INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

30/06/2009

Mês de Sant'Ana - VII dia


Ana Mãe da Mãe de Deus

Nos diz o livro do Eclesiástico: “quem não se conhece melhor o homem do que pelos filhos que deixa?” o livro dos Provérbios afirma que: “o mérito do filho faz a glória do pai.” É impossível maior grandeza do que a de Maria Santíssima. Portanto o louvor da Mãe de Deus encerra de certo modo o louvor e a glória de Ana. “ todas as gerações me hão de chamar bem-aventurada.” Disse Nossa Senhora no êstase do Magníficat. Louvamos a Maria porque é Mãe de Deus, louvamos a Sant’Ana porque é a mãe da Mãe de Deus!

29/06/2009

Mês de Sant'Ana - VI dia


A natividade de Maria

“E se cumpriu para Ana os meses da gravidez. Ana dá à luz e pergunta a parteira: ‘ quem eu coloquei no mundo?’ responde a parteira: ‘uma menina.’ Ana retoma: ‘ a minha alma foi engrandecida neste dia.’ E a deitou e cumprindo os dias Ana se purificou e amamentou a menina e lhe deu o nome de Maria” ( Evangelho de Tiago cap 5, 11)

Ana ao receber a graça que tanto esperava reconhece o agir de Deus em sua vida, até que ponto reconheço a ação de Deus na minha vida? Sou-lhe grato sempre que sou agraciado?

Mês de Sant'Ana - V dia


O alegre anuncio de Maria

O anjo do Senhor se apresentou a Ana e disse: “Ana, Ana? o Senhor Deus escutou a sua oração. Conceberás e darás à luz; de tua prole se falará em toda a terra.” Ana responde: “viva o Senhor Deus! se devesse colocar ao mundo um homem ou uma mulher, disto farei dom ao Senhor meu Deus e estará ao seu serviço todos os dia da sua vida.”
( Evangelho de Tiago cap 4, 1)

A alegria do anúncio logo implica em Ana o compromisso com o Senhor. Diante deste exemplo, estou fazendo dos dons dados por Deus um compromisso com Ele?

28/06/2009

Mês de Sant'Ana - IV dia


O Lamento de Ana

Ana levantou os olhos para o céu e viu no loureiro um ninho de pássaros e subitamente entoou o lamento: “ai de mim! Quem jamais me gerou, qual ventre me trouxe a luz, o meu nascimento apareceu como uma maldição aos olhos dos filhos de Israel. Ultrajada e escarnecida estou sendo expulsa do templo do Senhor.”
( Evangelho de Tiago cap 3, 1)

Ana como uma mulher daquele tempo sente na pele a humilhação por ser estérie, mas dentro dela pulsava a esperança que a fazia cheia de graça. Como anda a minha esperança neste tempo de tantos acontecimentos tristes e que nos deixam muitas vezes cheios de angústia?

27/06/2009

Curso de meditação Cristã

clique na figura para visualizá-la melhor.

Mês de Sant'Ana - III dia


A angústia de Ana

Ana tinha dupla razão para gemer e lamentar-se: “chorarei a minha viuvez, ( Joaquim tinha fugido para o deserto) chorarei também a minha esterilidade”, Justina a sua serva se aproximou-se e lhe disse: “até que ponto afliges atua alma? Eis que chega o grande dia do Senhor e não te é licito estar em luto” Ana responde: “afasta-te de mim eu jamais cometerei semelhante coisa não obstante o Senhor tenha humilhado fortemente.” Ana esteve em grande tristeza.
( Evangelho apócrifo de Tiago cap 2, 1-3)

A dor de Ana coloca-se frente a uma realidade não indiferente a nós hoje, se com Ela rezamos logo pensamos; qual a profundidade da minha confiança em Deus quando os problemas pesam?

26/06/2009

Mês de Sant'Ana - II dia


Quem é Sant’Ana ( II parte)

Sant’Ana depois de São José foi a criatura mais íntima do Verbo encarnado, a intimidade do sangue e do parentesco, mãe de Maria, a Virgem concebida sem pecado, e por Maria, avó de Jesus Cristo; há um véu de mistério e um grande silêncio na história das escrituras sobre Sant’Ana mas, basta sabermos o que Ela é, e quão grande é seu poder e sua glória, basta-nos só isso: é Mãe da Mãe de Deus e avó de Jesus Cristo.

