INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

31/01/2009

Despertar Vocacional


“Senhor, que Tu queres que eu faça?”

Os Filhos de Sant´Ana, chamados pelo Pai a viver com maior plenitude a graça do Batismo e empenhados em seguir Cristo casto, pobre e obediente, realiza no próximo dia 29/03/2009 despertar vocacional e convida você jovem chamado por Deus a consagrar sua vida no trabalho do Reino, a participar deste encontro. O mesmo acontecerá a partir das 8:00 horas na Comunidade dos Filhos de Sant´Ana, localizada na Av. Prudente de Morais, 2318, confirmar presença pelo Tel. 3213-5116.
Venha participar conosco!

Pastoral Vocacional

30/01/2009

Confira o canal de notícias do Vaticano no YouTube


Este canal oferece uma cobertura informativa das principais atividades do Santo Padre Bento XVI e dos acontecimentos vaticanos mais relevantes. É atualizado frequentemente. As imagens são produzidas pelo Centro Televisivo Vaticano (CTV), os textos são redigidos pela Rádio Vaticana (RV) e pelo CTV. Os vídeos notícias oferecem uma apresentação das posições mais relevantes da Igreja Católica sobre as principais questões do mundo de hoje. Os links permitem o acesso aos textos completos e oficiais dos documentos citados.

Acesse o canal no lik abaixo:

Tudo é ciclo


Tudo é ciclo, vai e volta.
As folhas que desabam um dia já estiveram no alto,
cumpriram sua missão e caíram,
mas nem por isso deixaram de ter importância,
porque, mesmo no solo,
tem a capacidade de transformação:
viram adubo, se misturam à terra,
alimentam novamente a vida.
Observemos, pois, essa simplicidade, tão nobre,
de saber aprender com as nossas quedas.

João Ricardo Correia
(Texto extraído do Jornal JH Primeira Edição. Quarta feira, 28 de janeiro de 2009)

Encontro de formação dos junioristas





No período de 21 a 24 de janeiro, estivemos reunidos na casa de encontro da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus, em Macaíba, para o encontro anual dos junioristas, para refletir sobre a liturgia.
Juntamente com os irmãos Anderson, Gilvan, Juscimar, Fábio, Ronaldo e Antônio trabalhamos os seguintes temas:

o Estudo e aplicação do Laboratório Litúrgico
o Mistagogia e o método mistagógico
o Liturgia e sentidos
o A luz como sinal sacramental da Liturgia das Horas
o Ofício Divino das Comunidades
o Celebração Eucarística

O encontro foi muito proveitoso, atrelando o conhecimento à prática, nos ajudou a compreender melhor o sentido daquilo que celebramos, através dos esudos, das vivências, das celebrações e dos momentos de partilha.
Que a liturgia seja sempre celebrada em todos os momentos de nossa vida como memorial da paixão, morte e ressurreição do Senhor, que nos ordenou celebrar este mistério sempre.
Meus agradeciementos aos irmãos que participaram deste encontro e que aderiram a proposta trabalhada.

Pe. Magno Jales

28/01/2009

Na onda de Cristo queremos seguir




“Precisamos de santos que usem calça jeans e tênis; Precisamos de santos que vão ao cinema, ouvem musica e passeiam com os amigos; Precisamos de santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se “lascam” na faculdade; Precisamos de santos que tenham tempo todo o dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que se consagrem sua castidade; Precisamos de santos modernos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo; Precisamos de santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos. “(Papa João Paulo II)”.

Impulsionados por esse desejo de sermos santos do nosso modo, com a nossa juventude, experimentamos O Cristo, na sua riqueza maior de graças e de amor.
Com o auxilio do grupo de jovens de Emaús, VPC (vencedores por Cristo), que deu um brilho todo especial à tarde jovem promovida pelo Grupo de jovens NICP, passamos uma tarde diferente e ousada. Ousada porque fizemos prevalecer o Cristo jovem, que está presente na juventude. Todo o dia foi seguido por momentos de louvor, celebração da Santa Missa, apresentações do modo de ser igreja na juventude e por fim encerramos com Adoração.
Esse momento deve-se uma ênfase toda particular, pela experiência que os jovens fizeram. Verdadeiramente o Espírito Santo veio e colaborou na experiência particular de cada um com o próprio Jesus que é pura misericórdia. Palavras seriam insuficientes para expressar a manifestação de Cristo na vida de cada um.

