INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

29/03/2009

A razão do diabo!


Um outro tema que nos chamou a atenção foi sobre os Anjos, que enquanto criaturas de Deus, vivem em função do amor, mas não sabem o que é amar. Porém conhecem o intelecto de Deus e sabem do plano divino de salvação.
Lúcifer por vez “pensou” que não poderia amar, mas os filhos de Deus mesmo amando iriam transgredir a lei e romper com a aliança. Diante disso Deus, mesmo assim, iria reconciliar consigo mesmo as criaturas (Cl 1,20), por que somos sua imagem e semelhança (Gn 1,26).
Então o anjo da luz enfurecido, diz: “Quero ser como Deus”. E quem como Deus? É a resposta que o Arcanjo Miguel deu. Automaticamente Lúcifer foi expulso do paraíso e se tornou inimigo de Deus e de seus filhos por que não pode ser como nós.
Ele quer tirar de nós essa dignidade de filiação divina, nos levando a uma cegueira com relação ao amor de Deus.

A redenção acontece na Cruz com o Filho de Deus, para sermos nele os filhos adotivos, ai vem todo o temor do diabo a cruz por que foi nela que Cristo restabeleceu a condição filial quebrada por Adão e Eva no paraíso. Fomos redimidos e por tanto ele não tem mais poder sobre nós a não ser que permitamos, por isso que ele nos tenta na nossa fraqueza.

Jarbson Batista

Formação com Pe. Dalmário


Na tarde de Sábado, tivemos a graça de termos uma partilha de conhecimentos com o sábio Pe. Dálmario. Uma tarde rica e grandiosa ao nosso espírito. Gostaria de partilhar alguns tópicos oferecidos pelo Padre e que foram de grande proveito para nós noviços:

A Igreja está desde sempre nos planos de Deus, antes mesmos a fundação do mundo, ou seja, ela foi gerada no seio da Trindade.
Desse modo pode-se fazer uma leitura dos acontecimentos, que estão dentro do plano da salvação, e que marcam a Igreja como povo de Deus. Entre estes destacamos:

Quando o povo foi liberto do Egito e fizeram uma noite de vigília ao Senhor (Ex 12,40-42). Mais adiante no mesmo livro quando Moisés avança sobre o mar vermelho para a passagem do povo que agora passa a temer o Senhor, podemos considerar alo fato, à luz da fé, no Antigo Testamento já a presença da Igreja, o povo que é liberto pelo Senhor e que se reúne em Seu nome para render os devidos louvores: a palavra: QAHAL- Aqueles que seguem o caminho. Passa a designar a Igreja enquanto “assembléia”.

Do Resto de Israel, o povo que aguarda a vinda do Salvador, nasce a Imaculada. Gerada no seio de Ana, predestinada por Deus a ser isenta do pecado original, ela é a “filha de Deus”. Com o pecado de Adão de Eva fomos privados da filiação divina e por isso necessitamos do batismo para restabelecer a nossa dignidade de filhos de Deus, o próprio Filho de Deus quis ser batizado para assim Deus declarar: “Este é meu filho muito amado...” (Lc 3,22) e Maria foi aquela que provou antes mesmo de tudo a salvação divina.


De Maria nasce o Salvador, aquele que vem romper a Lei e o pecado e comunicar a Graça-a redenção: “Moíses deu a lei, Cristo a Graça” (Jo 1,17)
Com a escolha dos Apóstolos, e logo após os discípulos, a Igreja continua sua missão salvadora, quando no dia de Pentecostes as portas se abrem para todo o mundo e se começa a difusão e o número dos fieis aumentou consideravelmente (At 2,41).

Jarbson Batista

Formação intercongregacional



No período de 13 a 15 de março, realizou-se o primeiro encontro intercongregacional do núcleo CRB-Natal, para formandos e formandas do Aspirantado, Pré-noviciado e Noviciado.
O tema do encontro foi: "Liturgia com foco na Eucaristia" e foi assessorado pelo Pe. Magno.
Estiveram presentes os Aspirantes Vicentinos, As Pré-Noviças das Servas do Imaculado Coração de Maria, os Pré-noviços e os Noviços Filhos de Sant'Ana e os seus respectivos formadores.
Pré-Noviciado











21/03/2009

“Senhor, que Tu queres que eu faça?”


