expressando de maneira espontânea o que pode sentir e o que como sonhos, desejos e projetos para suas vidas.
Sou grato a Deus e a todos que de maneira direta ou indireta deram sua colaboração para que este encontro pudesse ser realizado.
Que Sant’Ana nossa Mãe, nos ensine a melhor maneira de aproximar-nos a Jesus. 

 Ir. Sidnei Alves,FSA.

27/02/2010

IV caminhada do Maristella





Este ano pela quarta vez os alunos do colégio Maristella, sairam pellas ruas do bairro para pedir mais PAZ a sociedade e proclamar que "sou da paz", assim como dizia o lema da caminhada. Reletindo o tema da Campanha da Fraternidade, Economia e vida, os alunos fizeram diversas reflexões ao longo do percurso sobre diversos temas tais como: Reciclagem, paz na sociedade e meio ambiente. Dessa forma, unidos a Igreja queremos mostrar para todos que queremos uma sociedade mais justa e que viva os princípios Cristãos visando os direitos daquels que são excluídos e não tem ao mínino a diginidade de Flhos de Deus.

Ir. Jarbson

24/02/2010

Encontro regional de Pastoral vocacional

“Sou reflexo do teu amor, e espelho da tua beleza Senhor.”

No último dia 08 deste mês corrente aconteceu na comunidade Ir.Paulina Cavalcante – Fortaleza-Ce. O II Encontro Regional de pastoral vocacional contando com a presença dos Irmãos: Eliano, Charles, Anderson e Gilvan, estivemos reunidos Conscientes do profundo amor de Deus que a cada instante renova em nós o desejo de seguimento e abertura generosa a proposta de servir ao seu Reino, partindo desta certeza começamos  o nosso encontro com um sóbrio momento orante porém selado pela seguinte frase: “Sou reflexo do teu amor, e espelho da tua beleza Senhor.”ancorados nesta rica e profunda frase demos inicio propriamente dito aos assuntos que estavam em pauta para refletirmos como Equipe.E de valor ressaltarmos que foi um momento bonito de contemplação, reflexão,planejamento  e atenção diante de cada realidade pensando sempre em meios eficazes  de atuação para melhor servirmos  e revelarmos aos jovens vocacionados o caminho proposto como escuta do chamado de Deus e no desenrolar do processo revelarmos o nosso Carisma e Espiritualidade como Filhos de Sant’Ana.
Portanto, sentimo-nos felizes em partilhar com todos vós Irmãs e Irmãs no carisma como também a todos os jovens internautas que nos acompanham pelo nosso blog os nossos sonhos e projetos e somos conscientes que o apoio  e   a companhia de todos vós nos farão caminhar sempre mais  com renovado ardor vocacional.

Ir. Anderson

23/02/2010

A amizade de Deus

 “A Amizade de Deus”
(do site: http://www.comshalom.org) 

Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, liberou em seguida os que lhe estavam submissos, como ele próprio disse a seus discípulos: Já não vos chamo servo, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo que ouvi de meu Pai (Jo 15,15). A amizade de Deus concede a imortalidade aos que a obtêm.
No princípio, Deus formou Adão, não porque tivesse necessidade do homem, mas para ter alguém que pudesse receber o benefício. De fato, não só antes de Adão, mas antes da criação, o Verbo glorificava seu Pai, permanecendo nele, e era também glorificado pelo Pai, como ele mesmo declara: Pai, glorifica-me com a glória que ou tinha junto de ti antes que o mundo existisse (Jo 17,5).
Não foi também por necessidade do nosso serviço que Deus nos mandou segui-lo, mas para dar-nos a salvação. Pois seguir o Salvador é participar da salvação, e seguir a luz á receber a luz.
Quando os homens estão na luz, não são eles que a iluminam, mas são iluminados e tornam-se resplandecentes por ela. Nada lhe proporcionam, mas dela recebem o benefício e a iluminação.
Do mesmo modo, o serviço que prestamos a Deus nada acrescenta a Deus, porque ele não precisa do serviço dos homens. Mas aos que o seguem e servem, Deus concede a vida, a incorruptibilidade e a glória eterna. Ele dá seus benefícios aos que o servem precisamente porque o servem e aos que o seguem precisamente porque o seguem; mas não recebe deles nenhum benefício, porque é rico, perfeito e de nada precisa.
Se Deus requer o serviço dos homens é porque, sendo bom e misericordioso, deseja conceder os seus dons aos que perseveram no seu serviço. Com efeito, Deus de nada precisa, mas o homem é que precisa da comunhão com Deus.
É esta, pois, a glória do homem: perseverar e permanecer no serviço de Deus. Por esse motivo dizia o Senhor a seus discípulos: Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi (Jo 15,166), dando assim a entender que não eram eles que o glorificavam seguindo-o, mas, por terem seguido o Filho de Deus, eram por ele glorificado. E disse ainda: Quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória (Jo 17,24).
 

