INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

30/05/2009

Coroação de Nossa Senhora





Na noite do dia 29 de maio, na comunidade do Postulantado, em Natal, nos reunimos para expressar a nossa devoção à Nossa Senhora.
Celebramos a coroação de Maria, como rainha do céu e da terra, e juntos, como irmãos, refletimos sobre a realeza de Maria, dom de Deus, que se fundamenta no serviço ao próximo - "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra" - , assim como fez seu Filho Jesus Cristo, que se fez Servo de toda humanidade.
Que Maria interceda por todos nós, para que aprendamos dela como servir e como fazer a vontade em Deus em nossas vidas.

Pe. Magno Jales




29/05/2009

Festa da Associação





Neste dia 26 de maio, celebramos 16 anos de aprovação da nossa Associação.
Aqui no Brasil, nossa celebração aconteceu às 17h e estiveram presentes os irmãos e formandos de nossas comunidades (Fortaleza, Natal e São José de Mipibu), as irmãs Filhas de Sant'Ana, e alguns amigos e benfeitores.
Iniciamos a festa com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Valdo e em seguida um momento de confraternização.
Que Deus sempre nos dê a sua graça de celebrar com alegria as maravilhas que ele faz na nossa vida.

Pe. Magno Jales

26/05/2009

Tríduo em preparação à festa da Associação









Durante os dias 23, 24 e 25 de maio, as nossas comunidades do Brasil estiveram reunidas em Natal para celebrar um Tríduo em preparação para a Festa da nossa Associação.
No primeiro dia, a comunidade de Fortaleza, nos ajudou a refletir sobre a pobreza de coração; no dia seguinte, foi a vez da comunidade de Natal, com o tema: Espírito de Família; e o terceiro, ficou sob a responsabilidade da comunidade de São José de Mipibu, com o tema: Doação Paterna.
Este tríduo foi um tempo propício para reavivar a chama do nosso carisma e fazer crescer sempre em nós o desejo de viver a nossa vocação em Pobreza de Coração, Espírito de Família e Doação Paterna.
Agredecemos às comunidades que se empenharam na preparação das celebrações e desejamos uma feliz festa da Associação.

Pe. Magno Jales

Festa da Associação

Como é maravilhoso poder contemplar a ação de Deus nas nossas vidas. Ele que apesar de todas as nossas misérias e infidelidades continua através o seu Espírito a conduzir a sua Obra e a concretizar nesta o projeto divino. É belo poder perceber que a nave ainda tão pequena e frágil continua a navegar em um mar, muitas vezes agitado e feroz; percebemos que muitas vezes realidades externas e internas dificultam o navegar da nave. As vezes é difícil acolher uma bandeira, aquela do “Patire e amare“, como algo de necessário e importante para o bem proceder da obra; já que se tem uma grande tentação de procurar na acomodação, no conforto aquilo que somente na doação e na entrega total de si se consegui.

Este ano esta pequena nave faz 16 anos de existência, e está chegando a juventude. No ano de 1882 o Instituto das Filhas de Sant’Ana também fazia 16 anos, foi um ano marcado por grandes eventos na vida da Madre e de todo o Instituto, como por exemplo: a estruturação do conselho geral, a decisão de transferir a Roma a sede geral, a morte da mãe de madre Rosa, e quase no final do ano, exatamente no dia 29 de dezembro, encontramos nas memórias, a primeira vez que a Madre fala da fundação dos Filhos de Sant‘Ana.

