INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

28/03/2008

Eis a luz de Cristo!







Entoando esta jaculatória, os Pré-Noviços e os Irmãos Filhos de Sant’Ana que compõem a comunidade do Pré-Noviciado proclamaram a páscoa nas terras potiguares por onde passaram fazendo missão durante o período da Semana Santa.
Recordando o inicio da Congregação das Filhas de Sant’Ana, nós, os Filhos ,estamos de corações gratos a Deus por este tempo de muita oração e alegria em Deus junto ao povo. A exemplo das Filhas quando iam em missão, vivemos experiências que não ficaram longe das delas. Tantas foram as aventuras transformadas em manifestação de Deus, tantos foram os desencontros transformados em toque de Deus, tantos foram os momentos de oração transformados em chuva de graças. Com esta bagagem voltamos para o convento e enriquecidos podemos exclamar: ô Semana Santa.
Fomos divididos de acordo com os convites dos Padres da Arquidiocese de Natal e suas necessidades. 3 Pré-Noviços foram para Macaiba a convite do Pe. Júlio César, assim foram divididos: Jarbas Batista ficou em Perí-Peri, Josenildo Dantas em Jundiaí e Jeverton em Capoeiras; já o Pré-Noviço Josenildo Ferreira e o Ir. Cristiano foram para Barra de Maxaranguape a convite do Pe. Raul e assumiram a missão nas respectivas comunidades, Dom Marculino, Santo Antônio, Muriú e Jacumâ ; o Ir. Anderson e o Pré-Noviço Jarbson foram para Passa e Fica a convite do Pe. Jorge e viveram a missão nas comunidades Barra do Geraldo, Gravatá e Fernando da Pista. O Pré-Noviço José Ailton exercendo sua missão em Picada e o Ir. Ronaldo em Cuor e Luseiro atenderam o convite do Pe. José Moreira na cidade de Ipanguaçu.
Com muita dinamicidade aconteceram desde procissões a encontrões; de celebrações à visitas e confraternizações. No desejo de testemunhar o rosto paterno de Deus, ousamos em estar com o povo e com eles adentrar no mistério da nossa salvação e ressurreição. Que o espírito da páscoa preencha os corações daqueles que viveram e rezaram com a presença e testemunho dos Filhos de Sant’Ana. Fica aqui a nossa gratidão aos Padres acima citados que confiaram no nosso trabalho, a todas as pessoas que nos acolheram em suas casas e em especial a nossa comunidade na pessoa do Pe. Leandro que nos favoreceu este Kairos pascal.


Jarbas Batista
Pré-Noviço

27/03/2008

Carta aos vocacionados


Caríssimos Vocacionados,
Fortaleza – CE, 23 de março de 2008.

“Ó, o que direi sobre o dia da Ressurreição?
Que coisa provei! Estive perto do túmulo
e nunca procurei alimentar-me, nem rezar.
Eu o chamava e queria estar fechada junto
a Ele naquele sepulcro. Ressuscitado,
procurei-o como fez Madalena,
e encontrando-o, ó meu Amor!”
(Beata Madre Ana Rosa Gattorno)


Saudações!
Na madrugada do primeiro dia da semana, antes de o sol nascer, antes de os pássaros cantarem, uma nova aurora cheia de cantos, cheia de esperança ressurgiu! Era CRISTO VIVO!
Ele rompeu o silêncio, a dureza e a resistência do sepulcro. Venceu a morte e a solidão que o trancavam. Agora, a dor, a tristeza, o egoísmo..., foram abandonados na frieza das pedras.
Por isso, vamos ao seu encontro, como o fizeram: Madalena, os Apóstolos, Madre Rosa e tantos outros; pois é tempo de mostrarmos que somos pessoas da madrugada nova, do dia novo, da vida nova, da Ressurreição.
E assim, tendo nossa vida envolvida por Aquele que deixou o sepulcro vazio na manhã da Páscoa, também nós estaremos proclamando com voz forte e cheios de entusiasmo, que acabou-se o tempo do medo, das ingratidões, das traições...
É tempo de anúncios alegres, de paz, de fraternidade! É tempo de tomarmos conta do mundo, contagiando-o de alegria e felicidade; pois, acabou-se o tempo da opressão.
É tempo de vida nova, de Ressurreição! É o tempo que o Senhor fez para nós! É a Páscoa do Senhor!
Aleluia, o Senhor Ressuscitou!

