INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

30/12/2008

Feliz Ano Novo!


Carissimo Amigo,
Mais um ano termina.
Muitas relidades tivemos a oportunidade de viver.
Muitos desafios, mas também muitas alegrias.
Algumas vezes erramos, mas tambem muito acertamos.
Fomos derrotados pela nossa natureza humana que teima em permanecer no que passa.
Outras vezes porém o nosso espírito se elevou e se deixou inebriar pelo Eterno.
Deus nos dá a oportunidade para recomeçar,
Dizer sim para a vida, para o amor, para alegria.
Depende de nós, das escolhas que fazemos, a nossa plenitude.
Somos livres para escolher a vida ou a morte.
Escolha a vida, abandone o que lhe faz mal, diga não ao que lhe destroi.
Ou melhor diga sim a Deus e deixe que seja Ele a tudo realizar neste novo ano.
Tome a grande decissão de não viver mais como escravo do mundo,
mas como Filho do Autor do Mundo e da propria Vida.
UM FELIZ ANO NOVO!

JUNTOS AO AMOR QUE É JESUS PASSAREMOS TODOS OS DIAS DESTE NOVO ANO JUNTOS. UM FORTE ABRAÇO.
PADRE LEANDRO, FSA

Natal na comunidade do noviciado





Na comunidade do noviciado, diversas foram as atividades desenvolvidas durantes os festejos natalinos. Duas delas foram, o chá dos benfeitores e o natal com os pobres.O chá dos benfeitores, partiu um pouco da nossa gratidão a todos aqueles que se fizeram amigos e provedores da nossa comunidade, ao pôr-do-sol celebramos a Santa Missa Presidida pelo Pe. valdo,fsa, que na homilia falava da importância dos benfeitores para a concretização da obra de Deus, e por fim nos deliciamos com belo chá preparado pelos irmãos da comunidade, muitos doces, salgados e bebidas para num gesto simbólico desejarmos aos nossos amigos e benfeitores os mais sinceros votos de gratidão e de um ano novo cheio de realizaçoes e de firmarmos os laços de amizades.O outro momento que marcou foi o natal com os pobres, juntamente com os casais das equipes de Nossa Senhora destribuimos 50 cestas básicas para as famílias mais carentes da nossa região. O momento foi permeado de orações e louvor à Deus.Assim procuramos viver todo o sentido do natal, na gratidão e com quem mais necessita.

Comunidade do Noviciado

Fraternidade e muita diversão!





Neste ultimo domingo, nós integrantes do grupo de jovens NICP, nos reunimos na praia para nos confraternizar. No meio de tantas brincadeiras procuramos viver juntos o sentido de gratidão à Deus pelas maravilhas que Ele realizou durante todo este ano. No momento da celebração, preparada pelo Anderson, lembramos da presença do Ir. Dyan no grupo como aquele que "Deu asas ao grupo", e no final fizemos uma pequena avaliação que nos ajudou a perceber a necessidade de uma espiritualidade mais firme e de darmos uma cara mais jovem ao grupo.Gratos somos à Deus por tudo que Ele fez nas nossas vidas e rogamos que durante o ano de 2009, nos tornemos mais ousados em viver a palavra de Deus, assim terminamos as atividades deste ano e retornaremos o proximo ano na vigilia da juventude no dia 17, no encerramento da congresso nacional da juventude.O nosso desejo é sem dúvidas construir a paz mais para isso é preciso que nos tornemos sementes de amor e comunhão.

Jarbson Batista

26/12/2008

Feliz Natal!




“Noite de Natal de 1889. No início da Santa Missa grande união provava e ao aproximar-me da comunhão me transportei com a mente à gruta onde o caro Jesus tinha acabado de nascer. [....] Apenas tocou meia noite o coração, direi o meu lado, começou a bater de modo tal que nunca tinha sentido assim forte; a tal sinal que todo o corpo era um pulsar, o meu peito batia forte.” (Mem. p. 956)

No mistério da Encarnação podemos contemplar o grade amor de Deus por nós, que envia o seu Filho único ao mundo, o faz assumir a nossa natureza humana, para que, através deste grandioso ato de humildade, o homem tivesse a graça de novamente estar com Ele, criador do universo.
Natal assim nos recorda vida e contemplação. Devemos, como nos convida Madre Rosa, nos transportarmos naquela gruta onde Jesus nasceu,
contemplar a vida que brota e se deixar envolver pela sua imensa humildade.
Colocar-se aos seus pés e deixar que Ele nos convença de que a vida deve ser sempre respeitada e vivida com toda intensidade.
Em muitos momentos, devido as dores, cansaços, sofrimentos, desprezos, ... podemos permitir que a vontade de viver diminua,
querendo fugir, ou mesmo abandonar tudo, e corremos assim o grande risco de negar o projeto de Deus para nossa vida, nossa vocação.
Se queremos viver em plenitude devemos abraçar a VIDA que Deus pensou para nós, mesmo que seja difícil,
é nela que encontraremos o sentido maior que nos fará continuar firmes.
Entrar nesta gruta é penetrar no mistério do nosso viver e fazer da vida, que é Jesus, a nossa Vida. Depois temos que ser ousados para contemplar, fixar o nosso olhar n’Ele, que é o nosso tudo e a nossa meta.
Sentir o coração que bate forte, justamente porque se sente tomado pela verdadeira vida, pelo verdadeiro amor.
Contemple a Jesus, deixe que Ele ti mostre o caminho a seguir e verás que tudo se tornará possível, pois através do Anjo,
Ele nos diz que “nada é impossível para Deus”.
Abraça a tua vocação à vida, para que assim tu consigas viver com fidelidade a vocação especifica que Deus te deu.
Natal tempo de abraçar a vida que é Jesus, para se viver em plenitude.

