INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

30/12/2008

Feliz Ano Novo!


Carissimo Amigo,
Mais um ano termina.
Muitas relidades tivemos a oportunidade de viver.
Muitos desafios, mas também muitas alegrias.
Algumas vezes erramos, mas tambem muito acertamos.
Fomos derrotados pela nossa natureza humana que teima em permanecer no que passa.
Outras vezes porém o nosso espírito se elevou e se deixou inebriar pelo Eterno.
Deus nos dá a oportunidade para recomeçar,
Dizer sim para a vida, para o amor, para alegria.
Depende de nós, das escolhas que fazemos, a nossa plenitude.
Somos livres para escolher a vida ou a morte.
Escolha a vida, abandone o que lhe faz mal, diga não ao que lhe destroi.
Ou melhor diga sim a Deus e deixe que seja Ele a tudo realizar neste novo ano.
Tome a grande decissão de não viver mais como escravo do mundo,
mas como Filho do Autor do Mundo e da propria Vida.
UM FELIZ ANO NOVO!

JUNTOS AO AMOR QUE É JESUS PASSAREMOS TODOS OS DIAS DESTE NOVO ANO JUNTOS. UM FORTE ABRAÇO.
PADRE LEANDRO, FSA

Natal na comunidade do noviciado





Na comunidade do noviciado, diversas foram as atividades desenvolvidas durantes os festejos natalinos. Duas delas foram, o chá dos benfeitores e o natal com os pobres.O chá dos benfeitores, partiu um pouco da nossa gratidão a todos aqueles que se fizeram amigos e provedores da nossa comunidade, ao pôr-do-sol celebramos a Santa Missa Presidida pelo Pe. valdo,fsa, que na homilia falava da importância dos benfeitores para a concretização da obra de Deus, e por fim nos deliciamos com belo chá preparado pelos irmãos da comunidade, muitos doces, salgados e bebidas para num gesto simbólico desejarmos aos nossos amigos e benfeitores os mais sinceros votos de gratidão e de um ano novo cheio de realizaçoes e de firmarmos os laços de amizades.O outro momento que marcou foi o natal com os pobres, juntamente com os casais das equipes de Nossa Senhora destribuimos 50 cestas básicas para as famílias mais carentes da nossa região. O momento foi permeado de orações e louvor à Deus.Assim procuramos viver todo o sentido do natal, na gratidão e com quem mais necessita.

Comunidade do Noviciado

Fraternidade e muita diversão!





Neste ultimo domingo, nós integrantes do grupo de jovens NICP, nos reunimos na praia para nos confraternizar. No meio de tantas brincadeiras procuramos viver juntos o sentido de gratidão à Deus pelas maravilhas que Ele realizou durante todo este ano. No momento da celebração, preparada pelo Anderson, lembramos da presença do Ir. Dyan no grupo como aquele que "Deu asas ao grupo", e no final fizemos uma pequena avaliação que nos ajudou a perceber a necessidade de uma espiritualidade mais firme e de darmos uma cara mais jovem ao grupo.Gratos somos à Deus por tudo que Ele fez nas nossas vidas e rogamos que durante o ano de 2009, nos tornemos mais ousados em viver a palavra de Deus, assim terminamos as atividades deste ano e retornaremos o proximo ano na vigilia da juventude no dia 17, no encerramento da congresso nacional da juventude.O nosso desejo é sem dúvidas construir a paz mais para isso é preciso que nos tornemos sementes de amor e comunhão.

Jarbson Batista

26/12/2008

Feliz Natal!




“Noite de Natal de 1889. No início da Santa Missa grande união provava e ao aproximar-me da comunhão me transportei com a mente à gruta onde o caro Jesus tinha acabado de nascer. [....] Apenas tocou meia noite o coração, direi o meu lado, começou a bater de modo tal que nunca tinha sentido assim forte; a tal sinal que todo o corpo era um pulsar, o meu peito batia forte.” (Mem. p. 956)

No mistério da Encarnação podemos contemplar o grade amor de Deus por nós, que envia o seu Filho único ao mundo, o faz assumir a nossa natureza humana, para que, através deste grandioso ato de humildade, o homem tivesse a graça de novamente estar com Ele, criador do universo.
Natal assim nos recorda vida e contemplação. Devemos, como nos convida Madre Rosa, nos transportarmos naquela gruta onde Jesus nasceu,
contemplar a vida que brota e se deixar envolver pela sua imensa humildade.
Colocar-se aos seus pés e deixar que Ele nos convença de que a vida deve ser sempre respeitada e vivida com toda intensidade.
Em muitos momentos, devido as dores, cansaços, sofrimentos, desprezos, ... podemos permitir que a vontade de viver diminua,
querendo fugir, ou mesmo abandonar tudo, e corremos assim o grande risco de negar o projeto de Deus para nossa vida, nossa vocação.
Se queremos viver em plenitude devemos abraçar a VIDA que Deus pensou para nós, mesmo que seja difícil,
é nela que encontraremos o sentido maior que nos fará continuar firmes.
Entrar nesta gruta é penetrar no mistério do nosso viver e fazer da vida, que é Jesus, a nossa Vida. Depois temos que ser ousados para contemplar, fixar o nosso olhar n’Ele, que é o nosso tudo e a nossa meta.
Sentir o coração que bate forte, justamente porque se sente tomado pela verdadeira vida, pelo verdadeiro amor.
Contemple a Jesus, deixe que Ele ti mostre o caminho a seguir e verás que tudo se tornará possível, pois através do Anjo,
Ele nos diz que “nada é impossível para Deus”.
Abraça a tua vocação à vida, para que assim tu consigas viver com fidelidade a vocação especifica que Deus te deu.
Natal tempo de abraçar a vida que é Jesus, para se viver em plenitude.

