INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

31/07/2009

Festa de Sant´Ana - Patrimonio do povo Brasileiro




Mais um ano a festa de Sant´Ana de Caicó-RN, promete fazer história. O novenário que começou no dia 23 está reunindo cerca de 2 mil pessoas diariamente na Catedral. A Igreja se torna pequena para os milhares de fieis, muitos acompanham no pavilhão da Catedral onde foram instalados 3 telões para uma maior comodidade das pessoas.

Este ano o Pe. Valdo,fsa está sendo o confessor oficial, desda segunda feira que varias pessoas já experimentaram do Sacramento, e pelo visto a fama do Padre se espalhou que as filas estão formadas logo cedo na Igreja para as confições.
Para nós filhos de Sant´Ana é uma graça poder ver nossa Mãe sendo festejada de forma tão magestosa e devotamente pelo povo da cidade e de mundo que vem no mês de julho para festejá-la.
Os nossos leitores que quiserem prestijiarem a nossa Patrona sendo festejada na maior festa religiosa do RN, ainda da tempo. A festa vai até o domingo onde encerrará com a procissão que segundo a Corpo de Bombeiros este ano são esperados mais de 100 mil pessoas.
E na entrada da cidade tem um aut que deixa qualquer devoto de Sant´Ana tocado, e deixo essa frase para que desde agora você já se sinta colhido nesta terra: "Filho eu sabia que você vinha". Bom,vendo isso de Sant´Ana qualquer um se entrega nesta belissima festa.

Jarbson Batista

Gratidão dos Vocacionados pela Experiência Comunitária








“ ... Não estava o nosso coração ardendo quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?!..”Lc 24, 32

Com o coração exultante de alegria, queremos bombardear os céus e enche-lo com nossas ações de graças, pelo tempo que Deus nos proporcionou viver na IX experiência Comunitária vocacional, realizada no Noviciado São Joaquim, em são José de mipibu-RN, de 10 a 19 de julho.

Sentimo-nos desde já identificados com o cristo Crucificado, na sua suprema angústia;uniu-se à nossa grande sede de também fazermos a vontade do Pai, que nos oferece não um amor qualquer, mas um amor ágape, capaz de ser deixado perder nestes caminhos. Fomos colocados no cenário em que Cristo, o Ressuscitado, nos “falava as escrituras e fez arder nosso coração”. Percebemos ainda, nas formações e momentos de orações, que Deus quis fazer de nós ‘terra santa”, pois Ele faz acontecer em nossas vidas mesmo diante de nossa pobreza e conflitos a sua graça redentora que nos capacita a fixar o nosso olhar nele e responder com generosidade a nossa vocação.

Nos apaixonamos a cada dia por esta família religiosa na figura de Sant’Ana, a mulher da esperança, que na sua fé sólida, mereceu a graça da imaculada conceição de Maria em seu ventre, outrora estéril. Queremos, portanto, exalar o odor de Cristo, sendo sinal do Cristo presente, que como os discípulos de Emaús, queremos testemunhar o ressuscitado não apenas com a pedra do sepulcro aberto e o linho caído no chão, mas com a firme convicção: “Ele está no meio de nós!”.

Agradecemos, pois a Deus, pelo dom da vida e da vocação; as nossa famílias que rezaram por nós; os assessores e assessoras que contribuíram e foram sinais da presença de Deus em nossas vidas nesta maravilhosa e fantástica aventura que é a descoberta da vocação; aos Filhos de Sant’Ana que uniram as suas preces as nossas e de maneira especial, aos irmãos Eliano, Anderson e Gilvan pelo carinho e doação paterna conosco; a eles especialmente pedimos que o senhor da Messe os conforte na cruz de Jesus, onde firmarão seu eterno encontro com aquele, que se preparam a vida inteira.