Um forte abraço do irmão e amigo.

Padre Leandro Cunha Lopes,fsa

Feliz Natal.

Primeira Profissão dos Irmãos







No dia 8 de dezembro de 2008, às 17:30h, na Igreja Matriz de Sant'Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu-Rn, os Irmãos Fábio e Gilvan, fizeram sua primeira profissão, e os Irmãos Anderson e Ronaldo renovaram seus votos. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, e concelebrada pelos Padres Filhos de Sant'Ana (Pe. Valdo, Pe. Francisco, Pe. Daniel e Pe. Magno) e pelo Pe. Joaquim Ataíde.
Estavam presentes os Familiares dos nossos irmãos, seus amigos e o povo da comunidade local, para testemunhar este tão importante passo que eles dão na sua caminhada vocacional: o "eis-me aqui, Senhor para fazer a vossa vontade".
Após a celebração houve um momento de confraternização no salão de eventos da paróquia, onde nossos irmãos receberam diversas homenagens pelo sim dado a Deus com generosidade e graidão.

Pe. Magno Jales

06/12/2008

Advento: Tempo de preparação para o Natal


Caríssimos Vocacionados,
Saudações!

Estamos vivendo este tempo forte de alegria contida, na espera do Menino Deus, que se fez como nós para nos fazer como Ele. Com o Advento, começamos um novo ano litúrgico, renovando as razões de nossa esperança, cultivando atenção diligente e alegre acolhida dos sinais do Reino presente em nosso tempo. O Senhor está sempre chegando e nos visitando amorosamente nos acontecimentos comuns e corriqueiros do dia-a-dia, trazendo-nos vida e salvação. Ele vem ao nosso encontro no presente e no futuro, como veio no passado. Ele é caminheiro fiel na grande peregrinação que fazemos rumo à casa do Pai. Ele é o Emanuel, o Deus-conosco com quem descobrimos sempre de novo o que somos, o que queremos e para onde vamos. Neste tempo que antecede o natal, somos especialmente convidados a experimentar e proclamar profeticamente que o Senhor está chegando como libertador e seus sinais se manifestam nos gestos concretos a favor da vida, principalmente nos pobres e pequenos, e no cuidado com a natureza, santuário da vida.
O Advento é, também, tempo especial de escuta e atenção à palavra de Deus. Tempo de nos engravidar da Palavra, como Maria, gestando em nós e entre nós o Verbo de Deus. No natal, lembramos o nascimento de Jesus em Belém, celebramos a ternura e a humanidade do nosso Deus e festejamos a salvação que entra definitivamente em nosso historia, divinizando nossa pobre humanidade. O mistério da encarnação nos convida a ser pessoas profundamente humanas, abertas a relações fraternas e sensíveis aos dramas da humanidade. Para isso apresentamos um pouco a experiência de Madre Rosa para esse tempo precioso que é o Advento que nos prepara para Natalício de Jesus:
“ Minha Cara, aproxima-se o dia do grande mistério inefável de amor (o Natal) e Jesus se nos dá para ouvir, experimentar e aprender a amar e a nutrir-se deste vivíssimo amor. Este penhor delicioso vem a nós para ensinar-nos o caminho por onde devemos andar para atingir este néctar maravilhoso: eis um Deus que se torna criança e se nutre no seio de uma Mãe, tendo-se abaixado do seu poder por puro amor, reduzindo-se a mais humilde e pobre criança..... Tu, Rei do céu e da terra não quiseste senão um pouco de palha e poucas roupas para envolver-te; para aquecer-te, quiseste apenas o hálito de dois jumentinhos. Aqui minha cara, quantos pontos de meditações e de considerações no caminho que o Bem quis seguir....”. ...Olha-o não têm panos! Então, para ir a Ele e receber todas as riquezas é necessário estar despojada de tudo.
Com isso, Rogamos para que a providência divina se derrame copiosamente em vossos familiares, cumulando-vos dos dons espirituais e materiais. Rogamos ainda para que neste Natal a luz do Menino Jesus vos traga paz e alegria.
Um fraterno abraço com votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo pleno de realizações.

Responsáveis pelo Serviço de Coordenação e Animação Vocacional

Retiro anual para os vocacionados







Com o tema “Vocação à Santidade”, encerramos os nossos encontros vocacionais do ano de 2008, com o retiro que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de novembro do corrente ano, na casa de retiro discípulos da Mãe de Deus em Macaíba - RN, lugar que nos proporcionou um grande contato com a natureza e de modo particular, fazer uma experiência profunda do amor de Deus que se manifesta em toda obra de sua Criação. No decorrer dos dias participamos da Santa Missa, partilhamos nossas experiências no caminho vocacional vivido durante todo o ano e além do tema principal, refletimos sobre as demais vocações na Igreja que tem esse caminho bonito a percorrer que é a Santidade.
Foram dias muito importantes para o nosso discernimento vocacional, pois através da nossa oração, pudemos refletir que assim como a salvação, a santidade é oferecida a todos os homens. “Sede santos porque eu sou santo” (Lv 11, 44), havia dito Deus ao povo de Israel; e Jesus especificou: “Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celeste”(Mt 5, 48). Estas palavras, não as dirigiu o Senhor a um grupo escolhido; não as reservou aos apóstolos, aos íntimos, mas pronunciou-as diante da multidão que o seguia. Ele, o Santo por excelência, veio santificar todos os homens e a todos oferece os meios necessários, não só para a salvação, mas também para a santificação: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10, 10).
Assim dirige São Paulo aos cristãos de Corinto sua primeira carta: “Aos santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos com todos aqueles que em todo lugar invocam o nome do Senhor nosso Jesus Cristo”(1 Cor 1,2). Todos os que crêem em cristo, seja de que for, são efetivamente “chamados a ser santos”; o que, na linguagem do Apostolo, significa, sobretudo pertencerem, serem consagrados a Deus mediante o batismo e, portanto, em força desta consagração, tornarem-se pessoalmente santos.
Deste modo o Papa Bento XVI em uma de suas catequeses nos ensina que a “santidade não consiste em nunca ter errado ou pecado. A santidade cresce com a capacidade de conversão, de arrependimento, de disponibilidade para voltar a começar, e, sobretudo com a capacidade de reconciliação e de perdão. E todos podemos aprender este caminho de santidade”.
Que neste I ano vocacional 2008-2009, o Eterno Pai que é rico em misericórdia nos dê a graça do conhecimento íntimo de seu Filho Jesus que se fez Homem por nós, para que possamos amá-lo e segui-lo mais de perto.