FELIZ PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO!

São os mais sinceros votos,

Ir. Josimar Batista de Mesquita Júnior, fsa.
Pela Pastoral Vocacional.

26/03/2008

Semana Santa em Saboeiro-Ce








"OLHAI O CRUCIFIXO,ELE SERÁ VOSSA FORÇA,VOSSO GUIA E VOSSA CORAGEM."


Foi contemplando o mistério da cruz de cristo que aconteceu nos dias 19 a 24 de março na paróquia de Saboeiro - diocese de Iguatu, a visita missionária dos FILHOS DE SANT´ANA com a presença de Ir.Josimar e os formandos:Adriano,Djavan e Carlos. Foi um tempo forte e propício em que celebramos a vida, crucifixão e morte de Jesus Cristo nos mistérios do tríduo pascal em preparação para acolher Jesus Ressuscitado.E nesse espírito de reflexão os Filhos de Sant´Ana movidos pelos ensinamentos de madre Rosa vão em busca daqueles que precisam de uma presença amiga e solidária através das visitas aos mais necessitados.Isso aconteceu de maneira concreta e evangelizadora; tendo inicio: com a oração e encenação da via-sacra pelas principais ruas da cidade na quarta-feira em preparação ao tríduo pascal, continuando com as visitas domiciliares realizadas na sede e nas seguintes comunidades:Cruzeta,Melância,Muquém, Malhada, São Benedito e Lagoa das Porteiras e participando também dos momentos celebrativos na sede e comunidades. Para os agentes de pastorais foram dias de oração e anúncio pois os Filhos de Sant´Ana agiram realmente como verdadeiros alto-falantes de Jesus Cristo em nossas comunidades. Com isso a cada missão que acontece cresce o amor e a admiração pela família de sant´ana em nossa cidade

Ronnedy (Vocacionado)

25/03/2008

FELIZ PÁSCOA


Páscoa é ser capaz de mudar,

É partilhar a vida na esperança,

É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.

Páscoa é dizer sim ao amor e à vida,

É investir na fraternidade,

É lutar por um mundo melhor,

É vivenciar a solidariedade.

Páscoa é ajudar mais gente a ser gente,

É viver em constante libertação,

É crer na vida que vencer à morte.

Páscoa é renascimento, é recomeço,

É uma nova chance pra gente melhorar

As coisas que não gostamos em nós.

Para sermos mais felizes por conhecermos

A nós mesmos mais um pouquinho e vermos


Desejamos uma feliz Páscoa a todos!
INforme fsa

21/03/2008

Sexta-feira Santa












A cruz como entrega que Jesus faz de si mesmo (Cezar Luciano e Erandes Fernandes)