Vocacionados

IX Experiência Vocacional Comunitária









... Não estava o nosso coração ardendo quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?!..”(Lc 24, 32). Esse é o apelo de Deus e o fio condutor para a Ix Experiência Comunitária Vocacional, realizado em são José de mipubu – RN nos dias 10 a 19 de julho. Somos discípulos de Emaús e Deus continua caminhando conosco todos os dias de nossas vidas. para isso se faz necessário convidar o senhor para ficar conosco: “Fica conosco, Senhor, pois a noite vai caindo” (Lc 24,29). Foi este o instante convite que os dois discípulos, em direção a Emaús na tarde do próprio dia da ressurreição, dirigiram ao Viajante que se lhes tinha juntado no caminho. Carregados de tristes pensamentos, não imaginavam que “Aquele” desconhecido fosse precisamente o seu Mestre, já ressuscitado. Mas sentiam “arder” o seu íntimo (Lc 24,32), quando Ele lhes falava, “explicando” as Escrituras. A luz da Palavra ia dissipando a dureza do seu coração e “abria-lhes os olhos” (Lc 24, 31). Por entre as sombras do dia que findava e a obscuridade que pairava na alma, aquele Viajante era um raio de luz que fazia despertar a esperança e abria os seus ânimos ao desejo da luz plena. “Fica conosco” — suplicaram. E Ele aceitou. Pouco depois o rosto de Jesus teria desaparecido, mas o Mestre “permaneceria” sob o véu do “pão partido”, à vista do qual se abriram os olhos deles."

Com essa motivação o encontro foi um tempo forte para os Vocacionados que com muita disponibilidade estavam abertos para escutar a voz do mestre e a viver com entusiasmo uma intimidade com Deus através da oração, de reflexão e na partilha do pão material e espiritual. O objetivo maior desta experiência foi justamente oferecer ao jovem uma oportunidade de conhecer melhor a nossa família religiosa, através de um aprofundamento carismático e de modo especial vivencial; favorecer um maior conhecimento sobre a vida religiosa consagrada e ajudar no aprendizado humano da realidade da vida comunitária.

Queremos desde já agradecer a Deus que nos quis e seu querer que nos fez para nos amarmos, a santíssima virgem Maria que nos ama e nos dá seu Filho Deus e a todas as pessoas que contribuíram (materialmente e espiritualmente) e fizeram parte de nossa caminhada, pois tudo isso é prova do quanto o senhor ama aquém Ele cria.


Ir. eliano Firmino Silvestre

27/07/2009

Feliz dia de Sant'Ana direto de Séfores - Terra Santa

Sefores, 26 de julho de 2009
“Dia de Sant’Ana, minha mãe: julho de 1887.
Desde a vigília sentia dentro de mim coisas indescritíveis que não conseguia explicar.
Desde os primeiros dias do mês sentia forte o desejo de permanecer a Roma durante a festa da Santa; segundo o costume me deixei guiar do meu Bem, porque sentia como uma mão que me fazia agir e mesmo se tivesse vontade de fazer diferente, esta força me vencia, me parava. Mas devo dizer que pela misericórdia de Deus jamais fiz resistência; ao contrario estou muito atenta e pronta a seguir as ordens do meu Mestre e Esposo Dileto.
Então na manhã desde dia fui a capela onde fiz a meditação e depois participei da Missa onde pude receber a santa comunhão. As orações, as suplicas que fazia a santa Mãe para que aceitasse os votos que as suas filhas faziam e renovavam; desse a todas a santa perseverança e não permitisse que nenhuma desistisse do seu caminho. Provava uma união tão grande que me parecia encontrar-me perto a todas as Filhas de Sant’Ana a receber os seus votos.
De improviso me aparece a santa Mãe toda ocupada em receber cartas; as pegava, as coloca vizinho a si sobre uma mesa e as colocava uma em cima da outra, mas algumas que não tinham nada escrito: estas jogava fora. Mas bem recordo que também algumas escritas as olhava e depois as jogava fora, mas aquelas que jogou fora não chegavam a vinte, me parece.
Mas a grande alegria que tinha em colocar uma em cima da outra e a todas colocava o sigilo, como quando se mete o selo da nossa Casa sobre uma carta importante.
Foi tal a consolação que provei que, terminada a visão, me comovi e versei escondida duas lagrimas. Senti forte o dever de agradecer!
Não sei, a alma inebriada falava com a Santa Mãe em uma maneira celeste parecendo de estar sempre diante dela. Por quanta distração tivesse naquele dia não me tirava a união forte com Deus e tinha sempre aquele sentimento que provei na manhã daquele dia.” (Memorie pg. 776)
Caríssimos irmãos e irmãs,
Hoje vivemos um dia de grande festa, celebramos nossa Mãe e com ela nos alegramos por todas as maravilhas que o bom Deus opera na nossa vida. Hoje a santa Mãe quis que eu estivesse aqui na sua Terra natal, na sua casa a Sefores, é verdadeiramente maravilhoso poder daqui unir-me com toda a nossa família religiosa que exalta o nome da nossa matrona.
No texto acima Madre Rosa nos recorda principalmente a grande proteção que Sant’Ana nos dá. Ela como mãe nos ajuda a caminhar e a ser fieis no nosso sim. Nos recorda ainda que o importante é ser de Deus, é o viver por Ele e que o nosso fazer somente ganha sentido quando permanecemos nele. De nada adianta correr tanto se não somos capazes de viver no nosso mestre e esposo Jesus.
Que Sant’Ana nos ajude a viver a unidade, o amor verdadeiro, para que realmente possamos ser continuação da sua família e assim sermos dignos de ser chamados Filhos e Filhas de Sant’Ana.
Um forte abraço!