José Elias do nascimento
(vocacionado)

Festa da Imaculada


“Imaculada és tu, Maria!
És lírio entre os espinhos,
és pura sem igual,
brilhando nos caminhosda culpa original!”

Celebrando a Imaculada Conceiçãode Maria, nós, seus filhos e filhas, acolhamos a graça de Deus que nos chama a ser, no mundo,santos, puros e irrepreensíveis.
Que Maria Imaculada interceda por nós para que sejamos santos como o seu Filho Jesus!

Comunidade do Pré-Noviciado

Advento


Roma, 29 de novembro de 2008

Caríssimos irmãos,

Desde a antiguidade, a Igreja celebra a vinda do Senhor. Desta certeza nasce o tempo do Advento, momento forte no qual somos chamados a viver a espera e a vigilância. Se o Senhor vem, devemos intensificar a nossa viagem espiritual no mistério de Jesus, luz do mundo.
Nos escritos de Madre Rosa percebemos que durante este tempo muitos sacrifícios e penitencias realizava com o intuito de estar preparada para a vinda do Dileto Jesus que quer nascer em nosso ser. Também nós hoje somos convidados a ter a coragem de nos tornar vitimas de amor pela OBRA que Deus nos confia. Quanto mais somos vigilantes e atentos a tudo aquilo que Ele nos pede, mais conseguiremos fazer com que este belíssimo sonho se torne real.
É tempo de mudar, de deixar de lado tudo aquilo que nos divide; é tempo de arrumar a casa interior, para que nada possa impedir a graça e a providencia de Deus, pois o Senhor quer sempre tudo nos dar, mas muitas vezes somos nós, com nossas infidelidades que barramos a sua ação. É tempo novo aproveitemos também para nos tornamos criaturas novas, e assim deixar que no centro do nosso ser possa estar Jesus o nosso TUDO.

Bom tempo de advento e que através da oração possamos permanecer unidos.

Padre Leandro, fsa

Pe. Francisco - Vigário da Paróquia de Neópolis


No dia 30 de novembro de 2008, às 7 horas, numa Concelebração Eucarística presidida pelo Pe. Nunes (Pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida - Neópolis), o Pe. Francisco foi nomeado Vigário Paroquial da paróquia de Neópolis, onde o Pe. Leandro prestou preciosos serviços pastorais. Este fato marca a história da nossa Associação aqui em Natal, é um sinal da seriedade com que nós temos levado a nossa missão e um voto de confiança que a Arquidiocese deposita em nossas mãos.

Estamos felizes, juntamente com o Pe. Francisco, pela missão assumida com amor e dedicação.

Comunidade do Pré-Noviciado

11/11/2008

125 anos das Filhas de Sant'Ana no Brasil





No dia 17 de outubro, em Belém, no Pará, celebrou-se a abertura do ano jubilar dos 125 anos da presença das Filhas de Sant'Ana no Brasil. Estas foram enviadas pela Madre Rosa Gattorno e chegaram ao Brasil no dia 27 de outbro de 1884.
A belíssima celebração Eucarística ocorreu na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e foi presidida pelo Arcebispo de Belém e concelebrada por alguns sacerdotes amigos das irmãs e pelos neo-sacerdotes Filhos de Sant'Ana (Pe. Daniel, Pe. Francisco e Pe. Magno). Além das irmãs da Província Norte, stiveram presentes representações de Filhas de Sant'Ana das outras províncias e da Delegação de Manaus.
Foi uma alegria muito grande para nós, Filhos de Sant'Ana, termos participado desta celebração, nos unindo à alegria das Irmãs que festejam a fidelidade, a doação, o amor, o espírito de sacrifício de tantas irmãs que as precederam e que honraram o nome do Instituto com suas próprias vidas e testemunho.
Agradecemos à Provincial Ir. Frassinetti e todas as irmãs das comunidades do Pará por nos ter proporcionado a graça de poder participar de tão bela festa.

PARABÉNS ÀS FILHAS DE SANT'ANA!

Pe. Danel, Pe. Francisco e Pe. Magno









08/11/2008

Primeiras missas dos neo-sacerdotes Filhos de Sant'Ana





A celebração da primeira missa é sempre muito emocionante, e assim o foi para cada um de nós que recebemos o sacramento da ordem.
É um momento sublime, porque é a primeira vez que presidimos a celebração do mistério fundamental da nossa fé - a Eucaristia.
Dentro de nós ressoa uma imensa alegria, e ao mesmo tempo nos sentimos pequenos diante deste mistério tão grande: Cristo que se faz presente no meio de nós através de nossas mãos calejadas pelas vicissitudes da vida.
Todavia a graça santficante de Deus vem em socorro de nossas limitações e nos dignifica para que, através de nossas palavras e gestos litúrgicos, Cristo continue se entregando pela humanidade inteira através do sacrifício eucarístico. É é assim que queremos pautar todo o nosso ministério sacerdotal: confiantes na graça superabundante de Deus, que não desampara nenhum de seus filhos, mas conduz a todos no caminho da salvação.