Um forte abraço do irmão e amigo.

Padre Leandro Cunha Lopes,fsa

Feliz Natal.

Primeira Profissão dos Irmãos







No dia 8 de dezembro de 2008, às 17:30h, na Igreja Matriz de Sant'Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu-Rn, os Irmãos Fábio e Gilvan, fizeram sua primeira profissão, e os Irmãos Anderson e Ronaldo renovaram seus votos. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, e concelebrada pelos Padres Filhos de Sant'Ana (Pe. Valdo, Pe. Francisco, Pe. Daniel e Pe. Magno) e pelo Pe. Joaquim Ataíde.
Estavam presentes os Familiares dos nossos irmãos, seus amigos e o povo da comunidade local, para testemunhar este tão importante passo que eles dão na sua caminhada vocacional: o "eis-me aqui, Senhor para fazer a vossa vontade".
Após a celebração houve um momento de confraternização no salão de eventos da paróquia, onde nossos irmãos receberam diversas homenagens pelo sim dado a Deus com generosidade e graidão.

Pe. Magno Jales

06/12/2008

Advento: Tempo de preparação para o Natal


Caríssimos Vocacionados,
Saudações!

Estamos vivendo este tempo forte de alegria contida, na espera do Menino Deus, que se fez como nós para nos fazer como Ele. Com o Advento, começamos um novo ano litúrgico, renovando as razões de nossa esperança, cultivando atenção diligente e alegre acolhida dos sinais do Reino presente em nosso tempo. O Senhor está sempre chegando e nos visitando amorosamente nos acontecimentos comuns e corriqueiros do dia-a-dia, trazendo-nos vida e salvação. Ele vem ao nosso encontro no presente e no futuro, como veio no passado. Ele é caminheiro fiel na grande peregrinação que fazemos rumo à casa do Pai. Ele é o Emanuel, o Deus-conosco com quem descobrimos sempre de novo o que somos, o que queremos e para onde vamos. Neste tempo que antecede o natal, somos especialmente convidados a experimentar e proclamar profeticamente que o Senhor está chegando como libertador e seus sinais se manifestam nos gestos concretos a favor da vida, principalmente nos pobres e pequenos, e no cuidado com a natureza, santuário da vida.
O Advento é, também, tempo especial de escuta e atenção à palavra de Deus. Tempo de nos engravidar da Palavra, como Maria, gestando em nós e entre nós o Verbo de Deus. No natal, lembramos o nascimento de Jesus em Belém, celebramos a ternura e a humanidade do nosso Deus e festejamos a salvação que entra definitivamente em nosso historia, divinizando nossa pobre humanidade. O mistério da encarnação nos convida a ser pessoas profundamente humanas, abertas a relações fraternas e sensíveis aos dramas da humanidade. Para isso apresentamos um pouco a experiência de Madre Rosa para esse tempo precioso que é o Advento que nos prepara para Natalício de Jesus:
“ Minha Cara, aproxima-se o dia do grande mistério inefável de amor (o Natal) e Jesus se nos dá para ouvir, experimentar e aprender a amar e a nutrir-se deste vivíssimo amor. Este penhor delicioso vem a nós para ensinar-nos o caminho por onde devemos andar para atingir este néctar maravilhoso: eis um Deus que se torna criança e se nutre no seio de uma Mãe, tendo-se abaixado do seu poder por puro amor, reduzindo-se a mais humilde e pobre criança..... Tu, Rei do céu e da terra não quiseste senão um pouco de palha e poucas roupas para envolver-te; para aquecer-te, quiseste apenas o hálito de dois jumentinhos. Aqui minha cara, quantos pontos de meditações e de considerações no caminho que o Bem quis seguir....”. ...Olha-o não têm panos! Então, para ir a Ele e receber todas as riquezas é necessário estar despojada de tudo.
Com isso, Rogamos para que a providência divina se derrame copiosamente em vossos familiares, cumulando-vos dos dons espirituais e materiais. Rogamos ainda para que neste Natal a luz do Menino Jesus vos traga paz e alegria.
Um fraterno abraço com votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo pleno de realizações.