Os Filhos e as Filhas de Sant´Ana, Vivendo a alegria do seguimento, chega até você Jovem e lança o convite outrora feito pelo próprio Jesus para participar do “Despertar Vocacional”, a realizar-se no próximo dia 29 de março de 2009. O encontro acontecerá na casa dos Filhos de Sant`Ana a partir das 8 hs, e concluirá com a Celebração Eucarística às 15 h, localizado na Av. Prudente de Morais, 2318 Natal ( ao lado do Corpo de Bombeiros). Os interessados confirmar a presença pelo telefone (85) 3213-5116.Venha participar conosco!
Deus chama e espera de você uma resposta!


Ir. Eliano

e na quaresma...


15/03/2009

Festa de São José


Carissimos irmãos e irmãs,

Nos aproximamos de mais uma grande festa para nós Filhos e Filhas de Sant'Ana, momento no qual fazemos memoria de São José.Para nossa amada Madre Rosa ele era o "Pai da Providencia". Ela sempre havia uma grande certeza de que com a sua proteção tudo Deus providenciaria para "Sua Obra". Que no nosso coração possa crescer o desejo de estarmos sempre muito proximos dele e deixar que ele abra o nosso ser para acolhermos as graças divinas que cosntantemente são derramadas. Sem dúvida vivemos em um momento historico no qual muito dependemos desta providencia para continuarmos a ser no mundo uma presença do amor do Pai.
O Senhor nos fez sonhar e nós confiantes na sua providencia nos abadonamos na realização deste sonho, devemos com todo o nosso ser nos doarmos a aquilo que Deus nos confiou, ultrapassemos todas as barreiras que nos impedem de ser AMOR-AMANTE, e continuemos a sonhar o sonho de Deus.

FELIZ FESTA DE SAO JOSÉ
Pe. Leandro, fsa

11/03/2009

Hora do Planeta 2009


O WWF-Brasil participa pela primeira vez da Hora do Planeta, um ato simbólico, que será realizado dia 28 de março, às 20h30, no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.
O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem como objetivo chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas.
Por que participar?
Porque o Brasil precisa demonstrar que a sua população está atenta ao problema do aquecimento global e disposta a tomar as atitudes necessárias para reduzir estas ameaças. Queremos que os brasileiros se juntem a um bilhão de vozes em todo planeta, chamando os líderes mundiais a assumirem sua parte na solução do problema. Saiba mais

Participe! É simples. Apague as luzes da sua sala.

07/03/2009

Hino da CF 2009

Dia Internacional da Mulher


As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher.Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher. Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos. Estás enfermo? O toque da mulher é curativo. Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher. Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano. Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza, e admiram a dádiva que é ser mulher!

04/03/2009

Gratidão aos Filhos de Sant'Ana




Tivemos a alegria de contar com a presença do Pe. Magno e dos Postulantes Talisom e Edsom durante o mês de fevereiro. Foi uma alegria poder contar com a presença destes nossos irmãos que vieram despertar em tantos jovens e na comunidade a disponibilidade do seguimento a Jesus. A presença de cada um deles com certeza foi incentivo na fé desta comunidade paroquial e de um modo especial nos jovens. Com certeza colheremos os frutos mais adiante.A paróquia de São Paulo Apóstolo só tem que agradecer por mais este dom. Nossos agradecimentos em especial à Associação dos filhos de Santana por mais esta oportunidade. A paróquia de São Paulo Apóstolo está sempre de braços abertos para acolher a presença dos Filhos de Santana para os estágios pastorais.Muito obrigado de coração ao pe. Manuel e Pe. Valdo por mais esta oportunidade.
Pe. Joaquim Ataíde
Administrador Paroquial da Paróquia de Pedro Avelino