25/06/2009

Mês de Sant'Ana - I dia


Quem é Sant’Ana? (Parte I)

É aquela criatura privilegiada que Deus predestinou e escolheu para ser na terra, mãe da Virgem Imaculada, Mãe da Mãe de Deus, e avó de Jesus, Nosso Salvador. Sant’Ana, São Joaquim e São José, os pais e o esposo castíssimo de Maria, estão envoltos no silêncio e na humildade. Bem pouco deles se conhece e, no entanto o universo inteiro há séculos não cessa de cantar os seus louvores. Templos, altares, livros, estudos, festas, cânticos e suplicas em honra dos que formaram na terra a família mil vezes bendita do Verbo de Deus humanado.


24/06/2009

Nossa Missão - 01 - Ir. Antônio




Ir. Antônio Almeida de Oliveira, natural de Crateús-CE. Ingressou na Associação no dia 15.01.2002. Após concluir as três etapas formativas, aspirantado, postulantado e noviciado fez a primeira profissão religiosa no ano de 2004. Atualmente está residindo na comunidade do noviciado em São José de Mipibu. E fará os votos perpétuos na festa de Sant´Ana, no dia 26 do próximo mês.
Foi transferido da comunidade do juniorato, no ano de 2006, onde atualmente se encontra a comunidade do postulantado. Lá desenvolveu sua missão no PROMAR (Projeto Madre Rosa), onde acompanhava um grupo de jovens. Também desenvolveu seu trabalho missionário no colégio Maristella, na catequese, Primeira Eucaristia e Crisma.
Atualmente acompanha três comunidades: Rocinha, Bonfim, e Zoador.
O Ir. Antônio falou para os nossos leitores como é sua missão como Filho de Sant´Ana.

Informe: Como se encontra atualmente sua missão?
Ir. Antônio: Eu me coloco como aquele que deve levar a Palavra de Deus aos mais necessitados. E percebo que a missão do Filho de Sant´Ana é essa, de estar presente onde a Igreja não consegue estar plenamente.
Informe: Como foi o ínicio do seu trabalho apostólico aqui em São José?
Ir. Antônio: Tudo começou com o convite do Pe. Valdo para dar continuidade ao trabalho do Ir. Dyan e Marcílio. Desse convite deu-se o inicio a todo trabalho que tenho hoje. Hoje já consegui estruturar a comunidade da Rocinha, que foi uma das minhas prioridades. Na comunidade temos celebrações da Palavra todo domingo, uma turma de perseverança com estudo bíblico, grupo de jovens que demos inicio há duas semanas, terço dos homens, duas turmas de catequese de 1°Eucaristia e contamos com a coordenação.
Informe: E a comunidade do Zoador?
Ir. Antônio: Me fizeram um convite para fazer uma celebração de corpo presente, porque o Pe. Valdo não pôde ir, e dessa celebração começaram os convites para celebrar aos sábados, e hoje estou acompanhando a comunidade. Hoje temos a coordenação, grupo de catequese e Celebrações da Palavra. Na comunidade Bonfim, temos estudo bíblico toda Quinta.
Informe: E como se encontra a comunhão das Comunidades com a Paróquia?
Ir. Antônio: Sempre tento fazer essa comunhão, mas é um pouco difícil. E vários fatores implicam essa falta de comunhão, um deles é a consciência das pessoas de participarem de uma rede de comunidades que forma a paróquia, para eles é como se fossem cada um por si, aquilo que poderíamos chamar de ser Igreja. Mas aos poucos vou tentando conscientizá-los.
Informe: Além dessas Comunidades, existe algum lugar em que o senhor desempenha sua missão?
Ir. Antônio: Sim, também ajudo na formação dos noviços, como também dou formação para as pastorais da paróquia, nos eventos ou dependendo das necessidades. Como celebrações da Palavra nas outras comunidades.
Informe: Para finalizar como o senhor se encontra na sua missão particular unindo a sua missão como Filho de Sant´Ana?
Ir. Antônio: Eu acredito que o serviço à Igreja passa através dos pequenos trabalhos, estando a serviço da Paróquia como Filho de Sant´Ana e como batizado me faz colocar a minha pobreza a favor do povo de Deus. A formação que recebi pela Associação me faz mais convicto para evangelizar as pessoas. E o que me realiza é está na missão, isso completa meu ser de consagrado que ouve a voz do Mestre e sai para evangelizar.
Jarbson Batista

