INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

30/04/2009

FALA SENHOR O TEU SERVO ESCUTA!



FALA SENHOR O TEU SERVO ESCUTA!
(1Sam 3,10)

Rendemos graças ao Senhor pelo seu imenso amor e porque com carinho sem igual nos chamou a vida e dentro dela nos concedeu a graça de servi-lo mais de perto na Família de Sant’Ana.
Num gesto de gratidão, louvamos ao Pai por nossa caminhada no Pré-Noviciado, fazendo assim 6 meses de um positivo e frutuoso caminho de amadurecimento, crescimento, comunhão fraterna e encontro pessoal com Jesus. No entanto, queremos estar sempre atentos a voz do Senhor e numa atitude de escuta e serviço.
Somos Gratos ainda, a inteira família dos Filhos de Sant’Ana, que a cada dia nos ajuda a dar passos em nosso processo de formação e de forma particular, o Pe. Magno Jales, nosso formador, que com total doação paterna nos vem ajudando a continuamente correspondermos aos apelos que Jesus nos faz.
Que Sant’Ana, Maria Imaculada e a Beata Madre Ana Rosa Gattorno, nos ajude a cada dia vivermos com generosidade e integridade a nossa vocação: Dom gratuito de Deus.

PRÉ-NOVIÇOS:
Edson Alves e Tállison

29/04/2009

Encontro vocacional








Nos dias 24 e 25 de abril, demos inicio o nosso I Encontro Vocacional 2009 na comunidade do postulantado em Natal, one contou com a participação de 15 jovens provinientes de varias cidades do RN. Na sexta iniciamos com a celebração da Santa Missa, tendo a noite um momento de recreação e animação. Com a Oração das Laudes e a Celebração Eucaristica demos inicio o nosso encontro do sábado, que deu continuidade com a explanação do tema : « Buscas », onde trabalharam varios subtemasque refletiram elementos suficientes para um boa caminhada de discernimento vocacional. De manhâ, tivemos como facilitador o Ir. José Charlesque trabalhou sobre tres pontos relacionado a Busca:
Onde estou? analisando a realidade do grupo e do meio social em que age, para que podermos dar uma resposta generosa e adequada as realidades ;
Para conhecer a mim mesmo : fazendo com que os jovens descubram que têm possibilidade de conhecer seus valores e suas limitações e que podem dar o melhor de si mesmos a serviço do outro ;
A vocação como resposta nossa a Deus : que enfatizou o surgimento e missão do filho de Sant`Ana no coração da Igreja.
Sabemos que o conhecimento de nós mesmo é tarefa dificil que requer silêncio, humildade e abertura ao outro e confiança nos proprios valores e nos valores dos outros, pois quando descemos na profundeza de nosso Ser, entramos em um mundo relamente rico que suscita muitas interrogações.
De tarde, os jovens trabalharam com o Ir. Eliano na elaboração do Projeto Pessoal Vocacional, que se distingue claramente dos bons propósitos, pois depende de uma escuta atenta, discernida do que Deus quer para mim. Um discernimento integral, que abrange todos os niveis da personalidade : humano, Espiritual, pastoral e Vocacional. Com isso foi apresentado como ponto essencial a fidelidade aos encontros que sempre acontecerá nos ultimos finais de semana de cada mês ; engajamento de forma efetiva em suas paroquias ; e a vida de oração como importantissimo em responder ao chamado de Deus.
Terminamos o encontro encaminhando alguns trabalhos para os jovens como momento de deserto e orações orientado pelo Ir. Charles, com a finalidade de fazer com que os jovens cresça na escuta da voz de Deus, pois a espiritualidade é a ação do Espirito Santo a partir da abertura dada ao chamado vocacional.