Imaginemos o que no coração da Madre era presente, de um lado toda a organização do Instituto feminino e do outro a voz Divina que constantemente a impulsionava a dar inicio a uma nova obra. Sem duvida não era fácil acolher tais desafios. Naquele momento Deus suscitava no coração de Rosa algo novo, o Espírito a impulsionava a dar uma resposta concreta a “Vontade Divina“. Mas o que dava a Madre a certeza de que isso era vontade de Deus? Imaginemos que nos encontramos em meio a grandes dificuldades, que precisamos de ajuda, de sustento para que aquilo que devemos fazer seja bem orientado e constantemente conduzido a vontade de Deus. Quanto para Madre era difícil ver que muitas vezes as suas filhas eram conduzidas por espíritos diversos e que isso ocasionava muitos distúrbios a Obra. Vem quase que espontâneo o desejo de uma ajuda. Aqui percebemos o quanto o Espírito ache através da nossa historia, quase como se aproveitasse daquilo que vivemos para nos mostrar o caminho a seguir. Podemos assim afirmar que deveríamos ter brotado em um momento de desafios, para sermos uma resposta concreta a estes. Mas os caminhos de Deus são misteriosos, aquele não era o momento para que tal obra surgisse, era simplesmente o momento escolhido por Deus para mostrar a sua vontade; como uma profecia proferida da boca de Deus.

Que neste dia tão especial o nosso coração possa si unir ao da Madre, para poder descobrir, cada vez mais, a vontade do Dileto Jesus, nosso amado Crucificado. Na certeza desta vontade, possamos ser ousados, corajosos e sobretudo incansáveis na busca da santidade. Deus nos confia algo de preciso e grande e depende do empenho, do amor de cada um de nós o florecer desta obra na Igreja. Cada um possamos dar o melhor de nós mesmos para que esta Obra possa ser pela Igreja aquilo que Deus quer.
Pe. Leandro Cunha

25/05/2009

CELEBRAR OS 16 ANOS DA ASSOCIAÇÃO

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que cheguemos à plenitude do coração” (Sl 89)

Mais um ano de existência. Toda celebração tem gosto de memória, de avaliação e de renovação. Os atos externos não são que a expressão daquilo que carregamos dentro como desejos de realização, seja no plano humano que naquele espiritual.
Perceber a nossa existência como entidade que traz consigo nobres objetivos é justo e necessário; porém bem sabemos que é no íntimo do nosso ser que a batalha quotidiana pela credibilidade do que somos e fazemos tem lugar. Encarar o tempo não somente como um espaço dinâmico onde escorrem os eventos ritmados pelo cadenciar das horas e das eras, mas como o agir constante daquele que no sétimo dia descansou para bem melhor contemplar a sua mais bonita obra: o ser humano, e que no oitavo dia nos presenteou com o dom da verdadeira vida no seu Filho bem-amado.
Perceber nestes 16 anos um contínuo crescimento, muitas vezes não visível aos nossos olhos mesquinhos, sedentos de poder tocar, sentir e avaliar segundo critérios que, embora critiquemos, aplaudimos quando se tratam de apresentar resultados segundo os parâmetros de um mundo sem amor e objetividade. Ter os olhos de quem vislumbra um horizonte vasto e luminoso, de quem não se da por contente somente com as migalhas do tempo presente, mas ousa lançar-se, embora temeroso diante do futuro, e aqui, quem não trouxer consigo suas inconsistências e perplexidades, atire a primeira pedra; mas certo de que conseguirá atingir a meta almejada.
Irmanados neste tempo tão belo, visto com os olhos do Ressuscitado, saudemos este evento com profunda reverência, e, reconheçamos sem medo a nossa parcela de responsabilidade no sucesso desta Obra, desejada pelo Senhor desde sempre e que um dia, foi depositado como sonho no coração de uma forte Mulher. Hoje, nós filhos do coração da Santa desejamos uns aos outros alegria, paz, comunhão e estima para que no tempo não nos cansemos de louvar o Senhor pela sua Obra presente em nossa Associação.

PARABÉNS QUERIDA E AMADA ASSOCIAÇÃO!
PARABÉNS A CADA MEMBRO, FORMANDO E SIMPATIZANTE PELA FIDELIDADE E DESEJO DE SANTIDADE!
QUE DEUS NOS ABENÇOE POR INTERCESSÃO DE SANT’ANA MÃE DE MARIA IMACULADA!
Pe. Valdo fsa.