22/06/2009

Abertura do Ano Sacerdotal



Nesta sexta-feira 19 de junho – solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia de Santificação dos Sacerdotes – paraticipamos da celebração das segundas Vésperas, presidida por Bento XVI na Basílica de São Pedro. Com essa celebração, o Santo Padre abriu o Ano Sacerdotal por ele convocado, com o tema “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do sacerdote”, a convocação acontece por ocasião do 150º aniversário da morte do padre francês, São João Maria Vianney, o Cura D'Ars,e padroeiro dos párocos, e a partir de hoje,proclamado pelo papa, padroeiro dos sacerdotes de todo o mundo.
O Santo Padre desenvolveu a sua homilia partindo da festa que celebramos, contextualizando-a na liturgia do dia. Afirmou que no Antigo Testamento se fala 26 vezes do coração de Deus, considerado como o órgão de sua vontade.
Na solenidade do Sagrado Coração – frisou o papa – "a Igreja oferece este mistério à nossa contemplação, o mistério do coração de um Deus que se comove e derrama o seu amor sobre a humanidade". Nele, encontra-se o núcleo essencial do cristianismo, disse, acrescentando que em Cristo nos foi revelada e oferecida toda a novidade revolucionária do Evangelho: "o Amor que nos salva e nos faz viver desde já na eternidade de Deus".
Agradeceu ainda, a todos aqueles e aquelas que, respondendo a seu convite, se fizeram presente na Basílica de São Pedro para a celebração com a qual foi aberto o Ano Sacerdotal. E fez votos de que esta sua iniciativa seja uma ajuda e encorajamento a fazer deste ano uma ocasião propícia para crescer na intimidade com Jesus, "que conta conosco, seus ministros – ressaltou – para difundir e consolidar o seu Reino".
Em seguida, recordou as "promessas sacerdotais" feitas no dia da ordenação presbiteral e que são renovadas todos os anos, na Quinta-feira Santa, na missa do Crisma.
"Até mesmo as nossas carências, os nossos limites e fraquezas devem reconduzir-nos ao Coração de Jesus" – disse o Papa – ressaltando que nada faz a Igreja sofrer tanto quanto os pecados de seus pastores, sobretudo daqueles que se transformam em "ladrões das ovelhas" (Jo 10, 1ss) ou porque as desviam com as suas doutrinas privadas, ou porque as abordam com laços de pecado ou de morte.
"Também para nós, caros sacerdotes – exortou – vale o chamado à conversão e ao recurso à Divina Misericórdia, e igualmente devemos dirigir com humildade ao Coração de Jesus o premente pedido de que nos preserve do risco terrível de prejudicar aqueles a quem devemos salvar."
Por fim, Bento XVI recordou que "a Igreja precisa de sacerdotes santos; de ministros que ajudem os fiéis a experimentar o amor misericordioso do Senhor e sejam testemunhas convictas desse amor.
O Papa concluiu a homilia da celebração das segundas Vésperas dirigindo-se a Nossa Senhora: "Que a Virgem Santa, nossa Mãe, nos acompanhe no Ano Sacerdotal que hoje iniciamos, para que possamos ser guias firmes e iluminados para os fiéis que o Senhor confia aos nossos cuidados pastorais."
Unidos pois, a todos os sacerdotes e de um modo bem especial, aos sacerdotes Filhos de Sant’Ana, queremos dar os parabéns e a certeza de nossas preces para que esta iniciativa possa, de fato, atingir o seu objetivo de “ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea”.
Um feliz Ano Sacerdotal!
Ir. Josimar

Festa junina dos formamndos e formandas


O encontro intercongregacional dos formandos de Natal, aconteceu em Extremoz-Rn, na casa das Servas, no dia 20 de junho.
Foi um momento de confraternização do semestre, em que estiveram presentes os formandos e formandas dos Vicentinos, Filhos de Sant'Ana, Servas e Toca de Assim.
Pré-Noviciado

21/06/2009

Fotos Históricas IV

15/06/2009

Arraiá do NICP


CORPUS CHRISTI



A solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é para toda Igreja, um situar-se na relação amorosa de Deus pela humanidade. Ele deu seu Filho como expiação dos pecados e deixou-nos o Corpo e o Sangue de Jesus como alimento vivo e único da nossa alma. Historicamente, a festa deu-se inicio por volta do século XIII com a Bula “Transiturus”, do Papa Urbano IV, que de uma certa forma atendia as revelações da mística Juliana de Cornillon, nas quais o Senhor desejava a instituição de uma festa para celebrar a sua presença real no Santíssimo Sacramento. Um dos impulsos foi o milagre que ocorreu em Bolsena, em 1264 que serviu como resposta a heresia dos Cátaros.