Ir. Eliano

27/04/2009

Fotos Históricas II - 1ª Assembleia

Novena de Madre Rosa


Caríssimos Irmãos e Irmãs,


Hoje começaremos como Família Religiosa a novena em preparação a festa de Madre Rosa. Que neste tempo possamos estar unidos através da oração. A oração para Madre Rosa é a chave de todas as graças, justamente porque nos colocamos na presença do Sumo Bem e deste modo nos deixamos transformar pela sua graça. A oração como uma realidade constante que acompanha toda a nossa jornada, ou seja, vivemos a cada momento na presença de Deus, vivendo e fazendo a sua vontade. Que neste tempo através da nossa fidelidade, do nosso renovar o Sim ao Senhor, possamos ser acolhedores de todas as graças que Deus deseja constantemente derramar sobre nós e que muitas vezes devido as nossas infidelidades não produzem os frutos pensados por Deus. Que o nosso estar em Deus provoque uma nova primavera na nossa família e assim belíssimo será este jardim na Igreja.

Padre Leandro, fsa


Festejos à Madre Rosa!



Os festejos em homenagem à Padroeira da Rocinha, Madre Rosa Gattorno, começam no próximo dia 03 de maio com o tema: " Minha vida é um nada para oferecer em prosperidade da Igreja". A programação acontecerá à noite, sempre às 19hs, com missas e celebração da palavra seguidas de momento musical, barracas de lanches e jogos. Na última noite, 06 de maio, haverá procissão saindo da granja hidroverde, onde a festa acontecerá, e passando pelas ruas da comunidade. Nesse dia será sorteada a rifa de: Uma garrafa térmica, um ferro elétrico, um liquidificador, um ventilador e um prêmio surpresa. os bilhetes estão sendo vendidos por 2,00R$ pelos agentes pastorais da comunidade.

PROGRAMAÇÃO:
Dia: 03-05
Santa missa
Presidente: Pe. Josenildo Bezerra
Dia: 04-05
Celebração da palavra
Presidente: Ir. Antônio, fsa
Dia:05-05
Santa missa
Presidente: Pe. Magno, fsa
Dia: 06-05
18:30hs- Procissão
19:30hs- Missa de encerramente
Presidente: Pe. Valdo Feitosa, fsa
Venha e participe conosco deste momento de festa.

25/04/2009

capela em honra à Madre Rosa começa a ser construída





Deu inicio nesta semana a construção da Capela Madre Rosa, na comunidade da Rocinha-São José de Mipibu/RN. Esse é um projeto bem antigo, desde quando nós, Filhos de Sant´Ana, começamos a ação apostólica na comunidade e só agora foi possivel o inicio da primeira etapa, que consta do erguimento das paredes até o "radiê", populamente conhecido.Isso só foi possivel graças a doação de alguns menbros da comunidade, juntamente com arrecardação feita na festa da padroeira no ano passado.A capela será de porte pequeno, uma nave central, uma sacristia e um banheiro. Na segunda etapa a comunidade pretende colocar as tesouras que é de um custo alto, e portanto nós queremos estender as nossas mãos e pedeir a colaboração daqueles que possam ajudar na construção da primeira capela em honra a nossa Fundadora (primeira capela publica, por que outros capelas destribuidas pelo Brasil já forma construída mais todas são particulares, dentro dos conventos ou instituições). Os contatos para doação podem ser feitos, na comunidade do Noviciado. Informações pelo telefone: 3273-3903.

Jarbson Batista

22/04/2009

Formação intensiva.


Durante 5 dias neste ultimo final de semana, estavamos em tempo de formação. Aproveitamos para penetrar no que se diz respeito ao carisma fundacional de Madre Rosa, e nós como membros intrísecos desta obra, mergulhamos de fundo naquela expêriencia que Roga Gattorno viveu como instrumento de Deus.Os "esquemas sobre a história e carisma do Instituto", é como um farol que nos conduz a um porto seguro. Este por vez é o próprio Cristo autor de toda e qualquer vocação; e comtemplar a vocação da nossa Fundadora é como perceber em qual mar estamos navegando e termos a certeza da voz que nos chama a um carisma próprio da Família de Sant´ANA.Reler os fatos históricos, sem duvidas nos ajuda no VER=CRER, e dessa forma podemos afirmar, que este tempo de formação, Noviciado, é um verdadeiro enamorar-se com O Esposo de nossas almas, Aquele Dileto que Madre Rosa tanto amou e que nos deixou seu exemplo como autentica filha de Sant´Ana.