Padre Leandro, fsa

Multidão de fieis honraram Sant´Ana e São Joaquim





Os excelsos Padroeiros da cidade de São José de Mipibu foram homenageados ontem com a procissão de encerramento e a Santa Missa. Num final da tarde deste domingo, uma multidão radiante saiu em procissão pelas ruas da cidade acompanhando os Padroeiros que majestosamente passaram pela cidade abençoando os seus devotos. Depois de um cortejo de mais de uma hora, na Igreja Matriz, foi celebrada a missa de encerramento; fiéis dentro e fora da Igreja pediram graças e agradeceram a este casal virtuoso por toda intercessão, e nós como filhos deste casal e inseridos na Paróquia também demos a nossa gratidão por toda a paróquia que nos faz ser mais completos na nossa missão como Filhos de Sant´Ana.

Votos perpétuos








Na Solenidade de Sant´Ana, nossa Patrona, o Ir. Antônio Almeida fez sua promessa perpetua diante do Altar de Cristo. Numa manhã abençoada por Deus, onde os raios do sol iluminavam a aconchegante Capela de São Francisco em São José de Mipibu, diversas pessoas desde nossas irmãs no Carisma, congregações diversas e é claro as comunidades que são assistidas pelo o Irmão Antônio, privilegiaram e deram um toque todo especial neste dia tão bonito. Foi neste clima que a Celebração decorreu cheia de Graça e de muita emoção. Agora “tendo tudo em comum”, ele juntamente com todos os que compõem a Associação dos Filhos de Sant´Ana desempenhará com mais radicalidade aquilo que é próprio nosso e que foi o grande sonho a nossa Fundadora: “Evangelizar todo o mundo,converter os pecadores... ”

Que Sant´Ana o faça sempre fiel ao propósito perpetuado.

Festa no Projeto Madre Rosa





A festa no Projeto Madre Rosa encerrou com uma Celebração Eucaristica presidida pelo Pe. Valdo,fsa. Na celebração 4 adultos e uma criança foram batizados e, para deixar a festa com um toque bem familiar, o Ir. Antônio renovou seus votos até o domingo onde fará os perpetuos.
Lembramos Ana esta mulher tão virtuosa que trazia em seu ser uma vivência profunda como filha de Deus, e ao mesmo tempo introduzimos na comunidade Cristã mais 5 filhos Deus que irão colaborar no Projeto Salvifico, e com a renovação dos votos se confirmou o projeto que assumimos com o Batismo.