Jesus se doa, aceita a morte livremente, entrega sua vida e assim a recupera (Jo 17,10s). entregar a vida é sinal contínuo do dom de si mesmo pro amor, que Jesus vai realizando ao cumpri o desígnio de Deus para com seu povo. A última e suprema expressão dessa entrega amorosa é a aceitação da morte que mostra, o amor que não se desmente nem diante do ódio dos inimigos (Jo 19,28-30). Jesus aceita a morte, como dom de si mesmo à humanidade (Jo 12,33; 18,32); assim, é garantida de salvação para o povo (Jo 11,50s; 18,14). Com sua morte se manifesta a glória de Deus no amor do pai (Jo 17,1) e do Filho (Jo 12,23.28).
Considerando o fato da morte de Jesus, da perspectiva divina, “Deus deveria, se quisesse fazer a experiência do ser humano a partir de dentro, colocar o acento decisivo no ponto onde o homem pecador e mortal se encontra no fim: onde ele se perdeu na morte, sem, por isso, encontrar a Deus, onde mergulhou no abismo da tristeza, da pobreza e das trevas, na fossa, sem poder sair dela por suas próprias forças – a fim de reatar, na experiência do estar no fim, as extremidades despedaçadas da idéia de homem na identidade do Crucificado e Ressuscitado. Somente quando o próprio Deus tiver feito a experiência final de seu mundo – que tem na liberdade humana a possibilidade de recusar a obediência a Deus e, por isso mesmo, também de perder a Deus – é que ele não será apenas um juiz de sua criatura, de fora e de cima, mas se tornará, em virtude de sua experiência do mundo [...], o critério de julgamento para homem: na medida em que o Pai (como criador) tiver entregue ao Filho (enquanto Salvador )todo o julgamento (Jo 5,22)” (Hans Urs von Balthasar).
Deus faz plena experiência do humano, na entrega total até a morte de cruz. Nesse ato de amor salvador de Deus para com o homem, ele se revela ao homem, mostrando-lhe seu destino divino e seu julgamento. Neste contexto, a cruz constitui um elemento central, como lugar da manifestação da própria glória de Deus e instrumento para a realização do desígnio salvador de Deus para como toda a humanidade.
Deus quis salvar o homem; salvo-o chamando-o para a vida com ele. Estando o homem perdido, Deus quis lhe restituir a vida em seu amor. A imagem do homem criado por Deus e expressa pela revelação, manifesta seu destino sobrenatural como criatura amada. Desde o princípio, o homem foi “predestinado” e escolhido “antes da fundação do mundo”, na plenitude da “bênção espiritual”, para ser “Santo e irrepreensível” diante de seu Criador (cf. Ef 1,3-5). Por isso, Deus, pelo mistério da encarnação, em seu Bem-Amado Filho, restaura a imagem do homem dilacerado pelo pecado e pela morte. Ele se faz homem para aproximar, em si, o homem ao Criador. A salvação do homem é realizada de forma decisiva, não só pela encarnação ou na continuidade de sua vida mortal, mas na sua morte. Reerguendo o homem para a vida, a partir da sua maior limitação, sua própria condição mortal.
A Paixão representa a consumação suprema da entrega de Jesus ao Pai por nosso amor. “a agonia da cruz é a revelação, no tempo da finitude, do eterno, infinito dom de si do Filho ao Pai, selado pela entrega do Espírito, que traduz na carne da nossa história o movimento da doação a Deus; ‘e inclinando a cabeça, entregou o espírito’” (Jo 19,30). Também o Pai faz sua entrega do Filho por todos nós, “pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
Na cruz, Deus se entrega, o Pai entrega o Filho, que lhe entrega o Espírito. Portanto, no mistério da cruz de Jesus é necessário reconhecer, no amor trinitário, o motivo da dolorosa entrega do Filho por nós: Deus morre na cruz, não para satisfazer alguma ordem de valores, nem alguma necessidade de ordem jurídica, mas unicamente por amor, para demonstrar gratuitamente o seu amor e gratuitamente nos assumir nele. O Jesus de João, na cruz, não está totalmente só, abandonado por Deus (Mc 15,34). O Pai está com ele (Jo 16,32), pois o amor é comunhão, que os mantém intimamente unidos. A solidão da cruz encerra outros sentidos: preparar um lugar para os seus (Jo 14,3), uma morada junto ao Pai (Jo 14,2); desaparecer para que venho o Espírito e ele continue de modo diferente com os discípulos (Jo 16,10-15)e para que ele realize a mediação entre o mundo e o Pai (Jo 14,13s; 16,26s). Em sua entrega, ele deixará para trás de si tudo o que é seu: para os discípulos e para o Pai: aos discípulos deixa a sua paz (Jo 14,27), suas palavras (Jo 15,17) e seu amor manifestado com a morte. Nesse amor eles devem e podem permanecer (Jo15,12s) para terem condições de resistir às perseguições que sofrerão, em comunhão de seu destino com Jesus (Jo 16,2). Junto ao Pai ele deixa o que tem de mais caro sobre a terra: os discípulos que acreditam em sua palavra (Jo 17,15.15). Consagra-se por eles com sua morte (Jo 17,19). Entregando o espírito (Jo 19,30), consuma sua obra por amor ao Pai e aos seus.