Jarbson Batista

Fotos Históricas I

Belíssimo vídeo sobre a comunicação

Novidades no Informe fsa

Como você já deve ter percebido, o INforme fsa está com novos recursos. Tudo isso para deixá-lo mais iterativo, porque a sua participação é muito importante para nós. Aí vai a descrição das novas ferramentas:


TRADUTOR - Agora você pode ler as postagens na sua própria língua. Basta escolher o idioma na caixa "Google tradutor" que será aberta uma página com a tradução meio que "ao pé da letra" do blog.
BARRA DE VÍDEO - Assista aos vídeos do Canal do Vaticano no Youtube, sem sair da página do Informe.
ASSINE O INFORME FSA - Insira o seu e-mail e receba as atualizações.
SEGUIDORES DO INFORME - Clic no botão "Seguir" e seja um dos nossos leitores oficiais.
COMENTÁRIOS - Abaixo das postagens você poderá expressar, através dos seis ícones existentes (legal, divertido, brilhante, chato, confuso ou eu discordo), qual a sua opinião sobre cada uma delas; além, é claro, de poder comentar tudo aquilo que é dito no blog, clicando no link "Comentários".

16/04/2009

Morte, morrerás.



"Oh! Morte, que alguns dizem assombrosa
E forte, não te orgulhes, não és assim;
Mesmo aquele a quem visastes no fim,
Não morre; não te vejo vitoriosa.


"Vens em sono e repouso disfarçada,
Prazeres para os que tu surpreendes;
E o bom ao conhecer o que pretendes
Descansa o corpo, a alma libertada.


"Serves aos reis, ao azar e às agonias,
A ti, doença e guerra se acasalam;
Também os ópios e magias nos embalam,
"Como o sono. De que te vanglorias?

Um breve sono que a vida eterna traz
Golpeia a morte, Morte morrerás."

John Done
(Poeta inglês do Século XVII)

14/04/2009

Lenda chinesa

Conta a lenda que uma velha senhora chinesa possuía dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava nas cosastas. um dos vasos era rechado e o outro perfeito. este último estava sempre cheio de água ao fim da longa caminhada da torrente até a casa, enquanto aquele rachado chegava meio vazio. Por longo tempo a coisa foi assim, com a Senhora chegando em casa com somente uma vaso e meio de água. Naturalmente o vaso perfeito era muito orgulhoso do próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir só a metade daquilo que deveria fazer. Depois de dois anos, refletindo sobre a própria amargura e derrota de ser "rachado", o vaso falou a senhora durante o caminho: "Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho me faz perder metade da água durante o caminho até a sua casa..." A velhinha sorriu: "Você reparou que lindas flores tem somente do seu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e, por isso, plantei sementes de flores na beira da estrada do teu lado. E todo dia, enquanto a gente voltava, tu as regavas. Por dois anos pude recolher aquelas belíssimas flores para enfeitar a mesa". SE TU NÃO FOSTE COMO ÉS, EU NÃO TERIA TIDO AQUELAS MARAVILHAS EM MINHA CASA."

13/04/2009

Outra impressão sobre o encerramento do Encontro sobre a Liturgia do Tríduo Pascal








Aleluia! O Senhor ressuscitou!