JARBSON BATISTA

Formação anual dos juniristas


APROFUNDAMENO DO DOCUMENO DE APARECIDA

“A desafiante proposta de Aparecida” foi o tema que nos interpelou a uma séria reflexão sobre o agir da Igreja na América latina na manhã de formação do dia 21 de janeiro. Os Junioristas no tempo de formação anual intensiva e nós Noviços adentramos no conteúdo do texto conclusivo da Vª CELAM acontecida em Aparecida do Norte. Como o tema já afirma: desafiantes são as propostas que o documento nos apresenta como Igreja.
A temática principal abordada pelo Assessor, o Noviço José Ailton, e acolhida por todos os que estavam ali presentes foi pautada sobre a seguinte questão: “... E nós como Filhos de Sant´Ana, o que estamos fazendo para atender às necessidades do povo sofredor, dos pobres?”
Todo o Documento vem preparado para despertar naqueles que o lêem a necessidade de sair dos muros do próprio comodismo espiritual e social para ir ao encontro do outro que sofre por que não tem seus direitos reconhecidos como válidos; que sofre porque não tem justiça e mais ainda pelos que sofrem porque não conhecem a Deus.
O Documento, afirmou o assessor, deixa claro que somente através de um processo contundente de evangelização em dinâmica missionária é que se poderão superar tais desafios e assim afirmar o primado e a soberania de Deus na vida de cada cidadão latino-americano. E que a nossa Associação tem um papel determinante enquanto Igreja neste processo de transformação religioso-social.
A nossa gratidão a Deus e aos irmãos pela oportunidade de viver o que a Igreja nos propõe.

COMUNIDADE DO NOVICIADO

14/01/2009

FEED-SE - Agora você pode assinar o INformefsa


Feed em inglês (no sentido que nos interessa) significa "alimentador". Os sites que disponibilizam algum tipo de Feed, comumente chamado pelo nome do formato ou por um apelido de XML, RSS, Syndication, Feeds ou Atom, permite você adicionar (alimentar) o link de um ou mais feeds de um ou vários sites em um mesmo "agregador de feeds", que é um programa que administra todos os sites agregados.

Imagine que você gosta de várias revistas e livros e geralmente para adquirir estas publicações, você precisa ir a várias bancas especializadas para poder adquirir o que você quer. Agora imagine o comodismo que seria, se todas essas bancas tivessem um serviço de avisar quando cada revista que te interessa chega e ainda, levá-las até a sua casa sem você ter que ligar pedindo? Essa é grande a vantagem na utilização dos feeds.

Para você acompanhar as atualizações do Informe basta colocar o seu e-mail no formulário: "Assine o Informe fsa" e receber as atualizações no seu e-mail.

Discurso de encerramento da Escola de Formadores


Começo, meio, fim e re-começo são quatro etapas de um mesmo processo: A VIDA. Estas etapas se nos apresentam como algo inesperado, mas nada é mais constante na jornada humana. Sempre que pensamos terminar alguma coisa, iniciamos outra. Acredito não existir vácuo entre o término e o início. E este, é o motivo de estarmos aqui esta noite: para celebrar o fim ou o começo de uma nova etapa da nossa caminhada, ou quem sabe isso não seja nem o começo nem o fim, mas o meio de um processo que começou no início de nossas vidas e que terminará quando Deus nos chamar de volta para o seu seio, mesmo assim isso ainda não será o fim, mas recomeço de uma nova vida.

NO COMEÇO tudo se resume a motivação e expectativas, medos, inseguranças, o desejo de desbravar novas terras. Interagimos com o mundo e os seus atores com leveza e crença. Mas num dado momento, começamos a questionar e a duvidar, como se estivéssemos acima do bem e do mal, como se fôssemos os donos da verdade. Na verdade, o que queremos, de fato, é descobrir o caminho que se abre para nós.