Responsáveis pelo Serviço de Coordenação e Animação Vocacional

Retiro anual para os vocacionados







Com o tema “Vocação à Santidade”, encerramos os nossos encontros vocacionais do ano de 2008, com o retiro que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de novembro do corrente ano, na casa de retiro discípulos da Mãe de Deus em Macaíba - RN, lugar que nos proporcionou um grande contato com a natureza e de modo particular, fazer uma experiência profunda do amor de Deus que se manifesta em toda obra de sua Criação. No decorrer dos dias participamos da Santa Missa, partilhamos nossas experiências no caminho vocacional vivido durante todo o ano e além do tema principal, refletimos sobre as demais vocações na Igreja que tem esse caminho bonito a percorrer que é a Santidade.
Foram dias muito importantes para o nosso discernimento vocacional, pois através da nossa oração, pudemos refletir que assim como a salvação, a santidade é oferecida a todos os homens. “Sede santos porque eu sou santo” (Lv 11, 44), havia dito Deus ao povo de Israel; e Jesus especificou: “Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celeste”(Mt 5, 48). Estas palavras, não as dirigiu o Senhor a um grupo escolhido; não as reservou aos apóstolos, aos íntimos, mas pronunciou-as diante da multidão que o seguia. Ele, o Santo por excelência, veio santificar todos os homens e a todos oferece os meios necessários, não só para a salvação, mas também para a santificação: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10, 10).
Assim dirige São Paulo aos cristãos de Corinto sua primeira carta: “Aos santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos com todos aqueles que em todo lugar invocam o nome do Senhor nosso Jesus Cristo”(1 Cor 1,2). Todos os que crêem em cristo, seja de que for, são efetivamente “chamados a ser santos”; o que, na linguagem do Apostolo, significa, sobretudo pertencerem, serem consagrados a Deus mediante o batismo e, portanto, em força desta consagração, tornarem-se pessoalmente santos.
Deste modo o Papa Bento XVI em uma de suas catequeses nos ensina que a “santidade não consiste em nunca ter errado ou pecado. A santidade cresce com a capacidade de conversão, de arrependimento, de disponibilidade para voltar a começar, e, sobretudo com a capacidade de reconciliação e de perdão. E todos podemos aprender este caminho de santidade”.
Que neste I ano vocacional 2008-2009, o Eterno Pai que é rico em misericórdia nos dê a graça do conhecimento íntimo de seu Filho Jesus que se fez Homem por nós, para que possamos amá-lo e segui-lo mais de perto.


José Elias do nascimento
(vocacionado)

Festa da Imaculada


“Imaculada és tu, Maria!
És lírio entre os espinhos,
és pura sem igual,
brilhando nos caminhosda culpa original!”

Celebrando a Imaculada Conceiçãode Maria, nós, seus filhos e filhas, acolhamos a graça de Deus que nos chama a ser, no mundo,santos, puros e irrepreensíveis.
Que Maria Imaculada interceda por nós para que sejamos santos como o seu Filho Jesus!

Comunidade do Pré-Noviciado

Advento


Roma, 29 de novembro de 2008

Caríssimos irmãos,

Desde a antiguidade, a Igreja celebra a vinda do Senhor. Desta certeza nasce o tempo do Advento, momento forte no qual somos chamados a viver a espera e a vigilância. Se o Senhor vem, devemos intensificar a nossa viagem espiritual no mistério de Jesus, luz do mundo.
Nos escritos de Madre Rosa percebemos que durante este tempo muitos sacrifícios e penitencias realizava com o intuito de estar preparada para a vinda do Dileto Jesus que quer nascer em nosso ser. Também nós hoje somos convidados a ter a coragem de nos tornar vitimas de amor pela OBRA que Deus nos confia. Quanto mais somos vigilantes e atentos a tudo aquilo que Ele nos pede, mais conseguiremos fazer com que este belíssimo sonho se torne real.
É tempo de mudar, de deixar de lado tudo aquilo que nos divide; é tempo de arrumar a casa interior, para que nada possa impedir a graça e a providencia de Deus, pois o Senhor quer sempre tudo nos dar, mas muitas vezes somos nós, com nossas infidelidades que barramos a sua ação. É tempo novo aproveitemos também para nos tornamos criaturas novas, e assim deixar que no centro do nosso ser possa estar Jesus o nosso TUDO.

Bom tempo de advento e que através da oração possamos permanecer unidos.

Padre Leandro, fsa

Pe. Francisco - Vigário da Paróquia de Neópolis


No dia 30 de novembro de 2008, às 7 horas, numa Concelebração Eucarística presidida pelo Pe. Nunes (Pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida - Neópolis), o Pe. Francisco foi nomeado Vigário Paroquial da paróquia de Neópolis, onde o Pe. Leandro prestou preciosos serviços pastorais. Este fato marca a história da nossa Associação aqui em Natal, é um sinal da seriedade com que nós temos levado a nossa missão e um voto de confiança que a Arquidiocese deposita em nossas mãos.

Estamos felizes, juntamente com o Pe. Francisco, pela missão assumida com amor e dedicação.

Comunidade do Pré-Noviciado