Nessa Alegria encerramos o encontro formativo ue teve como tema: "A liturgia do Tríduo Pascal"
O encontro durou cinco dias com o objetico de nos ajudar a celebrar de maneira mais consciente e ativa as celebrações do Tríduo Pascal.
No domingo da ressurreição toda a comunidade presente se reunia em torno do altar do Senhor pata celebrar com tatal vigor a grande festa do ressuscitado.
Imbuídos pelo laço de fraternidade todos em seguida nos dirigimos para o refeitório onde lá tomamos o café com o ressuscitado no clima de alegria e festa. Concluímos com este momento o nosso encontro que foi de grande valia, pois todos agora mais conscientes e mais preparados podemos levar aos outros a mensagem mais verdadeira e eficaz.
Somos gratos a Deus por nos ter proporcionado esse momento formativo e ao mesmo tempo proveitoso para o nosso cresciemento. Somos gratos ainda ao Pe. Magno, que, com esforço e fervor, soube tão bem transmitir a mensagem para cada um de nós durante estes dias de encontro.
Que a luz do Cristo Ressuscitado nos ilumine e nos livre de todo mal, para que, possamos viver bem tranquilos e felizes todo o tempo pascal.

Tálisson

12/04/2009

Café com o Ressuscitado




Neste doingo da Páscoa, com muita alegria, encerramos o nosso encontro sobre a Liturgia do Tríduo Pascal.
Celebramos a solene Eucaristia em memória da Ressurreição do Senhor, e, logo após a homilia, cada um dos participantes do encontro (os formandos e formadores) expressou o que significou este momento de formação sobre o Tríduo Santo.
Após a Eucaristia tivemos o café com o ressuscitado, momento de confraternização e de alegria de estar juntos e viver a ressurreição de Jesus.
Que a celebração da Páscoa nos faça sempre mais compromentidos com o Evangelho de Jesus e com a vida que se expressa de diversas maneira.
Pe. Magno



Sábado Santo




Após despertarmos, na oração da manhã ao cantarmos no salmo: "O homem justo há de alegrar-se no Senhor e junto dele encontrará o seu refúgio, e os de reto coração triunfarão" (Sl 63,11), ração iniciamos o dia nessa perspectiva e animados para celebrar frutuosa e ativamente a grande vitória de Cristo, que é a sua ressurreição. Em seguida, tomamos café ansiosos pelo encontro formativo que, assim como nos dias anteriores, nos proporcionou de vivenciar a celebração com mais integridade.
Ainda no encontro da manhã, tivemos mais um laboratório litúrgico que nos ajudou a percebermos a importância do acendimento e entrada do Círio na celebração, pois isso não deve ser feito de qualquer maneira mas sim de forma consciente, já que o círio nos remete a Cristo Ressuscitado em meio a nós. Também, fizemos um estudo dirigido da origem e evolução da vigília.
No momento formativo da tarde, fizemos uma vivência do "Exultet" e preparamos as celebrações da Vigília Pascal e do Domingo de Páscoa.
E à noite celebramos alegremente a Vigília Pascal.

Adriano, José Ailton e Clebson

É HORA DE RECOMEÇAR A VIAGEM!