18/05/2009

NICP ganha medalha de prata!



Dos dias 21-04 a 16-05, aconteceram aqui em São José, os II jogos olimpicos da pastoral da juventude, e pela primeira vez o grupo de jovens NICP participou jogando em dua modalidades: Futsal masculino e Queimada feminino. Infelismente o futsal foi eliminado na primeira fase mais consegumios chegar na final com as meninas. Na primeira fase desclassificamos um dos melhores times da paroquia o MEJ. As meninas jogam super bem, foi um pouco dificil para vencermos, talvez faltou um pouco de ataque nelas e isso favoreceu o nosso time que venceu nos dois tempos e conseguimos chegar a final, mas infelismente ficamos com a medalha de prata, o time adversario, Laranjeiras, é bem experiente e deixou as meninas um pouco apreensivas que dificultou em muitas jogadas.No momento da premiação o Grupo de jovens foi parabenizado pelo participação nos jogos, por ter feito a diferença, enquantois muitos brigavem, discutiam o nosso semeou a paz. E em consideração ganhamos o troféu do Grupo que venceu a modalidade futsal masculino como reconhecimeto da pcificação dos jogadores.Fazemos do nosso nome uma missão e queremos vivê-la onde estivermos.
Jarbson Batista

09/05/2009

Feliz dia das mães




Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar
entre nós tua face materna...
Por isso criaste todas as mães!
Peço-te por minha mãe,
sinal concreto e visível de teu amor entre nós.
Multiplicai os seus dias
em nosso meio!

Acompanha-a em todo riso
e em toda lágrima,
todo trabalho e toda prece,
todo dia e toda noite!

Que tua bênção cubra de luz
a vida de minha mãe para que,
inundada de ti, ela seja sempre mais
Presença do divino em minha vida. Amém!


FELIZ DIA DAS MÃES

Casa Mãe - Piacenza - Quarto da Madre Rosa

Comunidade do Noviciado vive profundamente a Festa de Madre Rosa





Depois de termos vivenciados os noves dias da novena em preparação a festa de nossa Fundadora, demos continuidade com a vigilia de oração feita no dia anterior a festa. O tema: "Madre Rosa esposa de Cristo" e o lema: "uma linda história de amor esponsal aceso, sofrido e gozado na mais ciumenta intimidade" nos ajudou a compreender, através das leituras biblicas e dos escritos da Madre, qual o sentido real desse amor provado pelo tempo e pela vida. E se o noviciado é esse tempo de enamorar-se com o Carisma, essa foi uma oportunidade tanto para os noviços, como para os irmãos que compõe a comunidade de aprofunadar, de mergulhar na riqueza da nossa fundadora. Festejar a memoria de uma santa de um modo bem particular daquela que sonhou com a nossa Associação é ver que Deus é o Autor de tudo,e se Ele escreve a nossa história no tempo é por que o valor que temos é imenso diante daquele amor que foi provado até mesmo numa cruz, e se foi provado numa madeira quanto mais será provado nas nossas fraquezas, nas nossa limitações. Aliás a experiência que Madre Rosa fez foi essa que quanto mais humana ela fosse tanto mais estava próxima de seu esposo que a amava loucamente e era correspondido pelo amor doado dela.
Jarbson Batista