A primeira missa do Pe. Francisco, priemeira entre todos os neo-sacerdotes, foi no Mosteiro de Sant'Ana, no dia 8 de outubro, às 6:30h;
O Pe. Daniel, por sua vez, celebrou sua primeira missa, na Igreja de São Francisco de Assim, em Parapuí, no Ceará, sua terra natal, no dia 11 de outubro, às 9:30h
O Pe. Magno celebrou suas primeiras missas na Capela da Casa Provincial das Filhas de Sant'Ana em Fortaleza, no dia 12 de outubro, às 17h; na Igreja de São Vicente de Paulo, no Bairro Dix-sept Rosado, em Natal, sua comunidade de origem, às 19h; e na Comunidade de Santa Luzia, em Mossoró, sua terra natal, às 17:30h.

Neo-Sacerdotes

01/11/2008

Primeiros votos do Ir. Juscimar e das irmãs Filhas de Sant'Ana

Votos Perpétuos dos irmãos Charles, Cristiano e Eliano

Na alegria do seguimento: “Fala Senhor que teu servo escuta!”


Os grandes ideais mantêm o coração ardente e estabelece a vontade para poder dar a cada dia o passo possível e necessário para alcançarmos a meta.
No dia 14 de Outubro do corrente ano – comemoração do Natalício da nossa fundadora a Beata Madre Ana Rosa Gattorno - a Associação Pública de Fiéis Filhos de Sant’Ana, no Brasil, celebrou com grande alegria juntamente com toda a família religiosa o ingresso dos três jovens: Djavan Lima, Edson Alves, Tallison Ferreira na etapa formativa do Pré-Noviciado em Natal-RN.

“Agradeço a Deus e a Associação, pela oportunidade de participar de mais uma etapa formativa e de discernimento vocacional, tendo em vista o desejo de seguir Jesus Cristo, identificando-me no mistério de sua pobreza, buscando dar o meu SIM sendo luz para o mundo e com o exemplo de Madre Rosa, anunciá-lo para que todos o conheçam e o amem. – Djavan Lima

“Que dom grandioso este que o Senhor me dar em poder continuar dando positivos e decisivos passos no meu caminho formativo. Estar ingressando na etapa formativa do Pré-Noviciado é a confirmação que o caminho se faz e que é Deus quem o conduz.
Que guiado por seu Divino Espírito, que eu a cada dia imitando o exemplo de Sant’Ana, Maria Imaculada e da Beata Madre Ana Rosa Gattorno, possa me abrir a sua ação transformadora e acolher a cada dia seu projeto que se concretiza em minha vida. – Edson Alves
“Sou grato ao Senhor, em poder dar mais um passo na etapa formativa a mim oferecida, atendendo o chamado do Senhor.
Quero pois estar a cada dia atento a voz do mestre e numa atitude dizer constantemente: fala Senhor teu servo escuta, nesta alegria me coloco em total ato de prontidão, serviço e amor, vivendo no espírito de família e revelando o rosto Paterno de Deus. – Tallison Ferreira
Rendemos graças a Deus com o coração cheio de alegria e gratidão, porque tocou o nosso coração chamando-nos a esta família religiosa. Que Sant’Ana, Maria Imaculada e Madre Rosa, nos abençoe nesta nova caminhada.
Pré-Noviços

31/10/2008

Entrada no Noviciado


Repletos de gratidão e com sentimentos de realização, mesclado de alegria por poder dar mais um passo no caminho vocacional que estamos traçando aqui nesta peregrinação terrestre, foi que no último dia 13 de outubro demos uma resposta ao Senhor, com a nossa entrada no Noviciado dos Filhos de Sant’Ana. Os neo-Noviços Adriano, Jarbas, Jarbson, José Ailton e Josenildo motivados pela celebração de ingresso que trazia como centro o tema do ano vocacional instituído aqui no Brasil; “Levata-te, unge-o, é este” (1sam 16,12,) elevaram a Deus a súplica de Davi, que reconhecendo a sua juventude expressa o seu medo, mas se abandona na eleição e deseja assim, trilhar um caminho de fidelidade.
Cada noviço trouxe consigo um tema que expressa a sua ânsia por fazer um caminho de assimilação com Cristo e que estará contigo durante todo o noviciado, assim foram os temas;

Adriano Antônio
“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia.”( Jr 1,5)
Jarbas Batista
“Só por ti, meu Jesus”.(Madre Rosa)
Jarbson Batista
“Aspirai aos melhores carismas, e nos indica um caminho mais excelente”.
( I cor. 12,13)
José Ailton
“O Senhor adestrou minhas mãos para a luta e os meus dedos treinou para a guerra.”
Josenildo Ferreira
“Se você quer seguir a Deus, faça poucas coisas, mas as faças bem.”( S. Francisco de Assis)

Reunidos como família religiosa da Santa mãe de Maria Imaculada, a celebração aconteceu na dimensão fraterna que nos une como irmãos e de se ver concretizar o desejo de Madre Rosa, “Já os vejo, cheios de amor...” Em prontidão a esta voz que nos chama mesmo com as nossas infidelidades, assumimos este novo caminho com muita confiança em Deus, no desejo de que a nossa resposta seja sempre dada a fim de corresponder a perspectiva de Deus para nós.
Queremos render a nossa gratidão a todos aqueles que nos ajudaram na etapa do Pré-Noviciado, ao Pe. Leandro, o nosso formador, muito mais do que gratos, queremos oferta-lhes a nossa dedicação por viver o que nos ensinaste, aos irmãos da comunidade de Natal, que muito nos ensinaram, seja nas formações, ou na convivência fraterna, e as pessoa que estiveram presente durante todo o período com a sua presença amiga. Em especial agradecemos a D. Socorro, esta mulher que nos suportou com muita paciência sendo para nós uma mãe a cada dia e nos fez feliz com a sua presença alegre.
Noviços