Podemos comparar a vida do homem a uma belíssima viagem! Uma viagem marcada por tantos imprevistos, que o faz viver momentos de sofrimento e outros de alegria. O certo é que um dia, mesmo sem querer, ele partiu; aos poucos foi tomando consciência de tudo o que estava ao seu redor; a cada momento foi aumentando o seu ciclo de amigos, alguns que chegaram para ficar, outros que simplesmente passaram pelo seu caminho. Em alguns dias a alegria de conhecer algo de novo, de continuar firme a viagem; outras vezes o desanimo, o cansaço, a desmotivação em continuar. Para alguns esta viagem é breve, para outros muito longa. Alguns continuam a viajar cultivando no coração a certeza de que um dia a viagem terminará, não cultivam um objetivo, simplesmente caminham. Outros ao contrario sabem onde querem chegar e se deixam motivar a cada momento por esta meta. Outros alem da meta tem a certeza de que não estão sozinhos, que sempre tem alguém que os acompanha, lhes motiva e ajuda a caminhar. Nós cristãos devemos sempre mais pertencer a este ultimo grupo. A nossa viagem é marcada principalmente pela presença do ressuscitado. Durante o tempo da quaresma realizamos uma longa viagem. A cada domingo a liturgia nos fazia visitar novos lugares e ao mesmo tempo éramos interpelados a viver determinadas realidades. Vamos juntos refazer esta viagem: *Fomos conduzidos com Jesus ao deserto, e ali fomos chamados a dizer não ao pecado. *Depois subimos o monte Tabor, e juntamente com os discípulos, contemplamos a gloria de Deus, e fomos chamados a reconhecer a divindade de Cristo. *Do Tabor entramos no Templo, contemplamos o zelo di Cristo, e fomos chamados a entrar em intimidade com Ele através da oração. *Saímos do Templo e era hora de estar aos pés da cruz, o chamado a fazer da cruz a bússola que orienta a nossa vida. *Entramos então no próprio Cristo, e n’Ele contemplamos a verdade e a vida. *Com o povo de Jerusalém aclamamos a Jesus, e fomos convidados a reconhecê-lo como Rei e Senhor. *No cenáculo participamos da última Ceia, onde Cristo se torna pão de vida eterna, aqui o convite a nutrir-se sempre deste alimento divino. *Reconhecemos depois que não basta estar aos pés da cruz é necessário morrer com Cristo. *E se morremos com Ele, com Ele também ressuscitaremos para uma vida nova.Longo foi o caminho e nele podemos encontrar um belíssimo roteiro se realmente queremos ser autênticos discípulos. Como estar a sua viagem? Tem consciência de onde deve chegar? Vive na certeza de que nunca estar sozinho? A nossa viagem deve ser marcada pela alegria, pois o Cristo ressuscitado caminha conosco. A cada momento Ele nos mostra o caminho a seguir, nos levanta quando caímos, nos anima quando estamos desanimados... Como a Madalena devemos reconhecê-lo e ter a coragem de gritar para todos que somente no nosso Amado Mestre encontramos a verdadeira vida. É tempo de retomar tua viagem, hoje é tempo novo, tempo de graça. O Senhor te dar a oportunidade de recomeçar, não te deixa aprisionar pelo teu passado, mas ao contrario faz dele um instrumento de aprendizado para que possas construir um futuro novo. O que passou, passou, não podemos mudar, mas sem duvida o Ressuscitado nos dará a graça de fazermos diferente de sermos uma constante novidade na vida de muitos. Deixa Deus fazer o novo na tua vida. Deixa o Ressuscitado ti conduzir por caminhos de vida eterna, deixa que a tua vida com Ele, se torne uma verdadeira aventura de amor e santidade. FELIZ PASCOA!!!!!!


Padre Leandro Cunha Lopes, fsa

11/04/2009

Paixão de nosso Senhor





Após a noite de vigília eucarística, iniciamos o dia em oração, contemplando a postura da mãe e do discípulo amado ao pé da cruz, a oração foi dirigida pelos noviços Jarbas e Jarbson.
às 8h avaliamos a Celebração da Santa Ceia e tivemos a formação sobre a Sexta Feira Santa.
No segundo momento da manhã, no laboratório litúrgico, contemplamos, através de slides, alguns dos grandes sofrimentos da humanidade, o que nos ajudou a contemplar o sofrimento de Cristo que tomou sobre si as nossas dores. O laboratório nos ajudou a vivenciar de maneira mais plena a entrada e adoração da cruz. Logo após refletimos sobre as partes que constituem a celebração da Paixão do Senhor.
À tarde nos dirigimos para o Mosteiro Sant'Ana, em Emaús, onde participamos da Celebração da Paixão do Senhor.
À noite, participamos da via-sacra na comunidade do Postulantado, encerrando este dia.
Elias

