INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

24/01/2010

Agradecimento aos nossos leitores



Aos nossos leitores que acompanharam a II Assembleia Internacional pelo INformefsa, os nossos sinceros agradecimentos pelas mensagens, comentários, orações, carinho, atenção e apoio.
Foram 1170 acessos em 15 dias. É uma prova da importância deste veículo para a comunicação, informação, formação e comunhão, e nos faz trabalhar incasavelmente para torná-lo sempre mais fiel à sua missão de comunicar a vida que pulsa no interior de nossa Associação.
Deus abençoe a todos e retribua as orações oferecidas para o sucesso da Assembleia.
Muito obrigado!

Pe. Magno Jales

23/01/2010

Discurso do Responsável Maior dos Filhos de Sant'Ana

O som não está muito audível, mas dá pra ter uma ideia do discurso do Pe. Valdo, minutos depois da sua eleição como Responsável Maior dos Filhos de Sant'Ana.

Encerramento da Assembleia






Encerramos hoje, 23 de janeiro, a II Assembleia Internacional dos Filhos de Sant'Ana. Iniciamos o encontro fazendo um momento de avaliação orientado pela Madre Maria Luisa, em que nós expressemos os sentimentos que nos acompanharam durante toda Assembleia.
Monsenhor Natalino esteve conosco neste momento, manifestou sua alegria e satisfação por este evento e presenteou à nossa Casa Central, na pessoa do Responsável Maior, Pedre Valdo, uma imagem de Sant'Ana e um cálice.
Encerramos este dia de trabalho com a leitura e aprovação dos verbais.

Pe. Magno Jales

22/01/2010

Eleição dos conselheiros do Responsável Maior

















Hoje, dia 22, durante o período matutino, procedemos a eleição dos dois conselheiros do Responsável Maior. A eleição ocorreu em dois momentos: no primeiro se fez uma consulta à Assembleia para levantar quatro nomes dos quais dois seriam eleitos. No segundo momento, foi realizada a eleição propriamente dita, seguindo a mesma modalidade da eleição do Responsável Maior, ou seja, maioria absoluta.
No primeiro escrutínio, o Pe. Adélio foi eleito primeiro conselheiro; o segundo escrutínio não atingiu a maioria absoluto, passando para um terceiro escrutínio que elege o Pe. Martin Villanueva segundo conselheiro. Finalizamos este momento parabenizando os irmãos eleitos.
No período da tarde, o Pe. Montan, esteve conosco e nos deu o seu parecer sobre as decisões tomadas pela Assembleia e nos encorajou a caminhar sempre mais. Encerramos o penúltimo dia de trabalho com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Montan.

Ir. Fábio José e Pe. Magno Jales

21/01/2010

Pe. Valdo é eleito Responsável Maior da Associação





No período da manhã votamos as prioridades da Associação para o próximo quadriênio, prioridades estas que serão executadas pelo Responsável Maior, cuja eleição aconteceu no período da tarde.
O processo de eleição foi realizado em duas partes: na primeira parte, com as  perguntas, "Quais devem ser as qualidades do Responsável Maior" e "Quem se adequa melhor a estas qualidades", Madre Maria Luisa nos convidou à oração pessoal e preparar o nosso coração para escolha que iríamos fazer logo em seguida; na segunda parte procedemos a eleição propriamente dita. Iniciamos invocando o Espírito Santo e depois cada um dos participantes votou. A Assembleia elegeu o Pe. Valdo com marioria absoluta dos votos como novo Responsável Maior. Em seguida, nos dirigimos à capela para um momento de oração, para agradecer a Deus por este acontecimento vivido, juntamente com a as conselheiras e algumas irmãs que vivem na Casa Geral. Neste momento de oração o Pe. Valdo fez o seu discurso, nos convidando à comunhão, à continuidade do governo anterior e à corresponsabilidade. Agradeceu à confiança nele depositada, as orações e o apoio dado. Encerramos este dia de trabalho com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Manuel.