Considero essa fase como sendo a mais incrível das nossas vidas. Tudo se apresenta como novo e desafiador. Planejamos e agimos pensando em benefícios futuros, que podem ou não acontecer. Temos que acreditar que nossas expectativas se confirmarão. É isso que nos provê a vontade e esperança para prosseguir.

No começo, a Escola de Formadores se apresentou como “Prontidão para construir o caminho”; foi a euforia, o entusiasmo, a alegria, o conhecer-se e o conhecer o outro, o medo, a insegurança do novo, e ficava sempre a pergunta: “será que vai dar certo?” Será que vale a pena?” “Será que eu vou até o fim?”. Mas no fundo todos nós tínhamos uma boa expectativa de que seria um momento único de nossas vidas e que deveria ser aproveitado, minuto a minuto. Realmente nos colocamos disponíveis para construir este caminho juntos, juntas, com muita alegria e desejosos de crescer sempre mais.

NO MEIO temos a possibilidade de reavaliar nossos objetivos, o que normalmente não fazemos. Abraçamo-nos tão forte com nossas convicções que não conseguimos abandoná-las facilmente. Seguimos na busca daquilo que acreditamos desejar.

No meio a Escola de Formadores nos propôs “Disponibilidade para deixar-se modelar”. Eis o desafio: não endurecer, mas ser flexível como a argila nas mãos hábeis do oleiro, que paciente, atencioso e com arte modela e remodela a argila e faz dela o que bem entende. Talvez seja esta a etapa mais exigente e comprometedora da vida. Sentíamos as dores do processo de modelagem, mas dentro de nós uma voz nos dizia que era preciso prosseguir e, com disponibilidade nos deixamos modelar.

NO FIM começamos a perceber que teremos que lidar com as nossas frustrações. Não podemos ligar os pontos (erros e acertos) olhando para o futuro. Só podemos fazê-lo vendo o passado. Fazemos escolhas que não tem um resultado imediato, mas os seus efeitos se evidenciam depois.
Tão certo quanto isso é a resistência que temos ao menor sinal de mudança. Resistimos porque é mais confortável permanecer onde estamos ao ter que trocar essa condição pela incerteza.

No fim, na Escola de Formadores, a última etapa se apresentou como “Liberdade para assumir a missão”. Aqui, com um olhar meio que retrospectivo, tivemos que aprender a fazer a releitura de toda a nossa caminhada, vendo os nossos erros e acertos para construir a vida religiosa que queremos e sonhamos, assim seremos realmente livres para assumir a beleza da missão que a formação nos oferece.

Descobrimos que o fim, na verdade, é um começo, ou melhor um novo começo, melhor ainda, um re-começo, porque relendo a nossa caminhada percebemos que, muitas vezes nos perdíamos no caminho, que tomávamos um rumo diferente daquele que nos propomos a seguir no início. Daí descobrimos frustrados que não poderíamos voltar e começar a caminhada de onde iniciamos. Porém uma esperança se nos abria: poderíamos re-significar o caminho feito e começar novamente, recomeçar, reiniciar de onde paramos, retomar a direção inicial.

O RE-COMEÇO é uma verdade evidente. Vejo-o como oportunidade de evitar erros, de cometer outros, de ter e repetir acertos e novos aprendizados.

Penso que o re-começo seja como viajar numa estrada já conhecida, por onde já passamos com pressa sem ter prestado atenção nas paisagens e sinalizações. Por mais longa que pareça essa viagem, ela começa com o primeiro passo. Enquanto ele não for dado, permanecemos no mesmo lugar.

No re-começo o peso de ser vitorioso é substituído pela leveza de ser novamente um iniciante. Devemos apreciar melhor a paisagem e observar mais as sinalizações ao longo da estrada. Pode ser que alguma paisagem nos interesse mais ou ainda que alguma sinalização nos leve para outro destino.