20/03/2008

Quinta-feira Santa


A Páscoa dos judeus, mãe da Pásca cristã, trazia em seu seio alguns elementos básicos daquilo que hoje celebrmos: o in´cio de uma nova ordem das coisas, a partilha, a preservação da vida e o memorial dos feitos de Deus.
O episódio do Lava-pés caracteriza o projeto de Deus revelado em Jesus. para ser cirstã, a comunidade precisa assumir esse projeto, tornand-o realidade nomaor-serviço aos outros. Essa é a autêntica conversão a Jesus Cristo.
A Quinta-feira Santa é o dia em que celebramos a instituição da Eucaristia. Escrevendo aos coríntios, Paulo dá uma amostra de como deve ser celebrada, paa que possa eliminar as ambiguidade que nem semre percebemos ao participar da Ceia do Senhor.

Pe. José Bortolini

Despertar Jovem 2008





“Eles, deixando imediatamente as redes, o seguiram” (Mt 4,20)

Imbuídos pela presença vivificante e criativa do Espírito Santo e inspirados pelos apelos da nossa primeira Assembléia Geral no que se refere a pastoral vocacional, tivemos a graça de vivermos com maior empenho e dedicação este dia tão caro a nós como Associação, presente na Arquidiocese de Natal.
Ao alvorecer do dia 01 de Março, foi realizado o nosso “I despertar vocacional 2008”,cujo o tema central foi o chamado dos primeiros discípulos. “Eles deixando imediatamente as redes, o seguiram”(Mt 4,20). O Despertar foi um momento muito especial para nós da pastoral vocacional, como também para os jovens que acolhendo o nosso convite e do Senhor Jesus se fizeram presentes e participaram com muito entusiasmo, foram eles:
“Michel,Yago,Edson,José Elias,Paulo,Joatam,Valdir.wellinton,Diego,Eduardo
Weider”.provenientes de diversas regiões de Natal.( Parnamirim, Macaíba, Emaús,Ponta Negra,Ceará Mirin e são José de Mipibu.)
O encontro aconteceu num clima de oração, dinâmica e reflexão da palavra de Deus; nas reflexões demos muita ênfase o chamado a vida e a santidade, o chamado dos discípulos com também o chamado que Deus nos faz a cada dia.
Na parte da tarde deu continuidade com o momento Mariano, chamando atenção á pessoa de Maria Santíssima, Mãe de todas as vocações,atitudes de quem deseja fazer a vontade de Maria,oração e silêncio para ouvir a voz de Deus.
No terceiro momento apresentamos o objetivo e a metodologia que á Pastoral Vocacional irá trabalhar neste ano de 2008.queremos ressaltar que o objetivo é oferecer aos jovens a possibilidade de conhecer e fazer experiência da vocação humana e cristã, descobri o projeto de Deus sobre eles e ajudarem com liberdade e consciência ao chamado.
O encontro deu-se por concluído por um momento de partilha de vida dos jovens e culminou com a celebração Eucarística presidida pelo Pe.Leandro.por isso Queremos agradecer a Deus, fonte de vida e de todas as vocações, que nos chamou a revelar e compreender esse dom tão precioso”vocação”.