Ir. Juan Carlos e Pe. Magno Jales

20/01/2010

Perspectivas de futuro







Durante este dia trabalhamos as prioridades de ação que a Associação deverá executar durante o  governo do Responsável Geral e de seu conselho, nos próximos quatro anos, para que a Associação cresça sempre mais em qualidade de vida e consequentemente viva a sua vocação de Filho de Sant'Ana, na Igreja e no mundo, com mais autenticidade.
O Monsenhor Natalino Zagotto esteve presente no período da tarde e nos ajudou a refletir as propostas. encerramos nosso dia de trabalho com a Celebração Eucarística presidida pelo mesmo Monsenhor.
Amanhã daremos continuidade a este trabalho, elegendo quais propostas devem ser prioritárias.

Pe. Magno Jales

18/01/2010

Vida espiritual e discernimento




Após dois dias de intenso trabalho nas propostas de mudanças do Estatuto, e ainda depois de um dia livre de trabalhos, iniciamos hoje mais um passo no caminho que estamos percorrendo nesta II Assembleia. Durante o período da manhã, esteve conosoco, para iluminar a nossa caminhada, a Ir. Giuseppina, da cogregação das Pastorinhas (uma das congregações fundadas por Tiago Alberione, fundador das Paulinas).
A Ir. Giuseppina veio nos falar sobre a vida no Espírito e discernimento, e aimportância destes no processo formativo e na vida inteira de um instituto reigioso (já que a missão deste está muito ligada à descoberta da vontade de Deus).
No período da tarde, o Pe. Manuel nos apresentou o Projeto de Formação, nosso objeto de estudo para os próximos dias, e, em grupo fizemos nossas apreciações e críticas sobretudo no que diz respeito oas objetivos específicos de cada estapa de formação.
Finalizamos este dia de trabalho com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Leandro.

Pe. Magno Jales

14/01/2010

Tornar-se morada de Deus pelo Espírito




Hoje, 14 de janeiro, O Pe. Montana, vigário para a Vida Religiosa na Diocese de Roma, acompanhado do Monsenhor Natalino Zagotto, estive conosco e nos ajudou a refletir sobre as propostas que temos a fazer nos âmbitos da formação, carisma, governo e economia e que serão acrescentadas ao nosso Estatuto. Tudo isto para que sejamos sempre mais autônomos e ofereçamos à Igreja, à nossa família religiosa e ao mundo a riqueza do nosso carisma, dom de Deus à Madre Rosa Gattorno.
Num segundo momento, o Pe. Manuel nos apresentou o Estatuto com as modificações feitas na primeira Assembleia para ser apreciado pelos participantes. Num primeiro momento esta apreciação foi feita de maneira pessoal e num segundo momento nos grupos de trabalho.
Encerramos este dia de trabalho com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Guido, cuja homilia foi desenvolvida sobre o tema desta Assembleia: "Tornar-se morada de Deus pelo Espírito" - e que tentaremos postá-la aqui posteriormente.

Pe. Magno Jales

13/01/2010

Imagens da Assembleia

12/01/2010

Dados estatísticos da Associação dos Filhos de Sant'Ana

Presença dos Filhos de Sant'Ana no mundo


06 - Países
14 - Comunidades
19 - Sacerdotes
04 - Diáconos
06 - Irmãos de votos perpétuos
22 - Junioristas
10 - Noviços
13 - Postulantes
10 - Aspirantes


Comunidade de Roma:

04 - Padres
01 - Irmão de votos perpétuos
02 - Junioristas

Comunidade de Bassano in Teverina:

03 - Padres

Presença dos Filhos de Sant'Ana no Brasil



Comunidade de Natal:

02 - Padres
01 - Irmão de Votos perpétuos
04 - Junioristas
03 - Postulantes

Comunidade de Fortaleza:

01 - Padre
01 - Diácono
03 - Junioristas

Comunidade de São José de Mipibu:

01 - Padre
01 - Diácono
01 - Irmão de votos perpétuos
02 - Junioristas
01 - Noviço

Comunidade dos Guarapes:

01 - Diácono
01 - Juniorista

Presença dos Filhos de Sant'Ana na Bolívia


Comunidade de Tarija:

01 - Padre

Comunidade de La Paz:

01 - Irmão de votos perpétuos
01 - Juniorista
03 - Noviços

Presença dos Filhos de Sant'Ana no Peru

Comunidade de Lima:

01 - Padre
01 - Irmão de votos perpétuos
01 - Juniorista
03 - Aspirantes

Comunidade de San Miguel:

01 - Padre
01 - Diácono
01 - Juniorista
01 - Postulante

Comunidade Parrochia Jesus Resucitado:

01 - Padre

Presença dos Filhos de Sant'Ana no Quênia

Comunidade do Quênia:

01 - Padre

Comunidade de Langata:

02 - Padres
02 - Junioristas
09 - Potulantes
07 - Aspirantes

Comunidade de Westland:

01 - Padre
01 - Juniorista
06 - Noviços

Presença dos Filhos de Sant'Ana nas Filipinas

Comunidade das Filipinas:

01 - Irmão de votos perpétuos
04 - Junioristas

Dados fornecidos pela Madre Maria Luisa Prandina

Apreciação da nossa realidade






No segundo dia de trabalho da Assembleia nos detivemos em fazer a leitura da nossa realidade como Associação de Filhos de Sant'Ana. Este é o ponto de partida dos trabalhos a serem feitos nesta Assembleia. A partir daqui é que se dará os passos seguintes.
Madre Maria Luisa apresentou, de maneira realista, um relatório expondo sua visão sobre os diversos aspectos da Associação, tais como: vida fraterna, formação, missão, governo, etc, nos fazendo tomar consciência das nossas luzes, das nossas conquistas e frutos já colhidos, mas também das nossas sombras, dos nossos pontos fracos, daquilo que precisamos sempre melhorar.
Como ela mesma expressou no relatório: "Preparei este relatório com amor, respeito e realismo, com a finalidade específica de ver o caminho que Deus está fazendo na vossa Associação, mas também aquilo que merece com urgência ordenar e determinar".
Após a apresentação, em grupos de estudo, retomamos o texto e verificamos aquilo que precisava ser acrescentado, ou fazer algumas considerações. À tarde partilhamos na Assembleia aquilo que foi refletido em grupo e nos foi apresentada a estatística da Associção: número de comunidades e de membros (depois postaremos esta estatística). Finalizamos o dia de trabalho com a leitura em grupo das perspectivas de futuro e com a celebração eucarística.

Pe. Magno Jales

11/01/2010

Abertura oficial da Assembleia












Hoje, dia 11 de janeiro foi a abertura oficial da II Assembleia Internacional dos Filhos de Sant'Ana.
No sábado, dia 9, havia postado um artigo falando sobre a abertura da Assembleia, mas na verdade, aquele momento foi as boas vindas e acolhida dos participantes.
Com alegria e gratidão, Madre Maria Luisa fez seu discurso de abertura da Assembleia, nos convocando a estar presente nestes 15 dias de trabalho, estudo, comunhão e partilha, desejosos de querer fazer da nossa Associação sempre mais um sinal da presença misericordiosa de Deus no mundo. Em seguida os participantes expressaram seus sentimentos e impressões que tiveram ao ouvir as palavras de saudação da Madre. Logo após foram organizadas as equipes de trabalho.
Esta manhã de trabalhos encerrou-se com uma concelebração eucarística presidida por Dom Romano Rossi, bispo de Cività Castellana, celeb ração esta que contou com a presença de Monsenhor Natalino Ziggoto, Reitor do Filhos de Sant'Ana em Roma.
Já no período da tarde, tomamos conhecimento do objetivo geral desta Assembleia, e encerramos esta tarde de atividades com uma visita ao Arquivo Geral.

O tema da II Assembleia é: "Tornar-se abitação de Deus por meio do Espírito". Será este o horizonte que nos guiará durante estes dias de trabalho.

Pe. Magno Jales