Talvez a maior lição que levaremos para as nossas casas desta escola seja a arte de re-começar que nasce de um outro aprendizado, re-ler, re-significar as experiências. No fundo foi isso que nós vivenciamos aqui nestas quatro etapas em que estivemos juntos. Todos os conteúdos, os assessores, as vivências, os trabalhos em grupo, os momentos de oração, as refeições, os momentos de descanso, as partilhas, as festas, as alegrias, as tristezas, o cansaço, a frustração, o medo, a abertura, tudo isso nos foi propício para sermos peritos em re-começar, em saber dar um novo significado aquilo que fazemos e somos.

Talvez a Escola de Formadores devesse ser re-nomeada para Escola de Re-começadores, por que foi isso que nós aprendemos aqui, a re-começar; e talvez seja essa a nossa missão como re-começadores, ajudar a tantas irmãs e irmãos nossos a re-ler, re-significar suas vidas para poder re-começar sempre de novo a caminhada iniciada.

Um agradecimento todo especial aos re-começadores desta terceira escola: Aparecida, Marineis, Cida, Isabel, Edjane, Núbia, Rúbia, Poliana, Terezinha, Lurdiha, Eunice, Isaura, Gilmarta, Irani, Geovan, Pedro, Tony, Fábio, Antônio, Gimersson e Magno. Porque foram estas pessoas que se colocaram disponíveis para fazer todo o processo de formação da escola e que assumiram para si a sua mística.

Agredecemos ainda aos outros irmãos e irmãs que iniciaram a camihada conosco, mas que por tantos outros motivos tiveram que deixar o percurso.
Agradecer também às nossas Congregações que nos dispuseram para este tempo de formação e os nossos irmãos e irmãs das nossas diversas comunidades que nos apóiam nesta missão tão árdua e tão bela da formação.

Um agradecimento todo Especial aos vários Assessores que doaram um pouco de si para nós e que nos incentivam com o seu amor por Jesus Cristo, pelo Reino de Deus, pela Vida Consagrada e pela Formação.

Agradecer à Ir. Carmina e toda a sua equipe de funcionários, que caminharam junto conosco com carinho e prontidão.

Agradecer também a CRB Regional Recife que com tanto carinho, através da coordenação da Escola, preparou este tempo de formação e foi, em nosso meio, uma presença solícita, atenta e terna.

Finalizo agradecendo a Deus que nos chamou à vida e depois à uma vocação de consagrados. Que Ele firme os nossos passos nesta caminhada e venha ao nosso lado, nos ajudando a percorrer este caminho até o fim, ou melhor até o re-começo deste caminho quando ele nos chamar para a vida eterna, nossa última e primeira vocação.

Muito obrigado e um bom re-começo para todos

Pe. Magno Jales da Costa, fsa

Encerramento da Escola de Formadores


No dia 14 de janeiro de 2009, em Carpina-Pe, aconteceu o encerramento da III Escola de Formadores do Regional Recife da CRB. O Irmão Fábio e o Pe. Magno foram participantes desta escola, que começou em julho de 2007.

Foram quatro etapas (julho de 2007, janeiro de 2008, julho de 2008 e janeiro de 2009)

Na primeira etapa, o tema foi: “Prontidão para construir o caminho”. Nesta etapa de trinta dias trabalhamos dinâmicas de entrosamento, auto-conhecimento, personalidade, caráter, bloqueios, defesas, processo de amadurecimento, integração afetiva sexual, Eneagrama, experiência de Deus: Imagens de Deus, experiência pessoal, experiência através de movimentos eclesiais/populares, oração pessoal e comunitária, análise de Conjuntura: Contexto sócio-político-econômico, dimensões da Formação: Missionária e Carismática, qualidade das Relações: familiar, comunidade formadora, congregação, povo.

Na segunda etapa, que durou quinze dias, cujo tema foi a “Disponibilidade para deixar-se modelar”, trabalhamos a segunda etapa do Eneagrama, Culturas e etnias, A pessoa do formador e da formadora: identidade, integração psico-espiritual e Ministério da Escuta: Formas de acompanhamento.