Envio dos nossos irmãos




No dia 9 de outobro de 2008, aconteceu na comunidade do Pré-Noviciado o Envio do Pe. Leandro e do Ir. Josimar. Estes foram transferidos para a comunidade de Roma e num momento celebrativo, pedimos para que o Espírito Santo pudesse guiá-los nesta nova missão que eles riam assumir apartir de então.
Acelebração foi presidida pelo Pe. Valdo e estavam presentes a maior parte dos irmãos e formandos das nossas comunidades.
Logo após a celebração houve um jantar e homenagens aos nossos irmãos por aquilo que eles representam para cada um de nós.
Comunidade do Pré-Noviciado

Ordenação Presbiteral


Numa bela e solene concelebração eucarística, Presidida pela Arcebispo Dom Matias Patrício de Macedo, ocorrida no dia 7 de outubro de 2008, no dia de Nossa Senhora do Rosário, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, foram ordenados 10 novos padres para a Igreja, destes 7 eram da Arquidiocese (Pe. Francisco Lima, Pe. Jailton, Pe. Iranildo, Pe. Marcelo Cesarino, Pe. Marcelo Coutinho, Pe. Irineu e Pe. Rogério) e 3 da nossa Associação (Pe. Franisco, Pe. Daniel e Pe. Magno).
A catedral estava repleta de gente que, acorrendo de vários lugares, vieram testemunhar este acontecimento tão importante na vida destes jovens sacerdotes que consumirão as suas vidas sem favor do Reino de Deus.
Como sacerdotes Filhos de Sant'Ana, nossos irmãos são chamados a testemunhar o rosto misericordioso de Deus e na Eucaristia, celebrada cotidianamente, encontrar a expressão daquilo que devem ser: uma nidade de pessoas convocadas pelo Pai, que se transforam, por meio do Espírito Santo no Corpo de Cristo para a glória de Deus e salvação do mundo.
Que Sant'Ana, Maria Imaculada e Sant'Ana intercedam por estes nossos irmãos para que sejam fiéis ao seu ministério sacerdotal e à vocação de Filhos de Sant'Ana que o Senhor os chamou a viver no mundo.
Comunidade do Pré-noviciado

02/06/2008

“Omnia tibi Iesu meus” - Tudo por Ti, meu Jesus




Durante todo nosso caminho formativo experimentamos a presença da Trindade Santa que nos conduziu e nos iluminou, dando-nos sabedoria para discernir a vontade de Deus em nossas vidas e viver-la intensamente, assim como Sant´Ana, Maria e M. Rosa que deram e viveram seu Sim acolhendo com profundo amor e fidelidade incondicional.
Com muita alegria esperamos este dia, e com mais alegria ainda na noite do dia 26 de maio ultimo pronunciamos o nosso sim definitivo ao Senhor na certeza que o Senhor até aqui nos conduziu com ternura, paciência e compaixão. Sentimo-nos venturosos em pronunciar o nosso sim definitivamente ao Senhor nesta Família Religiosa, na qual somos chamados a viver a espiritualidade e o carisma de comunhão, de fraternidade, isso nos permite prosseguir com alegre esperança e coragem, alimentadas pelo sentimento de gratidão a Deus.
Vivemos toda a celebração eucarística com muita serenidade e alegria, a qual nos possibilitou viermos momentos de profunda comoção, contemplando e refletido em cada gesto litúrgico as maravilhas que o Senhor realizou em nossas vidas, fazendo memória do caminho e conscientes de que o nosso compromisso e responsabilidade com o projeto de Deus tornam-se ainda maior. A celebração foi muito bem preparada e cheia de significado, porem dois momentos muito nos comoveram a ladainha e a profissão de fato, pois nos fizeram sentir muito próximo a nós a presença do Senhor a nos tocar.
É grande nossa gratidão ao Senhor pelo dom confiado em nossas mãos, somos gratos também ao Pe. Manoel, Madre Maria Luiza e seu Conselho pela acolhida e por permitirem a nossa pertença definitiva ao Senhor nesta Família da Santa Mãe.
Agradecemos ainda aos nossos Formadores e Superiores que muito nos ensinaram: Pe. Ataíde, Pe. Valdo, Pe. Leandro e de forma singular a Ir. Paulina a qual tão bem nos instruiu e nos ensinou o caminho de identificação com o Cristo pobre e Crucificado, ela que é para cada um de nós testemunho vivo de uma Filha de Sant`Ana. Agradecemos ainda a todas as irmãs que com suas ações vão revelando para nós como ser um autentico membro desta Família, e por ultimo aos nossos Irmãos que muito se empenharam nesta bonita festa e com os quais juntos vamos aprendendo e crescendo. Por tudo isso como Diz S. Paulo demos graças a Deus, na certeza e no desejo de um dia poder dizer como nossa cara Madre Rosa “Omnia tibi Iesu meus” (Tudo por ti, meu Jesus).

