INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

26/02/2008

Fraternidade e Defesa da Vida





























Vivenciando o Tempo da Quaresma e celebrando a Campanha da Fraternidade, os formandos e formandas, Filhos e Filhas de Sant'Ana, residentes em Fortaleza, realizaram, no último dia 25, uma apresentação sobre a CF-2008. A apresentação realizaou-se na Casa de Oração em MessejanaTodas com muita criatividade e participação.
Foi um momento de experiência e partilha dos (as) formandos(as) para c0m as irmãs idosas que já se doaram aos irmãos e hoje são exemplos que nos anima e nos dá belos testemunhos de vida a seguirmos.
Que neste Tempo da Quaresma possamos vivenciar nossas práticas de fé e estar atentos aos Senhor que sempre nos convida a "Escolher, pois, a vida!".
Aspirantes Alexandrino, Carlos, Djavan, Edson e Tallison

25/02/2008

12 Anos da primeira casa de formação


































































































































































A Primeira casa dos Filhos de Sant’Ana no Brasil foi fundada no dia 22 de fevereiro de 1996, com o objetivo de acolher os jovens para acompanhá-los em seu processo de discernimento vocacional.
Ir. Paulina foi a Irmã sabiamente escolhida pela Madre Virgínia para acompanhar os jovens neste bonito processo.
Ao longo destes doze anos de história, passaram por esta casa 64 jovens, em 11 turmas de Aspirantado e 6 turmas de Pré-Noviciado.
  • Turma 1996 - Leandro, Alexandre, Luciano, Emanuel, Eufrásio, Diniz, Gilberto, Sérgio, Josué e Robert.
  • Turma 1997 - Diniz, Josué, Manuel, Luciano, Iranildo, Robert, Gilberto, Alexandre, Cícero e Idelfonso .
  • Turma 1998 - Marcos, Geisiel, Luiz, Romão, Francisco, Idelfonso, Diniz e Alexandre.
  • Turma 1999 - Romildo, Daniel, Esdras, Lenilson, Zezinho, Justene, João de Deus, Geisiel, Marcos, Idelfonso, Romão e Diniz.
  • Turma 2000 - Magno, Francisco, Daniel, Romildo e Marlon.
  • Turma 2001 - Fábio, Cristiano, Eliano, Manuel Santos, Manuel Ferreira, Neilson e Marcos.
  • Turma 2002 - Wilian, Francisco, Paulo, Wando, Mário, George, Sidnei, Atnônio e Charles.
  • Turma 2003 - Dyan, Júnior, Josimar e Almir.
  • Turma 2004 - José Maria e Marcílio.
  • Turma 2005 - Washington, Tyêgo, Cícero, Anderson Luis, Anderson Oliveira, Leandro, onaldo e Juscimar.
  • Turma 2007 - José Ailton, Josenildo Dantas, Josenildo Ferreira, Jeverton, Jarbas e Jarbson.
  • Turma 2008 - Talisson, Djavan, Edson, Carlos e Alexandrino.
Ir. Magno Jales