22/02/2010

Repasse da Assembleia









No dia 19, às 14 horas, na comunidade de Natal, nos reunimos irmãos - e formandos com o Pe. Valdo para o repasse da II Assembleia Internacional. Fizemos juntos a leitura do Relatório da Madre Maria Luisa e, durante a leitura, o Pe. Valdo comentava e esclarecia alguns pontos mais importantes.

Pe. Magno Jales

Renovação dos votos


“Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci;
antes de saíres do seio de tua mãe,
eu te consagrei e te fiz profeta das nações.”   (Jr 1,5)

Caros Irmãos, Irmãs, amigos e amigas, expresso a alegria de partilhar com vocês, a graça de mais uma vez, renovar diante do Senhor e da sua Igreja, o dom da minha consagração religiosa.
No dia 31 de janeiro p.p., já em preparação à festa da Apresentação do Senhor, numa liturgia simples, mas acompanhada de uma dinâmica toda vocacional, eu e mais duas Irmãs Filhas de Sant’Ana – Ir. Ana  Lucélia (Brasil – Nordeste) e Ir. Ana Mabel (Bolívia) –, na capela da Casa Geral, renovamos o nosso empenho de seguir a Jesus Cristo na prática dos conselhos evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência, segundo nossos estatutos e constituições, até os votos perpétuos.
Com sentimentos de profunda gratidão, elevo o meu louvor ao Senhor que “me formou, escolheu e consagrou desde o seio materno”, e do mesmo modo, imploro a sua misercórdia e o dom da fidelidade para que a minha promessa seja perpetuada no quotidiano de minha existência.
Com afeto, agradeço aos meus Superiores que, em nome da Igreja, receberam os meus votos e me associaram ao Sacríficio de Cristo. E a cada um(a) pela oração e apoio fraterno.

Ir. Josimar Júnior, fsa.

"Para mim o viver é Cristo"






Ilumindos pelo 1° capitulo da carta de Paulo ao Filipenses, a Comunidade do Noviciado celebrou ontem (18) a posse de seu novo superior e formador, Pe. Magno Jales, como também a formação da comunidade de irmãos e formandos postulantes e noviços. 
A celebração de posse do Pe. Magno aconteceu na própria comunidade e foi marcada pela emoção do mesmo, que em seu discurso enfatizou que só, não podia realizar a obra e sim, dependia antes da graça de Deus, e depois dos três Irmãos que formaram a comunidade com ele. Inspirado pela Via-sacra, disse que os três seriam a Maria Santíssima, Cireneu e Verônica, que como ajudaram a Jesus a carregar a cruz, também o ajudariam a carregar a cruz da missão de superior e formador; ele ainda disse: "eu conto com o apoio e a confiança de voçês, pois se a coisa não andar, o derrota é nossa, mas se vier a vitória a glória também é nossa." No encerramento do seu discurso, pediu também a colaboração dos formandos para ser uma mão na construção e também da dos amigos, pois com a intercessão deles se conseguirá o Objetivo.
A nova comunidade está assim formada:
Superior: Pe. Magno Jales
Irmãos: Ir. Charles
           Ir. Jarbas
           Ir. Josenildo
Postulantes: Clebison
                  Elias
                  Weider
Noviço: Tállison

Ainda na Celebração foi lida a provisão da Madre Maria Luiza declarando-o oficialmente neste cargo. Ela demonstrou toda uma confiança no trabalho a ser desempenhado. Após o rito, o Pe. Valdo, Responsável maior do Filhos de Sant'Ana, passou a seu sucessor as chaves da casa como entrega daquilo que será de agora em diante sua dedicação maior.
O que desejamos é que neste trabalho possamos caminhar rumo a maturidade de Cristo, afim de que como Paulo possamos juntos dizer a uma só voz, "para mim o viver é Cristo"

Ir. Jarbas 

Ingresso dos Aspirantes

/

“A quem iremos Senhor?
Tu tens palavras de vida eterna.”
Jo 6,68

Desejosos de trilhar um caminho que os ajudem a fazer um discernimento da Vontade de Deus, os jovens Elton, Eudes, Jailson, Josenildo, Paulo, Rafael e Rogério ingressaram  no último dia 14 do corrente  mês no Aspirantado dos Filhos de Sant’Ana, em Fortaleza – CE. Orientados pelo tema à cima citado, os Aspirantes percorrerão um caminho de descoberta da sublime vocação como Filhos do Coração da Santa Mãe de Maria de Maria Imaculada. A eles, os sinceros votos de boa caminhada ajudados pela oração e a presença fraterna dos irmãos da Comunidade do Aspirantado Ir. Ana Paulina Cavalcante.

Ir. Fábio Costa, fsa.

19/02/2010

Retiro do Instituto Secular




Durante o carnaval, o Pe. Magno orientou o Retiro Anual das consagradas do Instituto Secular Filhas de Sant'Ana. O Evento aconteceu no Crato, Ceará, na casa de encontro das Irmãs de Madre Tereza. O tema do Retiro foi: "Deus nos chama e faz uma aliança de amor conosco", e contou com a presença de 16 consagradas de diversas localidades do nordeste do Brasil, assim como os pré-noviços (Elias, Clebison e Weider).

Pe. Magno