A nossa gratidão a todas as pessoas que colaboraram para que essa festa fosse realizada, aos noiteiros e aos Padres que presideram as celebrações, nosso muito obrigado.

Festa de Sant'Ana e São Joaquim


SALVE, Ó SANTOS GENITORES DE MARIA IMACULADA.

Ó, maravilhoso portento!
Alegra-te Joaquim, pois és pai da Mãe de Deus!
Alegra-te Ana, pois geraste a Imaculada!
Ó, Amor de Deus que ama o mundo, ó fruto da estéril, por vontade do Criador. Bendita és!
Ilustre casal, louvamos, bendizemos, glorificamos o nosso Deus, o seu Deus, o autor de toda esta grandeza que um mês é pouco para meditar.
Salve Glorioso Joaquim, Salve gloriosa Ana!

Nota sobre o mês de Sant’Ana Chegamos ao grande dia. Percorremos um mês refletindo sobre a marca de Deus na história de Joaquim e Ana. Que esta festa produza em nós um amor incondicional a Deus, pois através dos santos podemos torná-lo real. Este mês foi feito no único objetivo de com meditações, focando diversos pontos, pudessem nos ajudar a rezar e também para que os nossos leitores aprendessem mais sobre a vida de Ana e Joaquim. Também utilizamos Ícones, Imagens veneradas em algumas cidades, Igrejas dedicadas a eles e por último algumas devoções particulares nossas, da inteira Família de Sant’Ana. Os textos foram sempre escritos dentro de uma perspectiva espiritual e nem sempre teológica, segundo algumas reflexões de Santos da Igreja e do evangelho apócrifo de Tiago.

25/07/2009

Mês de Sant'Ana - XXXI dia


ANA E A VIRTUDE DA CARIDADE

Simplesmente a caridade de Ana foi trazer ao mundo a Mãe do Salvador. Ela definitivamente colaborou para a nossa salvação. Não preciso de muitas palavras para explicar isso, apenas deixo a pergunta para rezarmos nestas vésperas da grande Solenidade; como estou colaborando para que a salvação torne-se real na vida de cada filho de Deus?

Quero ser um colaborador da salvação, ao teu exemplo Ana me impulsiona a trabalhar, ir além, sair dos muros da minha vida, ultrapassar as barreiras dos preconceitos cristãos e definitivamente ser luz e sal no mundo. Amém!

24/07/2009

Mês de Sant'Ana - XXX dia


ANA E A VIRTUDE DA ESPERANÇA

Já é bem clara esta virtude na vida de Ana, para quem leu os artigos passados, mas façamos uma reflexão em cima da esperança de Deus e a de Ana. Deus espera do homem uma resposta ousada, uma decisão, as vezes louca por Ele, um esforço diário pela construção de seu Reino, e uma adesão a um caminho que nos levará a Vida eterna. Ana exercitou a esperança humana, esta que Deus quer. Ana cumpriu o desejo de Deus. Ela esperou porque confiou; e nós, estamos buscando realizar este desejo de Deus para que a esperança se torne concreta nas minhas atitudes no dia a dia? O que falta para que a esperança me torne uma pessoa mais virtuosa?

Ajuda-me Sant’Ana a refletir a esperança na vida. Ajuda-me a corresponder à espera de Deus, para que a realizando, eu seja digno da vida eterna. Amém!

23/07/2009

Mês de Sant'Ana - XXIX dia


TRÍDUO EM HONRA AOS SANTOS GENITORES DE MARIA IMACULADA (1° Dia)

Estas três reflexões de hoje em diante nos ajudarão de modo mais concreto a nos preparar para a Solenidade de Sant’Ana e São Joaquim. Meditemos e peçamos com todo fervor as graças que Deus almeja derramar através deles.