24/02/2008

Filhos de Sant'Ana na Bolívia

Queremos chegar até vocês nossa saudaçao e o desejo que este Novo Ano traga para todos as Bênçaos necessárias e que seus desejos sejam realizados no decorrer do ano.
Pedimos desculpas pelo largo silêncio, porém acreditamos que vocês compreendem a necessidade que tínhamos de nos adaptar nesta nova experiência de vida. Com certeza cada um (a) está nos acompanhando com suas oraçoes. E é por isso que sentimos a responsabilidade de partilhar um pouco desta nossa primeira experiência missionária em terras extrangeiras.
Trazendo presente o testemunho das primeiras Filhas de Sant`Ana missionárias que aqui nos precederam percebíamos as exigências da missao que encontraram ao longo do caminho, seja no deslocar-se em atender aos necessitados, levando uma palavra de conforto diante das exigências e carências que as pessoas desta pequena e graciosa cidade demostrava ter. Ao chegarem aqui foram acolhidas com muita satisfaçao e apresso pelas autoridades e comunidade em geral que as fez sentir em casa, e que mesmo diante das incerteza e inseguranças que estavam sentindo nao lhes tiravam a certeza de que tudo estavam vivendo era vontade de Deus.
Nao obstante a isso também fomos muito bem recebidos por nossas irmas que nao pouparam esforços para que nossa adaptaçao acontecesse da melhor forma possível.
Ao decorrer dos dias fomos tomando conhecimento das necessidades desta diocese e em particular da paróquia na qual pertencemos. Em nossa primeira audiência com Dom. Francisco Chavier sentimos sua acolhida paterna que nao limitou palavras de acolhida e demostrou sua satisfacao por ter mas uma comunidade religiosa em sua diocese. O mesmo nos fez conhecedores das exigências pastorais e conta com nossa colaboraçao missionária.
Ao interno de nossa comunidade juntamente com padre Wilton superior da comunidade, buscamos nos organizar da melhor forma possível a fim de termos um hambiente agradável que favoreça nosso bem estar.
Nossa primeira atuaçao na paróquia foi através da Novena de Natal em Família onde iniciamos um contato com as pessoas que também nos acolheram e juntos celebramos como paróquia um Natal participativo que favoreceu a unidade e o espírito que é próprio deste tempo litúrgico.
Para melhor conhecimento da paróquia nos reunimos com o pároco, Padre Raul,
onde nos organizamos e percebemos as necessidades da paróquia e nos colocamos disponíveis em ajudar naquilo que esteja ao nosso alcance.
Assim estamos interagindo pouco a pouco na vida da comunidade através do contato com os diferentes grupos aqui existentes. Estamos realizando encontros formativos com os grupos para iniciar as atividades pastorais, como também jornadas de preparaçao para batismo, matrimônio e levando a Comunhao aos enfermos.
No dia 2 de fevereiro, celebramos a Solenidade da Apresentaçao do Senhor no Templo, onde tivemos a alegria de festejar o dia da Vida Religiosa, momento favoravel de percebermos nossa adesao ao Projeto de Deus em nossa vidas. Neste dia como comunidade elevamos nossa gratidao a Deus por nosso irmao Dian Carlos que renovou seus votos ao Senhor confirmando sua adesao e sua pertença a nossa Associaçao numa entrega total ao serviço da Igreja.
Comtudo percebemos que nossa missao já se faz presente em nossas vidas. Nao obstante a saudade que sentimos de nossa pátria, família e amigos, mas a cima de tudo está a realizaçao do Projeto de Deus em nossas vidas.
Ao falar de Bolívia especificamente de Tarija, constatamos a riquereza cultural de um povo que celebra com grande internsidade seus costumes e tradiçoes. Neste pouco tempo que estamos aqui já tivemos a alegria de participar de vários momentos onde percebemos a manifestaçao religiosa e cultural muito presente na vida destas pessoas que buscam manter viva sua identidade como povo boliviano.
En fim, nossos agradecimentos por nos ter sempre presente em suas oraçoes, saíbam que diante do Santíssimo Sacramento trazemos presente cada um (a) e recomendamos a Deus que os ajude em suas necessidades mais urgentes.
Um forte abrço dos irmaos.
Irmãos da Comunidade da Bolívia

17/02/2008

Carta aos vocacionados


Fortaleza – CE, 15 de fevereiro de 2008.

“O Meu Crucificado!
Com uma grande Cruz nos ombros;
colocou-a nos meus e me tirou o terror do sofrer,
deixando-me um grande amor por Ele.
Muito o amei e o amo demais!”
(Beata Madre Ana Rosa Gattorno)
Caríssimos Vocacionados,
Saudações!