Equipe da Pastoral Vocacional de Natal,

19/03/2008

Gratidão




Neste dia tão especial para cada um de nós, pré-noviços que celebramos um ano de caminhada na Associação Pública de Fiéis Filhos de Sant´Ana o que nos resta se expressa numa única palavra: GRATIDÃO. Em primeiro lugar somos gratos a Deus, Ele com seu amor que se revela em nossas vidas nos permitiu caminhar rumo a nossa verdadeira humanidade que transcende no seu amor de Pai. E foi este amor que nos guiou, que tantas e tantas vezes nos levantou quando por nossas fraquezas caimos diante de nossas limitações, fragilidades...
Somos gratos a Madre Rosa que verdadeiramente nos adotou como filhos, e que a cada dia nos ensina o caminho da santidade e a vivência das mais belas virtudes assim como viveu nossa mãe Ana.
Somos gratos pelas pessoas que passaram pelo nosso caminho, com certeza essas, cada uma no seu jeito de ser, nos possibilitou um verdadeiro balbuciar deste novo mundo que abraçamos.
Ao nosso querido e amado formador Ir. Fabio, que nos primeiros meses nos fez adentrar no mistério do ser filho de sant´ana, do ser obra preciosa e querida por Deus. Muitas foram às lapidações que aconteceram proporcionados pelos diversos momentos de formação que foi fazendo de cada dos seis uma constante transformação no qual somente pela graça de Deus na pessoa do formador conseguimos chegar à etapa do pré-noviciado com mais firmeza no nosso sim.
A comunidade Ir. Paulina Cavalcante que junto conosco participou dos momentos alegres como também dos tristes. Dedicamos aqui a nossa total admiração e gratidão ao Romildo, muito nos alegramos pela sua participação no nosso caminho.
A comunidade do pré-noviciado na pessoa do nosso formador Pe. Leandro, que nos acompanha na etapa que nos encontramos e nos impulsiona a buscar cada vez mais a realização plena do nosso ser Filho de Deus e do nosso chamado.
Enfim a todos e todas que deixaram suas marcas neste um ano de histórias.
E nós ao tecer esse ano de caminhada avaliamos quatros pontos que foram importantes:

Deus:
Jarbas Batista: Tudo
Jarbson Batista: Essência
Jeverton Pereira: A verdade
José Ailton: Pai
Josenildo Dantas: Sentido e sustento
Josenildo Ferreira: Revelação da misericórdia

As etapas:
Jarbas Batista: Caminho
Jarbson Batista: Transformação
Jeverton Pereira: conhecimento
José Ailton: Crescimento
Josenildo Dantas: Mãos de Deus
Josenildo Ferreira: Modelação

A família de Sant´Ana:
Jarbas Batista: Koynonia
Jarbson Batista: Dom
Jeverton Pereira: Partilha
José Ailton: Filho
Josenildo Dantas: Minha família
Josenildo Ferreira: Fraternidade

As dificuldades:
Jarbas Batista: Fortalecimento
Jarbson Batista: Trampolim
Jeverton Pereira: Necessárias
José Ailton: Esperanças
Josenildo Dantas: Ensinamentos
Josenildo Ferreira: Adaptação

Que o Cristo que neste Domingo se manifestará a toda a humanidade como Aquele que vence a morte nos faça fieis aos propósitos que lançamos com o nosso sim e que a cada dia nos faça cumprir o tão belo desejo de Madre Rosa: “Já os vejo cheios de amor de Deus trabalhando para sua gloria, convertendo pecadores, evangelizando o mundo todo e dando à obra das Filhas uma luz das mais brilhantes. ”
E com certeza poderemos rezar com o poeta: “Cantar um canto ensinado por Deus, com poesia ensinar nossa fé... Como poetas que querem sonhar.”
Pré-noviços

16/03/2008

Domingo de Ramos


Neste liturgio de hoje, o profeta Isaias descreve a profecia do “Servo Sofredor” e antecipadamente profetiza a vida daquele que nos vem da à salvação, daquele que vem tirar o pecado do mundo, o Jesus Nazareno. Mostra-nos sua atitude de amor e confiança em Deus, demonstrando o amor pelos irmãos e deixa-o em suprema liberdade de atitude de qualquer provação, de qualquer dor, pois sua confiança em seu Pai esta acima de tudo.
Também é o famoso “cântico do Servo de Javé”. A missão do Servo é aqui aproveitada como encorajamento dos fracos e abatidos, para isso persiste no que Javé lhe pede e não recua diante das dificuldades e ataques dos adversários.
Quem o acusará se o seu advogado é o próprio Deus?
Tal foi a característica de Jesus, e é a características dos seus seguidores.
São Paulo em sua carta aos Filipenses faz um hino que fala mais diretamente de algumas preocupações instintas dele a respeito dos Filipenses, pois vemos uma descrição de Cristo que não se apegou com egoísmo a sua posição divina de ser igual a Deus. Provavelmente, Paulo, selecionou esse hino por causa das ênfases no desprendimento e na humilde, que em ultima instância, significou a própria morte e ainda acrescenta que essa morte foi numa cruz.
O quarto e sombrio, Judas se encarna de remorso, e proclama a importância de Jesus, diante das indiferenças das autoridades. As trintas moedas mostram que Jesus foi traído pelo preço de um escravo. A mulher de Pilatos, pagã, reconhece que Jesus é justo enquanto isso, o povo, enganado pelas autoridades pede a morte de Jesus, acreditando estar fazendo o bem. Revestidos com todos os sinais de poder, Jesus é motivo de zombaria, mas despojado desse seu poder ao retirar as próprias vestes, Ele se revela como verdadeiro Rei. Aquele que entrega sua vida para salvar o povo.
Em meio ao aparente fracasso, a fé descobre todo o significado da morte de Jesus. Com ela chega o dia do julgamento e começa a Era da ressurreição e todo homem que chega a morte é desmascarado e a vida se manifesta em plenitude. A salvação esta aberta para todos aqueles que confessam que Jesus é o Filho de Deus.