ANA E A VIRTUDE DA FÉ

Ana acreditou e por isso não desistiu. Foi a fé dela que a fez vê quando tudo estava escuro, foi a sua ardente fé que a preparou para a grande graça que estava para chegar. Peçamos a Deus que aumente a nossa fé, mas também nos dê uma fé sólida, como a de Ana, que provada no fogo das dificuldades e da humilhação por ser estéril, permaneceu com o coração em Deus. Deixe-se interrogar, no hoje o que está provando a sua fé, o que esta acontecendo para fortalecê-la. Medite, e peça ao Espírito Santo o dom de abrir-se a esta graça.

Ó Ana portadora da verdadeira fé, dá-me uma fé fundamentada na razão de Deus, no querer de Deus. Torna-me templo vivo da fé divina. Amém!

22/07/2009

Festa de Sant'Ana no Projeto Madre Rosa






I dia do triduo, permeado da Graça, aconteceu ontem na Capela de São Vicente. O Presidente da Celebração foi o Pe. Magno Jales, fsa que levou os fieis que estavam presentes a penetrar no misterio da Aliança que Deus fez com o povo. E também ajudou a copmpreender um pouco da figura de Ana, esta mulher tão virtuosa que temos como Patrona. A celebração fiocu aos cuidados dos noiteiros que forma os grupos e pstorais da comunidade. Aproveitamos para Agradecer aos convidados da noite de modo especial ao AÇAI PETRÓPOLIS.

Projeto Madre Rosa

Convite dos Votos Perpétuos do Ir. Antônio


Clique na imagem para visualizá-la


Mês de Sant'Ana - XXVIII dia


O AMOR ESPONSAL DE ANA II

Ana gerou a esposa das esposas. Não há em todo o mundo uma esposa que não busque se assemelhar a Ela, Maria, alma toda amante do seu Senhor, toda serva. Ana não tomou posse do seu fruto, mas impulsionada pelo seu amor oferta-o ao seu Bem, ela acha pouco só sentir, vai além, ela faz a oferta das ofertas, prova aceitável aos olhos de Deus. Ana plenifica a união divino-humano, através de sua fidelidade, pois nas fragilidades humanas, somente a graça de Deus poderia ser a explicação para tal doação. É através deste sinal que, contemplamos o amor de Deus que contempla o mundo. No olhar materno de Ana à Maria contemplamos o seu olhar amante para o único esposo de sua alma. Ana, alma esposa, refletida na união carnal com Joaquim, pedida por Deus.

21/07/2009

Mês de Sant'Ana - XXVII dia


O AMOR ESPONSAL DE ANA I

Ana vivia intensamente um amor esponsal por que acreditava na promessa do Senhor. Ana aguardou a manifestação de Deus, em sua vida, e mesmo em meio à dor ela quis deixar-se guiar pelo amor, amor esse que só prova aqueles que estão abrasados pelo fogo que consome a alma amante. A recompensa que ela teve, foi trazer em seu ventre a Mãe de Deus e tornou-se bendita pela graça singular que trazia em si mesma. Ana tornou-se mais do que esposa, a sua união em todos os sentidos com o seu esposo Joaquim, seja na carne, seja nas dificuldades, seja na esperança em Deus; a fez mais unida a Deus, mais esposa de Deus. Em Joaquim ela se fez um, e em Deus ela encarnou o amor próprio de quem ama.

20/07/2009

Dia da amizade


Ícone da amizade. Este ícone vem do Egipto, é do século VI. Nele vemos Cristo colocar a sua mão sobre o ombro do seu amigo, para caminhar com ele, para o acompanhar.
COMO SURGIU A DATA

A origem do Dia Internacional da Amizade é controversa. Isto é, ninguém sabe ao certo como foi que surgiu a idéia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos. Entretanto, acredita-se que a idéia tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Febbaro. Segundo histórias contadas na Internet, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra. Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade.
A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e, devagarzinho, acabou sendo adotada em outras partes do mundo.