É com imensa alegria e em espírito de comunhão que me dirijo, neste tempo favorável, a você, chamado a crescer na Igreja segundo os valores do Evangelho de Cristo.
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja nos propõe para nos prepararmos mais intensamente para a grande festa da Páscoa. É tempo de mudar algo em nós para sermos ainda melhores, de unidade para com os nossos irmãos e irmãs e de empenho para poder viver mais próximos de Cristo e assermelhar-nos a Ele.
É um tempo para contemplar com mais intensidade, “Aquele que traspassaram”, e para descobri-Lo naqueles que são traspassados, hoje, pelas lanças da guerra, da fome, da discriminação, da perseguição política ou religiosa, das enfermidades.
Nós como Filhos de Sant’Ana, somos chamados a “alcançar o exemplo de santidade da Beata Madre Ana Rosa Gattorno”, identificando-nos com Cristo Crucificado e cofigurando-nos ao mistério de sua pobreza.
Por isso, neste tempo quaresmal, meditando a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, nos unamos à toda nossa Família Religiosa para acompanhar os passos de Jesus na sua entrega ao Pai e na sua solidariedade com toda a humanidade, profundamente ligados ao caminho espiritual de nossa cara Madre Rosa, através de sua intimidade com o Crucificado.
Portanto, vos envio em anexo, o texto de uma de suas experiências místicas em 28 de dezembro de 1890. Este nos ajudará a cultivar em nosso coração, o espírito de oração e sacrifício, e a privilegiar a prática da caridade como expressão e alimento para a nossa conversão e mudança de vida.
Este caminho que fazemos com Jesus é o único modo para tornar-nos complacência do Pai, assim como Maria o é, e como na mesma medida, são os seus genitores Ana e Joaquim, bem como a Beata Madre Rosa.
Estou espiritualmente unido a cada um de vocês na intensidade do vínculo que nos une na oração, no sacrifício, na caridade e no compromisso de tornar-nos imagens do nosso Salvador.
Votos de abençoada quaresma e uma santa preparação para a Páscoa do Senhor!


Um abraço fraterno!

Ir. Josimar Batista de Mesquita Júnior, fsa.
Pela Pastoral Vocacional.

11/02/2008

Como barro nas mãos dos oleiro




















No dia 11 de fevereiro de 2008, foram acolhidos os jovens que farão conosco a experiência do Aspirantado. São eles: Alexandrino (Pombos - Pe), Carlos (Belém - Pa), Djavan (Natal - Rn), Edison (Crateús - Ce) e Talison (Açu - Rn).
A acolhida a estes jovens ocorreu durante a oração das Vésperas. Estavam presentes, além dos irmãos da comunidade do Aspirantado, o Ir. Eliano e as irmãs da Casa Provincial.
Durante a celebração, os jovens receberam uma medalha de Madre Rosa, sinalizando a etapa formativa que eles percorrerão.
Rezemos para que estes jovens possam aproveitar este tempo de formação, para que sejam sempre mais abertos a graça de Deus, assim como o barro nas mãos do oleiro que se deixa modelar.

Irmãos da comunidade do Aspirantado Ir. Paulina Cavalcante.

10/02/2008

Convite para ordenação diaconal


















“Em tudo amar e servir” (Santa Terezinha do Menino Jesus).Para honra e glória da Santíssima Trindade, a Arquidiocese de Natal, a Associação Pública de Fiéis Filhos de Sant´Ana, nossos familiares e nós, temos a indizível alegria de convidar V. Sa. e Ilma. Família a participarem da solene Concelebração Eucarística em que, pela Imposição das Mãos e Oração Consecratória do Exmo. e Revmo. Sr. Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macedo, seremos ordenados Diáconos da Santa Igreja.A Cerimônia realizar-se-á no dia 5 de março deste ano de 2008, às 17h, no Monumento aos Proto-mártires do Brasil em Uruaçu, celebrando também os oito anos de sua Beatificação.

Francisco de Assis Rodrigues de Lima

Ir. Francisco Calheiros Filho, fsa.

Iranildo Virgílio da Cruz

Jailton da Silva Soares

José Irineu da Silva

José Marcelo Cezarino Cruz

Ir. Magno Jales da Costa, fsa.