Josenildo Ferreira

10/03/2008

Gratos a Deus pelo dom de nossa vocação


É o Senhor que vai abrindo novos espaços na vida, o nosso grande campo, predisposto a semear o desejo de Deus nos nossos corações.

Diante da oportunidade que Deus nos concede, nós que fazemos o Aspirantado (Carlos, Djavan, Edson e Tallison), queremos manifestar nossa gratidão a Deus pelo primeiro mês de nossa caminhada na Associação. Agradecer de modo particular aos irmõs da Comunidade Ir. Paulina Cavalcante (Ir. Magno, Ir. Josimar e nosso formador Ir. Fábio) por nossa convivência, na qual podemos criar, em espírito de família, um ambiente favorável à união e à dinâmica de nossa formação, a fim de que, deixando-nos modelar pelas mãos do oleiro, pcompreendemos, a cada dia,com mais clareza o desafio do Senhor que nos convida a cada instante a deixar as redes e a segui-lo pelo projeto do seu Reino.

Pedimos a Deus a graça da perseverança e que Sant'Ana, Maria Imaculada e Madre Rosa, nos guie cada vez mais nos caminhos do Senhor, tornando-nos arautos do Reino de Deus.

Tallison Ferreira da Silva (Aspirante)

Ordenação Diaconal





No dia 5 de março, no Monumento dos Proto-Mártires do Brasil, em Uruaçu, São Gonçalo do Amarante-Rn, aconteceu a ordenação diaconal dos Irmãos Magno e Francisco, juntamente com outros sete seminaristas da Arquidiocese de Natal. Foi um momento muito especial para todos nós que fazemos parte da Família de Sant'Ana.
A Celebração foi presidida por Dom Matias Patrício de Macedo, Arcebispo de Natal, e concelebrada por diversos padres da mesma Arquidiocese.
O ponto alto da celebração foi a imposição das mãos do Bispo e a oração consecratória, pedido a Deus, para que, enviando o seu Espírito Santo, pudesse nos consagrar todos ao seu serviço em favor de toda Igreja.
Nós queremos agradecer a Deus, fonte de toda vocação, que nos chamou a tão sublime ministério.
Nossa eterna gratidão às pessoas, que durante o nosso termpo de formação foram de fundamental importância para nós, nos audando a ser aquilo que hoje assumimos:
  • Nossos pais que nos deram a vida e a ofertaram a Deus;
  • Nos nossos familiares e amigos pelo apoio e incentivo dado;
  • Nossos formadores (Ir. Paulina, Pe. Ataíde, Pe. Leandro e Pe. Valdo) pela dedicação e por nos ajudar a caminhar no seguimento de Jesus Cristo;
  • Às Filhas de Sant'Ana por sua doação materna que nos ajudaram na nossa caminhada a assumir a nossa paternidade de Filhos de Sant'Ana (em especial à Madre Virgínia, Madre Maria Luisa e suas conselheiras, Ir. Graça Guimarães e demais irmãs do Mosteiro Sant'Ana, Ir. Frassinetti, Ir. Francisca da Costa e Ir. Zenita);
  • Aos nossos irmãos Filhos de Sant'Ana que compartilharam conosco as alegrias e as tristezas, as conquistas e as derrotas, os avanços e os retrocessos da vida consagrada a Deus (lembramos com carinho do Pe. Manuel, nosso Responsável Maior);
  • Aos nossos professores, que foram para nós exemplos de busca sincera da verdade;
  • Aos Religiosos e Religiosas de diversas congregações e institutos que fizeram parte de nossas vidas;
  • Aos vários sacerdotes que conhecemos do clero de Natal e Fortaleza;
  • Ao Monsenhor Natalino Zagotto;
  • A todos os nossos benfeitores que material e espiritualmente nos ajudam;