Festa de Madre Rosa










Quatro dias de festa motivou a comunidade da Rocinha - São José de Mipibu. Muitos foram aqueles que se deixaram embalar pela espiritualidade da sua padroeira, a Beata Madre Rosa, que seu exemplo atraiu centenas de pessoas para a capela improvisada. Os festejos deram início no domingo com a celebração da santa missa presidida pelo Pároco Pe. Josenildo Bezerra que impulsionou a comunidade a viver tais dias com devoção e piedade. No segundo dia a celebração da palavra foi presidida pelo Ir. Antônio, fsa responsavel pela pastoral na mesma. No terceiro dia, o Pe. Magno conduziou a assembléia a uma reflexão sobre oração, ela que esteve presente antes de tudo na vida de Madre Rosa. E por fim, no dia dedicado a Madre Rosa, aconteceu a procissão em que os fiéis acompanharam a imagem conduzida pelo povo passando pelas ruas da comunidade o dia deu prosseguimento com a celebração da missa na presidência do Pe. Valdo,fsa que na sua riqueza espiritual fez o povo ali presente se inebriar do carisma de nossa fundadora. Nesta celebração ocorreu também um batizado. O Sorteio como estava previsto ocorreu logo depois das apresentações de dança e de musica. Ao térmio da festa, a comissão organizadora agradece por tamanha participação da comunidade de forma concreta e ativa, e que concerteza a evangelização e convivência fraterna foram marcas desses dias em honra a Madre Rosa. Lembramos também que toda a arrercadação feita pelo sorteio, barracas e doações serão destinadas para a construção da segunda etapa da capela.

Jarbson Batista

04/05/2009

Aniversário do Pe. Valdo




" cada passo que eu dou, vejo ao meu redor folhas que vão ao chão, folhas verdes, folhas secas, folhas vivas mortas, mortas vivas não, roubadas pelo vento provadas pelo tempo, assim canta uma canção católica que expressa o caminho que o ser humano trilha, sempre na busca da vida, essência escondida em Deus. Por muito tempo vagávamos no escuro a busca de uma luz, outrora rejeitada por nós mesmo, esta luz veio e marcou a vida de uma vez por todas e o que agora vemos e tocamos é a vida que como as folhas caem, mas permanecem no ciclo de existência... A melodia continua a exalar o fio de ouro que nos faz estar, certeza de celebrar o que não vemos, de tocar o que o nosso tato não sente; esperança sempre viva a vida é sempre nova nos faz crescer, surgem galhos velhos caem nova chance de viver, cair, levantar, perder recomeçar, mas se tua mão me sgurar, Senhor, subirei apoiado em Ti..." Estes foram alguns trechos da homenagem dirigida ao Pe. Valdo na tarde de ontem. Nós queremos fazer a mais belas homenagem, mas diante de um homem tão sábio que se deixou levar pelo crescimento do intelecto; queremos pedir a Deus pela sua vida, mas diante de um home que caminha tão convisto à santidade e que vive numa íntima união com Deus. Queremos também fazer a mais belas das festa dentro da nossa comunidade, mas dinate de um homem que busca antes de tudo a fraternidade, para nós não nos resta mais nada a não ser que se debruçar diante da grandeza infundida na vida do Pe. Valdo. Nossos mais sinceros PARABÉNS!

COMUNIDADE DO NOVICIADO

Uma feliz festa de Madre Rosa!


“Meu Bem, me faz morrer!
Toda a noite durou este estado e esta manhã, na minha comunhão. Oh! Doce Amor, que de tão forte provei!
E sempre me continua;
não sei como conter-me, procuro estar em mim mesma mais que posso
e vou sempre pensando nas realidades da Obra.
Mas o meu Amor é forte e me vence. Quanto tenho medo que alguém perceba!
Tú, docíssimo meu Bem, poderias dizer que coisa sabe
fazer em uma criatura assim mesquinha e ignorante.
Oh! bondade infinita, amor, incompreensível!”
(Mem. p. 496)


Como seria surpreendente se tivéssemos como viajar no tempo e contemplar com os nossos próprios olhos o dia 6 de maio de 1900. Estar ali no quarto onde Madre Rosa viveu, sem dúvida, o momento mais belo e esperado da sua vida. Podemos chamá-lo o momento do encontro, da verdade, da vida; encontrar-se com o seu Sumo Bem e poder permanecer n’Ele por toda eternidade. Naquele momento, não somente o seu coração ardia, como tantas vezes nas suas memórias escutamos falar; mas agora, todo o seu ser queimava de amor pelo seu grande Amor. Olhar nos olhos do Amado, deixar-se seduzir e guiar-se por Ele, falar palavras de amor e fazer daquele momento a eternidade. Imagino que enquanto as irmãs ali presentes guardavam o seu corpo já sem vida, algo de maravilhoso acontecia. A partir daquele momento terminavam as dores, os sofrimentos, tudo aquilo que tanto machuca o nosso ser. Agora, nesse momento, somente alegria e vida.