OS MILAGRES DA AMIZADE

A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio.
A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração.
A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio.
A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque a gente não as realiza sozinho. São dois cérebros e quatro braços agindo.
A amizade diminui a distância. Embora longe, o amigo é alguém perto de nós.
A amizade enseja confidências redentoras: problema partilhado, percalço amaciado; felicidade repartida, ventura acrescida.
A amizade coloca música e poesia na banalidade do cotidiano.
A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade.
O amigo é a outra metade da gente. O lado claro e melhor. Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco mais de nós mesmos.
O amigo revela, desvenda, conforta.
É uma porta sempre aberta, em qualquer situação.
O amigo na hora certa é o sol ao meio-dia, estrela na escuridão.
O amigo é a bússola e rota no oceano, porto seguro da tripulação.
O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera num coração.
Autor: Roque Schneider
FELIZ DIA DA AMIZADE PARA TODOS(AS)

Mês de Sant'Ana - XXVI dia


HINO (PARTE XII)

Gloria nós vos damos, Princípio de tudo, pela grandeza do teu amor que envolveu na sua criação, aqueles que poderiam colori-la com tons divinizados pela fidelidade. Que o nosso louvor enalteça o vosso Filho unigênito, que se tornou próximo a nós, pela concepção do santo casal Ana e Joaquim, que trouxe ao mundo a Imaculada, a vossa Mãe. Seja sempre dada glória a teu Espírito Santo, que torna viva, eficaz, e criativa a tua ação salvífica para o teu povo que continua a construir o teu Reino. Ó Trindade Santa, bendita sejais sempre no testemunho de Ana e Joaquim, ajuda-nos a dizer sempre:
A estéril dá a luz à Mãe de Deus e Nutriz de nossa vida.
(estrofes de I a XII foram adaptadas do Hino da Natividade de Romano o Melode)

19/07/2009

Curso de Medtiação Cristã


O curso de Meditação Cristã aconteceu no dia 18 de julho, às 19h, na Comunidade do Pré-Noviciado, em Natal-RN.
Nosso ponto de partida foi:
•Podemos considerar que a meditação cristã é um tipo de oração oportuno e providencial para as pessoas do nosso tempo, embora tão antigo, como a tradição nos mostra.
•A pessoa de hoje anseia por formas de vida que respeitem sua inteireza e lhe devolvam sua unicidade, sua integridade sagrada, sua harmonia tão buscada e uma experiência de comunhão profunda, capaz de saciar todas as sedes.A meditação se apresenta assim como um caminho luminoso para o nosso tempo, unificando e integrando, libertando e refazendo, levando-nos de volta para casa, rumo ao centro de nós mesmos e nesse encontro com o profundo de nós mesmos nos proporcionando a experiência de comunhão íntima e profunda com o Deus-Trindade que em nós se faz presente.
Destes pré-supostos pautamos o nosso encontro em três objetivos:
•Conhecer a tradição cristã da meditação;
•Vivenciá-la como um caminho espiritual que nos pode levar a um encontro profundo conosco mesmo, com o próximo, com o universo (natureza) e com Deus.
•Descobrir que a verdadeira experiência de Deus nos faz mais inteiros, solícitos para com os outros e respeitosos para com todas as formas de vida e com o planeta; porque Deus nos criou à sua imagem e semelhança, nos fez todos irmãos e irmãs uns dos outros e nos deu toda a obra da criação para que nos tornássemos colaboradores seus no processo de criar e recriar o cosmos.
Agradeço às pessoas que participaram deste encontro como também àquelas que colaboraram para que fosse possível realizá-lo. Que Deus retribua a todas.
Pe. Magno Jales

Mês de Sant'Ana - XXV dia


HINO (PARTE XI)

Ó Deus Altíssimo, Criador do universo, tu Artífice de todas as coisas,somente com a tua palavra, que na tua sabedoria plasmaste o homem, tu mesmo, o único Amigo dos homens, concede a tua paz ao teu povo, ó Misericordioso, protege os fiéis Soberanos, para guardar e conservar sem distúrbios, como o Pastor, o rebanho, a fim de que cada um conservado nas sublimes estradas do tempo possa exclamar na eternidade presente o grande exemplo do casal tão predileto a vós, Senhor:
A estéril dá a luz à Mãe de Deus e Nutriz de nossa vida.