Ir. Charles

29/05/2008

Nas Três Gotas











Enfim chegamos ao fim!
Todo o louvor seja dado aquele que permitiu que acontecesse a apresentação “Nas Três gotas” em comemoração aos 15 anos dos Filhos de Sant’Ana; a Deus.
Foram 2 meses de caminhada, muito trabalho e doação de todos aqueles que estavam envolvidos neste momento. Todos os festivos dos 15 anos encerrou com chave de ouro e muita unção de Deus nos 25 jovens que dançaram uma dinâmica musical que mixou desde nosso carisma, a espiritualidade, ao trabalho da nossa fundadora, a Beata Madre Rosa, até a visão que ela teve de três gotas que se derramaram do Crucifixo e a fundação dos Filhos de Sant’Ana com o coração universal.
Estavam envolvidos na organização 17 jovens, incluindo os irmãos e postulantes FSA que juntos se ajudaram para torná-la a mais real e possível. No final de tudo, todos nós sentimos valer a pena o duro trabalho com os sorrisos das milhares de pessoas que nos assistiram. Todo louvor suba a Deus que regeu todo este momento e fez tocar nas pessoas a mensagem de evangelização que queríamos transmitir. Aos jovens que dançaram e aos que nos ajudaram na organização, desde de maquiagem, cabelo, a estrutura, iluminação a nossa gratidão revestida de muita oração por todos.
Muito obrigado!
Jarbas Batista e Jarbson Batista
Pré-Noviços

25/05/2008

Na origem dos Filhos de Sant’Ana


Narrar a história de uma fundação é uma experiência particular, pois aqui não se trata somente de elencar fatos ou datas como uma pesquisa de época em uma dimensão cronológica, mas de perceber na trama dos eventos o agir de Deus, transcendendo o simples tempo humano para ascender àquele do “kairos”, isto é, do projeto divino que nos conduz à contemplação do poder e da providência de deus que guia cada história a um final feliz.
Na história do Filhos de Sant’Ana, podemos perceber cronologicamente três etapas que marcam este mesmo agir divino. O primeiro se situa no final do século XIX quando por inspiração divina, a Bem-aventurada Ana Rosa Gattorno, sente o forte desejo de iniciar um ramo masculino, expressão genuína do carisma compreendido desde a fundação do Instituto das Filhas de Sant’Ana. A graça não faltou a Rosa, mas sim os meios humanos para dar continuidade ao projeto, encerrando-se com uma frase profética que demonstra a sua diamantina confiança na Vontade de Deus: “Eles ressurgirão...”.
Passados 90 anos de sua morte, os tempos vão amadurecendo, e o Espírito vai suscitando nos corações de muitos jovens o anseio de participar ativamente da vida carismática das Filhas de Sant’Ana através de uma adesão vocacional seja em um estilo de vida consagrada que sacerdotal. As Irmãs, conscientes do dom recebido propõem à Igreja a fundação de diversas expressões de vida cristã que dêem corpo ao projeto carismático inicial. Assim, no XVIII° Capítulo Geral do Inst. das Filhas de Sant’Ana, vêm formalmente acolhido através da presença de vários jovens a experiência de uma comunidade de Consagrados Filhos de Sant’Ana sob a direção de uma Irmã delegada da Madre Geral e acompanhada por sacerdotes de confiança, seja do Instituto que da Igreja de Roma, Diocese onde o projeto ganhou forma e vida.
Este período de “gestação” vêm acompanhado por diversas graças divinas como a formação em outras nações de núcleos comunitários de jovens desejosos de fazer parte desta nascente associação. O tempo, este “sangue redentor”, nas palavras de Santo Agostinho, ajudou a purificar tantos desejos juvenis, dando-lhes consistência e capacidade de compreensão do mistério acolhido. Um tempo de provação, mas que compreendido dentro da dinâmica traçada por Deus para Rosa, ganhava significado e corpo. Muitos jovens entraram assim como muitos deixaram, alguns com gratidão, outros com questionamentos, mas que muito ajudaram no amadurecimento e compreensão do que o Senhor pedia como ideal de vida.
O terceiro momento se caracteriza pela expansão do organismo institucional. Já Associação Pública de Fiéis, os Filhos de Sant’Ana participam da vida da Igreja em diversas nações: Perú, Quênia, e aqui no Brasil, desde 1996 em Fortaleza-CE e de 2000 para cá em Natal e São José de Mipibu-RN. Este momento, que continua hoje no quotidiano de nossas vidas como consagrados FSA vêm marcado, de um lado pelo constante agir de Deus que nos vai indicando as estradas para seguir e realizar no tempo aquilo que Ele mesmo fez sonhar à Bem-aventurada Roa Gattorno; mas ao mesmo tempo assinala para nós uma maior responsabilidade diante do dom recebido.
Se no passado, iniciamos na Itália com seis jovens, hoje, beirando os 60, sentimo-nos desejosos de responder à altura com a atitude de pessoas que conscientes do dom recebido, buscam através de uma vida virtuosa e radicalmente inserida na Igreja, compreender o modo melhor de agir para que o Reinado de Deus se manifeste.
Conosco caminham em linha carismática, três grandes mulheres: Maria Imaculada, Sant’Ana sua Mãe e Rosa Gattorno. Ensinam-nos, ontem como hoje, a perscrutar os sinais dos tempos em busca do agir de Deus e da sua justiça.
Assim como em um passado não muito distante, sentimo-nos apoiados e amados pelas inteira Família da Santa Mãe, de modo particular por estas admiráveis mulheres consagradas que são as Filhas de Sant’Ana.
A compreensão do tempo “kairológico” passa pela percepção do agir de Deus na história. Na oração e na vivência comunitária, estimulados pela nossa espiritualidade enfrentamos e assumimos nossas fraquezas conscientes de que “passa a cena deste mundo”; mas a Sua Palavra não passará.
Seja aqui no Brasil, ou onde quer que estejamos, o horizonte que desejamos alcançar se torna sempre mais amplo, e longe de nos desiludirmos com nossas fragilidades, ousamos acreditar que com Ele tudo podemos, e que assim como prometeu a Madre Rosa, promete também a nós, a pacto de nossa fidelidade, de não nos abandonar e acompanhar-nos até o momento do grande encontro onde poderemos saborear o panorama que um dia, Ele mesmo revelou à sua dileta esposa Rosa.
Pe. Valdo

18/05/2008

Ordenação diaconal do Ir. Daniel


Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao Senhor pelo Dom da vida, da vocação e por tudo o que Ele tem realizado em nossas vidas.