Este foi, sem dúvida, o momento mais feliz de toda a vida da Madre, pois se concretizou aquilo pelo qual lutou toda a sua vida: ser inteiramente do seu Dileto Jesus, o seu amado Crucificado.
Sabemos que não é possível voltar àquele momento, mas ao entrar neste quarto, ao menos com a mente, e porque não dizer, neste lugar santo, podemos fazer memória daquele dia e, ao revivê-lo, encontrar forças para continuar o nosso caminho e tomar consciência de que também podemos vivê-lo se, como a Madre, formos ousados em antecedê-lo de uma vida de amor e doação.

Como nos custa viver este amor, como é difícil ter a coragem de perder tudo, de consumir-se em Deus e por Deus. Sabemos que neste amor teremos tudo, mas muitas vezes o buscamos em coisas passageiras e efêmeras. Nos iludimos, buscamos a vida, e aquilo que encontramos é a morte. Quantas vezes nos esquecemos que o amor a Deus não é feito de bonitas palavras, ou mesmo de ricos rituais, nos iludimos e deixamos de percorrer o verdadeiro caminho. Amar é, acima de tudo, deixar-se amar pelo Amor, e quando seduzidos por ele, sermos capazes de amar a tudo e a todos. Ver o outro como sacramento de Deus na nossa vida e, como por um milagre, nos decidirmos em perder tudo, esquecer-mos da nossa vontade, das nossas ideias, viver para fazer o outro feliz; viver para dar vida ao outro.
Achamos que quanto mais tivermos, mais seremos felizes, mas Madre Rosa, como grande discípula do Cristo, nos ensina que é dando tudo que se ganha o tudo, que é tendo a coragem de perder que podemos nos tornar grandes vencedores! Doar a vida é sempre muito difícil! Muitas vezes, pensamos somente em nosso bem estar, em nossa felicidade, achando que esta é destacada da felicidade dos outros. Somos egoístas e, tantas vezes, incapazes de amar por amar. Quando realmente amarmos, doar-se nunca será um peso, e sim, o sentido do nosso viver!
Neste dia tão especial, que possamos fazer uma grande festa pela nossa Madre, nossa mãe! Que sejamos capazes de deixar que estes sinais vividos hoje, possam nos convencer de que somente vivendo este amor-doação, tudo teremos. Quem dera este sonho se torne realidade e, sem dúvida, a partir de nós, um mundo novo começará a surgir! No amor, a nossa esperança será fortalecida, e mesmo que o Amado demore a vir, nosso coração deve sempre viver a certeza que no final, Ele sempre vencerá! Talvez a nossa missão seja simplesmente aquela de plantar, mas se temos esperança, sabemos com certeza de que um dia outros colherão.

Penso que hoje, o que a Madre mais nos teria a dizer seria: “CORAGEM, e com um fervoroso empenho imitemos *(a Cristo) em tudo, e junto a vós, estreitos como vos tenho no meu Caro Crucificado, façamos um voto ao Coração de Jesus de ser até a morte seus por toda eternidade.” (Lett. 230, vol 4)

Uma feliz festa de Madre Rosa!

Padre Leandro, fsa


* Neste texto a Madre se refere a Santa Rosa de Lima, mas podemos perceber que as virtudes que a Madre reconhece nesta santa, nos conduz de modo espontaneo a propria imitação de Cristo.