Na terceira etapa, que durou um mês, deu continuidade ao tema iniciado na etapa anterior: “Disponibilidade para deixar-se modelar”. Trabalhamos nesta etapa: Identidade da VC: Impasses e desafios, Perfil do Jovem: influências sociais, religiosas, econômicas, Cristologia: O itinerário formativo na pedagogia de Jesus, Discernimento: humano, espiritual, processo vocacional, motivação, missão, profetismo, Eclesiologia e identidade da Vida Consagrada, terceira etapa do Eneagrama, Formação e Questões Jurídicas: seleção, admissão e demissão, Questões de Gênero.

Na quarta e última etapa, que teve duração de quinze diz, tivemos como tem: “Liberdade para assumir a missão”. Nesta etapa trabalhamos: Etapas de formação e processo formativo,Teologia da Vida Consagrada e Retiro.


Pe. Magno Jales

II ASSEMBLÉIA GERAL DO INSTITUTO SECULAR DAS FILHAS DE SANT´ANA





Foi neste espírito que nos dias 02 à 10 de janeiro, a Coordenadora, juntamente com seu conselho e delegadas de diversas parte do mundo, estiveram reunidas no Crato-Ceará, para estudarem, refletirem e rezarem as diversas necessidades atuais do Instituto ouvindo assim o clamor da humanidade.Muitos frutos foram plantados por todos os que participaram, desde da representante das Fillipinas, Bolívia, Peru, Italia e Brasil unidos no só coração e num só carisma. além de tudo isso faremos um panorama dos dois ultimos dias que vivenciamos como família de Sant´Ana.

EXPRESSÕES CARISMATICAS
Todo o dia 09/01 foi dedicado para a apresentação das natureza dos 5 ramos da família que se segue a sequência: Primeiro as Filhas de Sant´Ana na sapientíssima pessoa da Ir. Antonieta sollon, que colocou em questionamentos a missão e a preferência pelo o outro sem distinção.O segundo foi a família do Mosteiro de Sant´Ana, apresentado pela consagrada leiga Maria José que mostrou a formação da família:Irmãs de clausura, Adoradores leigos e Adoradoras leigas consagradas.Logo em seguida o movimento da esperança expressou aquilo que lhe é proprio na pessoa do Antônio Pádua, respónsavel a nível de Brasil.Por quarto o Instituto Secular mostrou um video de como elas vivem no mundo, e por ultimo nós Filhos de Sant´Ana mostramos para os participantes aquilo que é proprio nosso.Neste espírito vivenciamos todos o dias como família, que ama, que reza e quer crescer.

VOTOS PERPETUOS
Maria Grazie, foi mais uma que deu o seu Sim definitivo ao Senhor. numa celebração mesclada pelo português e o italiano na tarde do dia 09, o instituto ganha mais um menbro definitivo, para trabalhar sem fronteiras na construção do reino. Muita devoção e emoção foi vivida neste momento de graça para aqueles que participaram da celebração.

NOITE CULTURALEncerramos tudo numa belísima noite cultural onde cada país apresentou o que é proprio da sua cultura, muita dança e muita alegria. Dia esse permeado da graça de um Deus que é unico mais que está presente nas diversas línguas, nas diversas culturas e nos diversos tipos de gente. Por fim resta em nós, aquele sentimento que a nossa fundadora tanto desejou que formássemos uma grande família no seio da Igreja. Provamos do que há de mais bonito na nossa vocação de Filhos da Mãe Ana, o espírito de família quiçá nós conseguiremos passar para o mundo todo que fomos todos irmãos, somos de raças diferentes mais fazemos de nós um só que é Cristo o Sumo e Eterno bem.Crescimento tamanho provamos, bebemos de onde está toda a riqueza, não nos livros, não nos conteudos mais sim na vivência no fazer a experência viva: eu com o outro. Que Madre Rosa nos impulsione a alargar as fronteiras do amor fraternal.

COMUNIDADE DO NOVICIADO

11/01/2009

Se quiseres experimentar Deus


Montada em meu cavalinho
galopo através do tempo.
horas e horas,
dia após dia.