Ao Excelentísimo Reverendíssimo Dom. Francisco Javier Del Río, bispo de Tarija – Bolívia nossos sinceros agradecimentos por nos acolher, os Filhos de Sant'Ana em sua Diocese, e por presidir hoje esta bela Celebraçao Eucarística que para nós é muito especial. Muito obrigado.

Reverendíssimo padre Raúl Aban, Párroco de Nossa Senhora de Guadalupe a quem queremos agradecer por sua amizade, atenção e preocupação para nos inserir na vida da paróquia, obrigado igualmente a todos os sacerdotes que concelebraram e compartiram de nossa alegria.

“Deus nos escolhe, nos tira do meio do povo, nos capacita e nos envia a uma missão que Ele deseja”. Foi o chamado de cada um de nós: Dian, Sydney e a mim. Dissemos Sim a seu chamado e aquí estamos para fazer sua vontade. Ele nos enviou do Brasil a Bolívia para que, através deste povo boliviano, principalmente esta mavilhosa cidade de Tarija e esta paróquia, experimentássemos muito que nos vem ensinando e podemos dizer que tudo é providência de Deus.


Rendemos louvores a Deus pela chamado a vida e por infundir em nosso coração uma vocação tão sublime: ser mensageiro da Boa Notícia a todos os povos e nações.

Nossa gratidão a Deus, de modo especial por nossos pais que nos deram à vida, nos ensinaram os valores morais e nos deram uma boa educação cristã, somos frutos de um verdadeiro amor. Não obestante a distância, sentimos sua presenta apoiando-nos e dando-nos força para seguir na missão que Deus nos confia. A eles nosso amor e nossa eterna gratidão.

A nossa gratidão ainda, à nossa Familia Religiosa, na Pessoa da Madre Geral Sor Ana Maria Luisa Prandina e seu Conselho Geral, que nos acompanhou durante toda nossa formação e não mede esforços para educar-nos no conhecimento carismático e espiritual como para a vida. Também extendemos nossa profunda gratidão às irmas Filhas de Sant'Ana do Brasil: as Provinciais, e demais irmãs que se alegram com nossa consagração. Às nossas irmãs presentes aqui na Bolivia, na pessoa da provincial sor Ana Yolanda Gutiérrez , a quem agradecemos por suas orações e seu apoio.

Ao Padre Manuel Agustín, Responsável Maior dos Filhos de Sant'Ana que nos acompanha com suas orações e solicitude paterna. A nossos formadores: Sor Ana Paulina Cavalcante, padre Joaquim Ataide, padre Valdo Feitosa e ex superior padre Leandro Cunha e a todos os Filhos de Santa Ana do Brasil.

A nosso Superior, padre Wilton Fernandez, por nos acompanhar em nosso caminho e por partilhar sua vida conosco. Aos aspirantes, obrigado por sua alegria juvenil e generosidade para seguir ao Senhor.

A padre Patricio, que orientou com sabedoria espiritual nosso retiro ajudando-nos a confirmar em nós o chamado do Senhor e nossa pertença a Associação Pública de Fiéis Filhos de Sant'Ana estando ao serviço da Igreja.
A irmao Minguel, obrigado por todos seus dons prestados em nossa comunidade.
Queremos também trazer presente nossos confesores e diretores espirituais que nos ajudam a comprender com paz e serenidade a vontade de Deus em nossas vidas. Igualmente sentimos a presenta viva de nossos amigos, familiares, Seminário Sao Pedro onde estudamos, a nossos profesores e amigos seminaristas.
Um obrigado particular a Dom Matías Patricio de Macedo confia em cada um de nós e nos acompanha com suas orações.

Ao Conselho Paroquial, por sua delicadeza e preocupação para que esta Solenidade, fosse um verdadeiro acontecimento vivodo como comunidade paroquial.

Aos jovens do ministerio de música, que com suas vozes e belas canções entoadas, permitiram que esta celebração fosse um verdadeiro momento de oração, louvor e gratidão a Deus. A todo o povo de Deus que celebrou conosco esta Solenidade para que sigam firmes na fé, sendo testemunho em suas famílias.

Termindo estas palavras de agradecimento, pedindo a todos que nos acompanhem com suas orações, para que sejamos fieis a nossa vocação, fortes em nas adversidades e sensíveis as moções do Espírito Santo em nossas vidas.

Que a força do Espírito Santo cuja presenta inaugura a vida da Igreja Missionária dando vigor as Apóstolos para que avancem sem medo e anuciem a Boa Notícia de Jesus Cristo, possa sucitar no coração dos jovens que estao aquí, a semente da vocação e respondam sem medo o chamado que o Senhor faz a cada um de vocês. Com a graça do Senhor possamos ter muitas vocaçoes religiosas e sacerdotais.

Que Santa Ana e Maria Santíssima e a Beata Madre Ana Rosa Gattorno nos ajude a viver sempre na presenta do Senhor.