Marcelo Bezerra Coutinho

Rogério Ferreira Barros

06/02/2008

Programação da Rede Celebra 2008 Fortaleza Ce



A Celebra é uma rede de pessoas, grupos e comunidades aberta ao diálogo ecumênico, comprometida com uma liturgia cristã, fonte de espiritualidade, que leva em conta a caminhada solidária dos pobres.
Em nossas celebrações desejamos ser capazes de perceber o Mistério Pascal de Cristo acocntecendo na vida da gente, nas práticas de solidariedade e no exercício da cidadania. E desse olhar de fé, provocada pelo anúncio e acolhida do Evangelho, que brota a celebração autêntica da nossa vida em Jesus Cristo.
Nossa meta é celebrarmos de maneira autêntica e orante o Mistério Pascal de Jesus, levando em conta o jeito de ser e de viver de cada grupo e comunidade.
Você pode participar. É convidada a participar da Rede Celebra toda pessoa, grupo e comunidade que querem fazer da liturgia festa, um momento forte de partilha e oração, uma celebração viva com o corpo, mente e coração. Celebr é para você que quer celebrar o Deus da vida com o cotidiano da sua vida, uma linguagem ritual autêntica, levando em conta sua relaidade, sua cultura.
Progrmação Celebra 2008
30 de março - A Palavra de Deus na Liturgia
18 de maio - O ministério de leitores e salmistas
21 de setembro - Presidência e homilia na Celebração da Palavra
07 a 09 de novembro - Grande encontro sobre "A música litúrgica ritual"

Local dos encontros:
Rua Jota da Penha, 55 - Centro - Fortaleza Ce
Contato: (85) 3254-2003

Vamos em paz, ao encontro do Senhor















































































Com esta motivação que a liturgia nos aprensetou, no dia 2 de fevereiro, dia em que a Igreja celebra a Apresentação do Senhor no Templo e a Purificação de Nossa Senhora, renovei por mais um ano as minhas promessas de Castide, Pobreza e Obediência.
Numa sóbria, porém muito bela, celebração a Comunidade Ir. Paulina Cavalcante elevou ao Senhor o louvor de Ação de Graças pelo dom da minha vocação e pelo dom da vida do Ir. Magno que na mesma ocasião também festeja o seu natalício.
Assim gostaria de agradecer ao Senhor por tudo que neste dia vivenciamos como comunidade e como Família Religiosa. agradeço também à Madre Maria Luisa, ao seu Conselho e ao Pe. Manuel por me concederem de renovar mais uma vez a minha consagração; ao Pe. Valdo pela disponibilidade de presidir a celebração e de receber, em nome da Madre Geral, os votos; à Província dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, na pessoas da Ir. Frassinetti e de cada irmã que a mim se uniu em oreção; ao Ir. Eliano pela ajuda; à minha mãe e a minha sobrinha pela presença; e de mode especial aos irmãos da minha comunidade por todo o empenho de tornar este momento inesquecível.