Corre, corre, cavalinho,
tu podes poupar meu tempo,
diminuir, comprar em promoção.
Corre meu cavalo,
meu cavalo que é só meu.
Contigo eu economizo
dez minutos cada dia, pelo menos,
são numa semana
setenta mnutos.
Que maravilha,
nós dois juntos,
renderemos muito mais,
meu bravo cavalinho corredor.

Adiante, corre em frente
minuto após minuto,
hora após hora,
um dia após o outro.

Sento firme sobre a sela,
seguro as rédeas com a mão,
segue em frente,
de compromisso em compromisso,
de reunião em reunião,
de conversa em conversa,
de rumo em rumo!

Depressa cavalinho!
Pra fazermos grandes coisas
neste mudo.
É um baio meu cavalo,
meu baio veloz,
ligeiro como a flecha.
Esporei-0, meu cavalo,
impelindo-o para frente.

Mas um dia bate à parte
a calma do coração inquieto.
Súbito, estanca o galope,
e fico parada.
Eu voo da sela,
esqueço as rédeas,
meu cavalo sai em trote,
e eu caio na areia.

"Que queres de mim?"
Grito desesperada.
"Para aí, já te esqueceste
que o tempo me pertence?"

Respiro ofegante
igual ao meu baio,
com medo da calma
que invade o coração.

Como posso ter repouso
se sempre vivi com pressa?
Sinto o peso interior,
uma pressão infinita.
Como sobre a roleta
sentimentos e contrastes
se entrecruzam
na minha alma.

Será que ainda existe
um lugar dentro de mim
que saiba silenciar
que, sem pressa,
de obter um resultado,
viva são dentro de mim?

Mostra-me o espaço
que seja sem movimentos
pressão e rendimento,
sem pressa e urgência,
onde outro não more
senão eu sozinha...

Sinto a areia
escorrer por entre os dedos
e fundo respsiro
ar primaveril.

Pela primeira vez,
assim me parece,
estou vendo o céu.
As cores das folhas,
a grama no chão.
E ouço o riacho
que escorre ao meu lado
a gorgolejar.
Ou é dentro de mim?

Respiro fundo
enchendo-me o peito de ar
e o deixo sair
até não mais poder.

Um sonho me envolve:
encontro-me na frente do altar
da bela igrejinha
da aldeia onde moro
e junto às dádivas
do pão e do vinho
lá vai meu relógio

E eu peço que seja
minha falta de tempo
em serenidade
transubstanciada.
M. Robben
(Extraído do livro: "Se quiseres experimentar Deus" de Anselm Grün)

01/01/2009

RÉVEILLON COM AS NOVAS COMUNIDADES




O ano de 2008 foi repleto de momentos alegres, momentos em que conquistamos nossos ideais, novas amizades, entre tantas as coisas positivas que nos aconteceu. Mas também aconteceram momentos não tão bons, perdas, tristezas... mais que nós soubemos transformá-los em degraus para o nosso crescimento espiritual. Tantos foram os motivos que nos reuniu na última noite de 2008 juntamente com a Fraternidade Discipulos da Mâe de Deus, nos seus menbros, e familiares, a Comunidade Servos de Maria, e nós Comunidade do Noviciado para juntos louvarmos a Deus pelas graças derramdas durante todo o ano como também pedi-lo que se digne abençoar este ano que se inicia.Toda a festa começou com a Celebração da Santa Missa presidida pelo Pe.Valdo, e logo mais o ministério da Fraternidade prosseguiu com um momento de louvor até a hora em que começamos a contagem regressiva, e 2009 chegou com fogos de artíficios, abraços, pedidos à Deus e sobretudo com aquele sentimento de esperança que neste ano faremos melhor que o ano passado, logo após foi servido um delicioso jantar e depois prosseguimos com o melhor da musica católica de muita alegria.Desse modo agradecemos ao convite do Sr. Cézar e da Sr. Mara, com votos de um ano cheio de Bençãos. E assim confiamos a Deus os nossos propósitos e pedimos Madre Rosa que nos ajude a sermos mais atentos ao que Deus pede e a humanidade necessita, e que Sant´Ana nos ajude e nos faça filhos amados e prediletos seus.

Comunidade do Noviciado