Passados séculos a festa continua viva na vida dos fiéis, e, sobretudo na nossa como filhos de Madre Rosa mulher altamente Eucarística: “Eucaristia único e imenso tesouro da nossa alma”. Nossa alegria é saber que Ele está conosco, e estará até o resto de nossas vidas (Mt 28,20). Isso dá sentido à nossa jornada, rumo a concretização do Projeto que o Pai nos confia, e deixado por Madre Rosa “aos protagonistas da história”. Impulsionados pelo Espírito Santo que festejamos duas semanas atrás e agora com o Alimento Vivo que nos dar força e vigor, a Comunidade do Noviciado festejou com piedade e com esmero este Dom para toda a Igreja.
Jarbson Batista

11/06/2009

Noviços participam do II Novinter







Temos a grande alegria de partilhar a fantástica experiência que passamos no segundo Nivinter. Meditando sobre o tema "o seguimento a Jesus", a acessor, Pe. Josenildo da Diocese de João Pessoa, nos levou a refeltir sobre uma decisão radical de seguir a esse Jesus que nos deixou um exemplo bem prático de seguimento, atraves de sua fidelidade a seguir o projeto que o seu Pai lhe deu. O encontro aconteceu no Conveto de Porciúncula dos Frades Franciscanos da Ordem menor, na cidade Lagoa Sêca-PB, no periodo de 4 à 7 deste mês. Estiveram presentes além de nós, os Noviços Franciscamos da Ordem Menor, as Noviças das Irmãs Missionárias Carmelitas e das Irmãs da Mãe da Misericórdia. Os dias foram rechedos de muita partilha de carismas, de uma verdadeira alegria de jovens que desejam seguir a Cristo de forma radical, muito forró - afinal somos nordestinos e estamos nos mês junino - e momentos de relexão. Diante da avaliação feita, a mensagem que o acessor deixou foi que o Reino de Deus manifesta nos que estão ao nosso lado, e a nossa adesão a este Reino deve nos levar a uma fidelidade a ponto de subir na cruz e no alto, vermos o grande caminho que o povo de Deus Trilha nos calvários da Vida. Deixamos nossa gratidão aos Noviços e Frades Franciscanos pela sincera acolhida e pelo jeito tão irmão de estarem ao nosso lado, e as Noviças, a alegria de estarem junto a nós na confiança e fraterna disponibilidade.

Jarbas Batista

Encontro Intercongregacional



Nos dias 5,6 e 7 de junho, estiveram reunidos na casa de encontro das Irmãs de Nossa Senhora da Glória, em Mangabeira-RN, os Pré-Noviços (Filhos de Sant'Ana e Vicentinos) e as Pré-Noviças (Servas e Filhas do Amor Divino), para refletir sobre alguns temas da Formação Humana. O tema foi assessorado pela Ir. Maria Ferreira.
Pe. Magno Jales

07/06/2009

Fotos Históricas III

03/06/2009

Encontro vocacional








De 29 a 31/05 de 2009 realizamos em São José de Mipibú, na CSA do Noviciado, mais um encontro vocacional, tendo como tema central: O ENCONTRO. E dentro dele foram desenvolvidas diversas temáticas tais como: A importância de conforma-se ao grupo, com o objetivo de fazer com que cada um dos jovens percebesse que o grupo oferece a possibilidade de crescermos e amadurercemos para viver comunitariamente a nossa fé. Foi desenvolvida igualmente a descoberta do outro, cujo objetivo era fazer com que cada um percebesse o outro como um dom de deus os quais Deus nos dá gratuitamente porque quer que nos ajudemos mutuamente e vivamos entre nós o amor e a unidade. Porém o outro deve ser descoberto todos os dias.
E em sintonia com os eventos vividos por nossa família Religiosa neste mês, abordamos com muita inteireza a história dos Filhos de Sant´Ana , nestes 16 anos de vida no seio da Igreja, apresentado o carisma, a espiritualidade e os países que atualmente estamos presentes. Do mesmo modo a História de Madre Rosa, desde a sua tenra infância até a sua morte, recordando a fundação do Instituto, sua intensa vida de oração e experiência de Deus, o carisma e a espiritualidade desta bela Obra iniciada por esta grande mulher. Por fim concluímos o encontro vocacional com uma simples avaliação, a entrega das cartas aqueles que irão participar da Ix experiência comunitária em julho próximo e uma Ave Maria, agradeço ao Senhor pelos momentos vividos de encontro pessoal com Ele, que constantemente nos convida a respondermos generosamente ao seu convite: vem e segue-me.

Pastoral Vocacional