10/04/2009

Primeiro encontro da pastoral vocacional em Fortaleza

Houve neste fim de semana 29/03 nosso primeiro encontro vocacional deste ano de 2009, na comunidade Ir. A. Paulina Cavalcante, Fortaleza-CE, com dois jovens: Marcelo (à direita) e Rogério (à esquerda). O tema do encontro foi uma reflexão do evangelho de Mt. 19,21 “SE QUERES... VEM E SEGUE-ME”.Refletimos a atitude da parábola do Jovem Rico e dentro o chamado que Jesus o fez; “Se queres ser perfeito, vai vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me” Para o Jovem Rico desapegar-se de seus bens matérias foi um desafio, com a não confiança em si mesmo, não pôde enxergar o tesouro de sua vida, lhe faltou coragem de deixar tudo para abraçar o TUDO, que é Deus. Não se sabe se ele voltou a se encontrar com o Mestre. Fica uma incógnita.
Prosseguimos nossa reflexão aprofundando o chamado que Deus fez a Beata Madre A. Rosa Gattorno, Compreendendo que para seguir Cristo é precisa saber o que nos inquieta e nos motiva para abraçar a vocação; seja ela leiga, matrimonial, religiosa ou sacerdotal. De forma breve falamos do carisma da família de Sant’Ana em especial a dos Filhos de Sant’Ana. Os jovens se sentem animados e dispostos a dar continuidade ao processo de discernimento vocacional. Encontraremos-nos no terceiro Domingo de cada mês. Desejosos em fazer a vontade do Pai caminham para a descoberta de sua vocação que é tão bela!

Ir. Gilvan Bezerra da Silva,fsa

Páscoa de nosso Senhor Jesus


Caríssimos Irmãos Formandos, Vivemos como Igreja um tempo forte e rico no qual somos chamados a contemplar e seguir os passos do nosso Dileto e Amado Jesus. Contemplar porque somente estando sempre aos seus pés conhecemos a nós mesmos e nos tornamos capazes de caminhar na vontade do Pai. Seguir, pois somos chamados a deixar tudo, de modo especial a nós mesmos, para com a nossa vida, a cada momento estarmos na presença do nosso Crucificado. Com Jesus Sacerdote, oferecermos a nossa vida como vitima. Com Jesus Crucificado, morrermos na cruz. Com Jesus Ressuscitado, recomeçarmos uma vida nova. Que este tempo de graça possa ser para cada um tempo de graça e de confirmação da vocação dada por Deus.Um forte abraço e bom caminho!
Padre Leandro, fsa

Reconheceram Jesus ao partir o pão







Segundo dia do encontro sobre a liturgia do Tríduo Pascal (09-04)

O dia de hoje foi marcado pelas celebrações próprias deste dia, e a formação histórica e teológico-litúrgica desta quinta feira, que nos introduz no Tríduo Pascal.
Pela manhã participamos da Missa dos Santos Óleos na Catedral Metropolitana de Natal, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Matias e concelebrada por 157 padres da Arquidiocese e o povo de Deus.
As reflexões deste dia partiu da fração do pão. Refletindo sobre a fração do pão por Jesus e nós como seus discípulos, abertos a reconhecê-lo como o Senhor neste gesto. Daí a importância de tomar consciência do significado deste ato na missa.
Para este fim utilizamos o Laboratório Litúrgico para experimentar o sabor e a essência desta parte da missa tantas vezes abafada pro outras coisas.
Só compreendendo este gesto do Senhor em sua última ceia é que partimos para o ato de lavar os pés. Com todo este estudo celebramos de forma mais participativa a missa do lava pés. Este gesto deixado por Jesus como exemplo de serviço deve ser repetido por todos nós.
A noite prosseguiu com a vigília eucarística até às 6 da manhã. Cada um dos participantes fez uma hora de adoração numa atitude de vigilância com Cristo.

Jarbas e Jarbson