Em fim, agradecer a todas as pessoas que de modo direto ou indireto contribuiram com a nossa caminhada. Só Deus poderá retrbuir todo bem que estas pessoas, tão caras a nós, nos fizeram. A elas, repetimos, nossa eterna gratidão. Nos recordaremos de todas com muito carinho.

Que Deus nos dê a graça de exercer o nosso ministério com fidelidade, amor e dedicação.

Ir. Magno Jales e Ir. Francisco

09/03/2008

Projeto Madre Rosa dá inicio as suas atividades.


O projeto Madre Rosa iniciou suas atividades-2008 a todo vapor. Com novos Irmãos e Formandos atuando nas diversas áreas da obra e uma faixa de 10 voluntárias, a obra social dos Filhos de Sant´Ana no Parque 13 de Maio, deu iniciou às sua atividades no dia 16 de fevereiro onde o ir. Anderson juntamente com as voluntárias se reuniram para reverem todo o caminho feito e desta forma traçarem metas. No sábado 01 de março, desta vez com as crianças e o Pré-Noviço Jarbson Batista, deu-se inicio as oficinas de Pintura que tem como voluntária, Dona Maria Pinheiro e Dona Socorro, com 5 crianças em exercício. Outra oficina que demos abertura é a de Vagoneti com Dona Madalena e um numero semelhante de alunas. Macramé é uma das oficinas novas do projeto juntamente com crochê com um numero aproximado de 10 alunas. Ao total atendemos uma faixa de 25 crianças que todo sábado a partir das 14h terá seu momento educacional e profissionalizante, pois estas ao adquirir habilidade em uma determinada área poderão fazer seus próprios trabalhos e comercializá-los que com certeza servirá como renda familiar.
E para a evangelização das crianças oferecemos o grupo da Infância Missionária, que também ocorrerá nos sábados logo após as oficinas. É uma forma de levá-las a Deus no ardor missionário.
Neste ano daremos continuidade com a as turmas de catequese, grupo de jovens, crisma e batismo para adultos. E para honra e gloria do Nosso Senhor com as instalações das novas salas, pretendemos aumentar as turmas. Aproveitando a oportunidade, pedimos a colaboração para a construção das novas instalações que já estão em andamentos.
Que Sant´Ana e Madre Rosa possa fazer dessa obra um verdadeiro projeto de vida para aqueles que são excluídos de uma certa forma da dignidade de Filhos de Deus.

Jarbas e Jarbson

Eu navegarei no oceano do Espírito, e ali adorarei ao Deus do meu amor...

Ao som desta canção no ultimo dia 4 deste mês, pela imposição das mãos do Rev. Sr. Pe. Campos, 12 jovens do Projeto Madre Rosa receberam o sacramento da Crisma. Assim como o salmista canta no salmo 103, os jovens através de um forte desejo de serem renovados, receberam a unção do Espírito para serem no mundo, testemunhas autênticas de Cristo.
Depois de 1 ano de preparação, os jovens, com muita alegria, viveram este momento de festa para se, suas famílias e para a Igreja e assim assumiram definitivamente o compromisso de Cristão.
Iluminados pelas palavras do Pe. Campos em sua homilia, os jovens se sentiram motivados a viver no mundo a diferença e exercerem o trabalho de evangelização iniciado pelos Apóstolos e desta forma obedeceram ao mandato de Cristo: Idem por todo o mundo e pregai o evangelho.
A celebração ocorreu na capela de São Vicente, comunidade onde o projeto exerce seus trabalhos e contou com a presença de familiares e de alguns filhos de Sant’Ana .E em espírito de louvor, que nos encontramos e o elevamos a deus pelos frutos em ação que o projeto faz nascer para a Igreja.

Jarbas e Jarbson