Irmao Daniel Nunes, FSA

14/05/2008

Com arte sustentai a louvação - Fortaleza


Nos dias 10 e 11 de maio, na Casa Provincial, em Fortaleza, houve o curso de liturgia das horas -"Com arte sustentai a louvação" A celebração dos mistério no ritmo diário - contando com a participação das Irmãs, dos Irmãos, formandas e formandos.
Este curso teve como objetivos: compreender, apreciar e rezar proveitosa ou mais proveitosamente a Liturgia das Horas. Para isso nós aprofundamos a natureza, a história, o sujeito, o fim, o porquê, os conteúdos, a teologia, a seqüência das horas; conhecemos ainda algumas orientações práticas que nos ajudarão a celebrar melhor a Liturgia das Horas. A proposta foi bem aceita por todos os participantes, que terminaram o encontro convictos de que as informações aqui recebidas serão de grande valia para o incremeto de qualidade nas celebrações litúrgicas da comunidade.
Eu, particularmente, gostaria de agradecer a Provincial, Ir. Frassinetti, pelo convite feito a mim para acessorar este curso em toda Província Norte. Foi para mim uma oportunidade ímpar de poder me colocar a serviço da Família Religiosa, partilhando os meus dons. Agradeço ainda a todas as irmãs da Província São Pedro e São Paulo, por acolherem a proposta do curso, tornando-se abertas ao sopro do Espírito que as chamava a "sustentar com a arte a louvação" que todos os dias fazem ao Deus da vida.
MUITO OBRIGADO!
Ir. Magno Jales

15 anos - preparação


É com muito júbilo que nós Filhos de Sant´Ana presentes no Brasil, estamos nos preparando para esse momento histórico em que festejaremos 15 anos de aprovação na seio da Igreja.
Tudo está sendo preparado com único objetivo, que é de expressarmos O nosso louvor pelas inúmeras maravilhas que Deus derramou durante esses anos de revelação do Rosto Paterno de Deus no mundo
Diversos serão os momentos em que festejaremos as nossas bodas de cristal. A programação está bastante recheada. Nos três dias que antecede o dia 26 iremos realizar o tríduo com os seguintes temas:
1° Fidelidade à vocação;
2° Fidelidade ao carisma;
3° Fidelidade à missão.
No segundo dia teremos um momento com todos aqueles que caminham conosco. Será um encontro aberto ao público que se realizará na comunidade do Pré-Noviciado em natal às 14:00 hs.
E o grande dia será no dia 26/05 (segunda - feira), com a Concelebração Eucarística na Matriz de Nossa Senhora Aparecida - Neópolis às 19:00hs. Logo após a Concelebração teremos no largo da igreja a apresentação: NAS TRÊS GOTAS.

Nas três gotas
Esta apresentação está sendo montada pela comunidade do Pré-Noviciado sob a coordenação dos Pré-Noviços Jarbas Batista e Jarbson Batista.
O nosso objetivo principal é com a Arte Moderna expressar um pouco da nossa fundação e do nosso carisma.
“Revelando a paternidade de Deus no mundo”, “Deus sonha com os Filhos” e “o nosso carisma universal”, estão expressos através da Dança Clássica, Dança Moderna e do Ballet em toda apresentação. Estarão em cena em torno de 25 jovens de três grupos de jovens de natal.
A mais de um mês demos inicio aos ensaios e a todos os preparativos para este mini-espetáculo, na verdade entramos em contagem regressiva para que tudo saia conforme a nossa humanidade permite o mais belo louvor através da arte, à Deus por 15 anos de histórias.

13/05/2008

Flhos de Sant'Ana - 15 Anos revelando o rosto misericordioso de Deus ao mundo.




No dia 26 de maio de 1993, a Associação Pública de Fiéis Filhos de Sant'Ana foi aprovada na Igreja. Concretizava-se a profecia de Madre Rosa que havia dito: "Paciência, Jesus fará a obra. Tenho pena e sofro, mas o que devo fazer? Esperar a hora em que devem surgir..."

No dia 26 de maio deste ano estaremos comemorando 15 anos de aprovação, 15 anos de caminhada, seguindo Jesus Crucificado, trilhando o mesmo caminho que um dia percorreu Madre Rosa.

Em todas as nossas comunidades os preparativos para a grande festa são intensos. A nossa ação de graças é a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito na nossa vida: sustentando a nossa caminhada para sermos testemunhas de seu amor misericordioso no mundo.

Queremo, pois, convidar a todas as pessoas para participarem conosco desta festa, celebrando conosco a fidelidade de Deus, que durante estes 15 anos que já passaram foi, está sendo e será para nós, uma presença Paterna e Misericordiosa que nos ajuda a caminhar sempre mais neste caminho de santidade que ele nos chamou a trilhar.

Aqui no Brasil, celebraremos uma única festa, em Natal (abaixo está a programação), reunindo todos os Irmãos, formandos, Irmãs, amigos e amigas, que juntos elevaremos a Deus, fonte detoda vocação, nosso louvor por tão gande dom: a Associação dos Filhos de Sant'Ana.

Que esta festa que iremos celebrar nos torne cada vez mais generosos à graça de Deus que sustenta a nossa vocação e mais dócei à ação do Espírito Santo que conduz os nossos passos.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA:
Tríduo em Preapação à festa:

1° dia - 23/05 - Tema: Fidelidade à vocação - Local: Casa dos Filhos de Sant'Ana em São José - Horário: 19h
2° dia - 24/05 - Tema: Fidelidade ao Carisma - Local: Casa dos Filhos de Sant'Ana em Natal - Horário: 14h
3° dia - 25/05 - Tema: Fidelidade à missão - Local: Casa dos Filhos de Sant'Ana em Natal - Horário: 19h

Ainda no dia 24, haverá um momento de formação sobre a Espiritualidade e o Carisma da nossa Família Religiosa;
No dia 26/05, haverá a celeração eucarística, pelos 15 anos da Associação, às 19h na Paróquia Nossa Senhora Aparecia, em Neópolis.

Ir. Magno Jales