Ir. Josimar Batista

05/02/2008

Campanha da Fraternidade de 2008

























D.Odilo Pedro Scherer
Bispo Auxiliar de São Paulo
Secretário-Geral da CNBB


A Campanha da Fraternidade de 2008 já tem tema: “Fraternidade e defesa da vida”; e o lema é: “escolhe, pois, a vida”. Este tema assume importância sempre maior no Brasil e no mundo em vista das ameaças e agressões constantes à vida, o bem mais importante e precioso sobre a face da terra.
Nas suas múltiplas formas e manifestações, a vida é um bem impagável e indisponível; cada ser vivo manifesta, à sua maneira, a sabedoria e a insondável providência de Deus Criador. Não criamos a vida, mas temos o tremendo poder de destruí-la; e a destruição da vida pelo descuido e a imprudência humanas, ou pela ganância sistemática e cega, é ofensa ao Criador. Muitas formas de agressão ao ambiente, bem como a interferência leviana na natureza dos organismos vivos, coloca em sério risco a existência da muitos seres vivos, vegetais ou animais. Vem ao caso de perguntar: que tipo de mundo e ambiente estamos preparando para as gerações que virão depois de nós?!
Tratando-se da vida humana, as questões tornam-se ainda mais preocupantes. A pobreza extrema e a falta de políticas sociais adequadas deixam a vida humana exposta a situações de risco e precariedade. A violência endêmica e o crime organizado ceifam numerosas vidas humanas, lamentavelmente, muitas delas, em plena flor da juventude! Submetida à lógica do mercado e da vantagem econômica, a vida humana acaba valendo muito pouco. A degradação ambiental, a contaminação e poluição das águas e do ar, em conseqüência de políticas econômicas irresponsáveis, desencadeiam mecanismos que põem em risco a própria sobrevivência da vida no nosso planeta.
É impressionante o número de abortos clandestinos realizados todos os anos no Brasil. São seres humanos inocentes e indefesos rejeitados, aos quais é negada a participação no banquete da vida. E com os abortos clandestinos, tantas mulheres também perdem a vida, em conseqüência de abortos mal-feitos. Legalizar o aborto seria a solução, para salvar a vida de muitas mulheres? É o que alguns pretendem. Mas essa solução seria trágica, cruel e imoral, pois ambas as vidas são preciosas, tanto mais, quanto menos culpa têm a pagar. A vida da mãe e do filho precisa ser preservada. A solução é a educação para a maior valorização da vida humana e para comportamentos sexuais conseqüentes com a grande responsabilidade de transmitir a vida a um novo ser humano.
Ameaça não menos preocupante para a vida humana é a pretensão de legalizar a eutanásia, uma intervenção intencional e direta para suprimir a vida humana. O ser humano, desde o início da história, sempre teve a tentação de se tornar senhor absoluto da vida e da morte; claro, é pretensão dos fortes sobre os mais fracos. E isso não lhe trouxe nada de bom. Só Deus é senhor da vida, porque só ele é capaz de chamar do nada à existência e de dar plenitude à vida humana. Por isso escreveu no coração do homem esta ordem: “não matarás!”
Proteger, defender e promover a vida é tarefa primordial do Estado, sobretudo a vida indefesa e frágil, como a dos seres humanos ainda não-nascidos, das crianças, idosos, pobres, doentes ou pessoas com deficiência. É ação política por excelência, que não poderá orientar-se pela lógica do “salve-se quem puder”, que só beneficiaria os mais fortes; ela requer o envolvimento solidário de todos os cidadãos. A defesa da vida e da dignidade dos outros seres humanos contra toda forma de agressão, prepotência ou aviltamento interessa a toda a família humana; é manifestação suprema de fraternidade.
O lema – “escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19b) – é tomado do livro do Deuteronômio. O povo hebreu, beneficiado pela ação libertadora e salvadora do Deus da vida, é colocado por Moisés diante da grave alternativa: escolher a vida e um futuro esperançoso para si e seus descendentes, permanecendo fiel aos mandamentos de Deus, ou escolher a morte, andando por caminhos de idolatria e servindo a “deuses” fabricados para a própria conveniência. Isso vale para a globalidade das decisões humanas: nossas escolhas têm conseqüências sobre a vida e o futuro. A escolha livre e responsável do respeito aos mandamentos de Deus e do seu desígnio de vida significa bênção, esperança, futuro. O desprezo ao desígnio do Deus da vida e seus mandamentos traz a desgraça, a morte.
Esta é a grande questão posta pela Campanha da Fraternidade de 2008, que será ocasião para refletir sobre a complexa problemática que atinge a vida sobre a terra, em especial, a vida humana. Está em jogo o futuro da vida na Terra, nossa casa comum, e de todos os seus habitantes. Uma solução responsável só poderá ser solidária e fraterna, no pleno respeito ao desígnio de Deus Criador e Senhor da vida.